Banca de DEFESA: FERNANDA CATARINA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA CATARINA RIBEIRO
DATA : 26/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

ANÁLISE COMPARATIVA DA EFETIVIDADE DOS POLIFENÓIS TÓPICOS E ORAIS NO ENVELHECIMENTO DA PELE EM MULHERES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Envelhecimento da pele, mulheres, antioxidantes, compostos fenólicos e metanálises.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Introdução: O envelhecimento da pele em mulheres correlaciona-se sobretudo a exposição à irradiação solar com eventos da menopausa, como o hipoestrogenismo. Paralelamente ao aumento da expectativa de vida, ambos se associam a indução do estresse oxidativo, motivando os sinais e sintomas da senescência. O desenvolvimento de fitoterápicos a base de polifenóis pode minimizar os efeitos indesejados do desgaste cutâneo, destacando os flavonoides. Apesar do seu provável potencial benéfico, há limitações na literatura. Objetivo: Elaborar uma revisão sistemática de ensaios clínicos, abordando a eficácia dos compostos polifenóis no retardo do envelhecimento cutâneo em mulheres comparando as vias orais e tópicas. Metodologia: Uma pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados eletrônicas MEDLINE (via PubMed), Cochrane, Embase e Web of Science, publicados no período entre os anos de 2012 e 2022. Os estudos elegíveis foram ensaios randomizados, duplocegos e controlados, com exceção de um estudo que não abrangeu um grupo comparador. Foram selecionados estudos que avaliaram a eficácia de um fitoterápico isolado ou combinado, que relataram seguintes desfechos: elasticidade (R2) e rugosidade ou volume das rugas (visiômetro ou Primos). Resultados: Após a recuperação dos artigos, foram selecionados 13 estudos, apresentando número total de participantes variando entre 20 e 120 indivíduos, composto por mulheres saudáveis com idade entre 30 e 65 anos, com o critério de inclusão predominante sendo presença de rugas (usualmente o Wrinkles score ≥ 3) e com protocolo de intervenção aplicado na face. Foram identificados quatro estudos com baixo risco de viés e numerosa heterogeneidade quanto as plantas utilizadas. Resultados favoráveis foram exibidos na elasticidade e rugosidade, sendo atestados com oito semanas de administração tópica, e doze pela via oral. Conclusão: Destacamos que os fitoterápicos a base de polifenóis impacta positivamente na elasticidade e rugosidade da pele. Além da biomolécula, ressaltamos a importância do tempo e da via de administração para atingir o efeito esperado, visto que a via tópica revelou brevidade na resposta comparado a via oral. Ademais, identificamos na literatura a diversidade de compostos testados e fragilidades metodológicas, fazendo-se necessário mais ensaios metodologicamente consolidados.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FRANCISCA SUELI MONTE MOREIRA - UFPE
Presidente - 2432313 - RAND RANDALL MARTINS
Externo ao Programa - 1052612 - RODRIGO DOS SANTOS DINIZ - null
Notícia cadastrada em: 25/04/2023 16:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao