Banca de DEFESA: LISIEUX DE LOURDES MARTINS NOBREGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LISIEUX DE LOURDES MARTINS NOBREGA
DATA : 27/04/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de reunião da GEP, na Maternidade Escola Januário Cicco/UFRN
TÍTULO:

LASERTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME GENITOURINÁRIA DA MENOPAUSA: REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE DE ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Pós-menopausa, Terapia a Laser, Atrofia, Incontinência Urinária, Revisão Sistemática.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

A terapia a laser tem sido proposta para melhorar os sintomas da síndrome geniturinária da menopausa (SGM), principalmente em mulheres que não aceitam ou apresentam alto risco de complicações se forem submetidas à terapia hormonal. No entanto, estudos avaliando a eficácia e segurança do tratamento a laser para SGM, têm mostrado resultados controversos. Dessa maneira, o objetivo do estudo consiste em avaliar os efeitos da laserterapia em pacientes menopausadas com SGM. Foi realizado uma Revisão sistemática e Metanálise de Ensaios Clínicos Randomizados (ECR) a partir de protocolo  publicado em revista científica, registrado prospectivamente através do Registro Prospectivo Internacional de Revisões Sistemáticas (PROSPERO/ CRD42021253605) e de acordo com Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analysis (PRISMA 2020), usando a estratégia PICOS para encontrar ECR com mulheres na pós-menopausa submetidas a terapia com laser, placebo, nenhuma terapia ou estrogênio vaginal para SGM. Os ensaios clínicos randomizados e quase randomizados, independentemente do idioma de publicação, foram pesquisados nas bases de dados por meio de termos-chaves, sendo incluídos doze em que nos resultados foram avaliados a atrofia vaginal, pH, secura, dispareunia, prurido, ardor, disúria, frequência e/ou urgência e incontinência urinária. O laser de dióxido de carbono (CO2) aumenta o escore do índice de saúde vaginal (VHI) e diminui a dispareunia, a secura e a ardência, especialmente quando comparado ao placebo (SHAM). No entanto, com baixa certeza de evidência, comprometendo a recomendação para uso na SGM.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.283.220-** - RICARDO NEY OLIVEIRA COBUCCI - UFRN
Interna - 2786809 - MARIA THEREZA ALBUQUERQUE BARBOSA CABRAL MICUSSI
Externa à Instituição - MARIA IRANY KNACKFUSS - UERN
Notícia cadastrada em: 26/04/2023 10:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao