Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA QUEIROZ LOPES DE MELO MARTINS

DISCENTE : MARCELA QUEIROZ LOPES DE MELO MARTINS
DATA : 26/04/2023
LOCAL: Sala de aula II, GEP, Maternidade Escola Januário Cicco/UFRN.

Avaliação das citocinas antes e após protocolo de estimulação ovariana em mulheres com infertilidade submetidas a fertilização in vitro.

Imunologia reprodutiva. Infertilidade. Citocinas. Estimulação ovariana.

A busca por biomarcadores que tenham um valor preditivo e prognóstico na fisiopatologia do processo de infertilidade entre casais é um dos objetivos no campo de estudo da imunobiologia reprodutiva. Sabe-se que moléculas imunoregulatórias e a expressão de mediadores pró/antiinflamatório têm uma contribuição na medicina reprodutiva. No entanto, o papel dessas moléculas na fisiopatogênese da infertilidade ainda é desconhecido. Este trabalho tem como objetivo avaliar a expressão proteica do eixo de citocinas das respostas Th1, Th2 e Th17 em mulheres que apresentam quadro de infertilidade após protocolo de estimulação ovariana. Foi realizado um estudo piloto do tipo coorte prospectivo com 20 mulheres seguidas pelo ambulatório de reprodução assistida no período de setembro de 2021 a setembro de 2022 em um Hospital Universitário. Como critério de inclusão, selecionamos mulheres maiores de 18 anos com diagnóstico de infertilidade por diferentes etiologias e causas com indicação clínica para o tratamento de Fertilização in vitro (FIV). Não participaram do estudo mulheres com doenças autoimunes, imunodeficiências, doenças crônicas e síndromes genéticas ligadas aos cromossomos sexuais. Foi coletado 5ml de sangue total por punção venosa para a quantificação de citocinas por citometria de fluxo em dois diferentes momentos: Tempo 0: Antes do início do protocolo de estimulação ovariana (sem medicação) e no tempo 1: No dia da punção ovariana para coleta de oócitos (após medicação para estimulação ovariana). Para análise estatística foi realizada a correlação de Spearman com valores p<0,05. Observou-se uma correlação positiva entre a taxa de maturação de oócitos e a quantidade de IL-6 (Ps0.043), bem como uma correlação negativa entre a taxa de fertilização e a produção de TNF-α (pc0,037), ambos os resultados independentes da resposta Th17. Nesse contexto, observamos uma modulação da resposta Th1, sugerindo uma contribuição da resposta imune adaptativa bem como modulação das citocinas pro inflamatórias no processo de maturação oocitária e de fertilização sugerindo uma contribuição da resposta imune na fertilidade. Estratégias para regular essa imunomodulação são ainda pouco estudadas.

Presidente - 3313589 - JANAINA CRISTIANA DE OLIVEIRA CRISPIM FREITAS
Externa ao Programa - 1718086 - DANIELLE BARBOSA MORAIS - UFRNExterna à Instituição - JANAINA FERREIRA ADERALDO
Notícia cadastrada em: 26/04/2023 10:38