Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSE CAMPOS FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA JOSE CAMPOS FERREIRA
DATA : 03/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Ensino remoto e híbrido na Educação Infantil: práticas pedagógicas inclusivas


PALAVRAS-CHAVES:

Inclusão; Ensino remoto e híbrido; Educação Infantil; Prática Pedagógica


PÁGINAS: 78
RESUMO:

Possibilitar práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil durante o período da
pandemia da covid-19 se tornou um grande desafio para professores, gestores, pais e toda a
comunidade escolar. A pesquisa intitulada “Ensino remoto e híbrido na Educação Infantil:
práticas pedagógicas inclusivas” tem como objetivo geral analisar a organização das
práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças com necessidades educacionais
específicas (NEE), regularmente matriculadas da Educação Infantil do Núcleo de
Educação da Infância (NEI-CAp/UFRN), no contexto do ensino remoto e híbrido. Foram
convidados para participar da pesquisa 2 coordenadores da instituição e 4 docentes que
atuaram na Educação Infantil com as crianças com NEE e acompanharam as turmas
durante o período de 2020 e 2021. As motivações para a pesquisa surgem de experiências e
inquietações pessoais e profissionais atuando como docente no NEI-CAp/UFRN, no
contexto da pandemia da covid-19, durante os anos de 2020 e 2021 e no desejo em
compartilhar as práticas pedagógicas desenvolvidas nesse período e, assim, contribuir com
os estudos relacionados à educação das infâncias e ao fazer docente. A pesquisa tem uma
abordagem qualitativa e de natureza descritiva. Configura-se como um estudo de caso por
investigar a educação das crianças com NEE na Educação Infantil no período da pandemia
da covid-19, considerado um fenômeno contemporâneo, partindo do seu contexto real e
utilizando de múltiplas fontes de dados. Utilizamos como procedimento metodológico a
análise de fontes documentais da instituição relacionados à inclusão e ao período de ensino
remoto emergencial e híbrido e entrevistas semiestruturadas, realizadas online pela
plataforma Google Meet, com os professores e coordenadores. Os dados obtidos serão
analisados com base na metodologia da análise textual discursiva. Esses também serão
base para produzir, em colaboração dos docentes da Educação Infantil que participaram da
pesquisa, um portfólio digital compartilhando estratégias pedagógicas e recursos didáticos
que foram utilizados para contribuir com a aprendizagem das crianças com NEE.
Acreditando na necessidade e na importância de compartilhar práticas pedagógicas
exitosas, o estudo almeja socializar como elas foram desenvolvidas e vivenciadas na Educação Infantil, durante o período de ensino remoto e híbrido, e como elas podem contribuir com a inclusão de crianças com NEE em outros contextos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2370186 - FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA
Presidente - 1717416 - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAUJO
Externa ao Programa - 1337862 - JANAÍNA SPEGLICH DE AMORIM CARRICO
Interna - 2432915 - MARISTELA DE OLIVEIRA MOSCA
Notícia cadastrada em: 20/04/2022 08:46
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