Banca de DEFESA: JOSÉ MARCOS LEITE PACHECO

DISCENTE: JOSÉ MARCOS LEITE PACHECO
DATA: 01/11/2012
LOCAL: A definir

Análise de sustentabilidade em projetos de instalações de petróleo

Sustentabilidade. Projetos. Instalações. Petróleo

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil

Será apresentada uma nova metodologia para a análise global da sustentabilidade em projetos relacionados às instalações de petróleo em um estudo de caso. A metodologia proposta faz uma análise da sustentabilidade global ( considerando simultaneamente aspectos econômicos, ambientais e sociais ) nas etapas iniciais do projeto (“design”). A metodologia proposta, complementa as atuais praticadas nestes empreendimentos como: Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica - EVTE; Estudo de Impacto Ambiental - EIA e as análises de riscos – Hazop e Análise Preliminar de Risco ). O novo método faz uma “Análise Preliminar de Sustentabilidade do Empreendimento” ( APSE ), permitindo identificar aspectos que contribuam significativamente para a sustentabilidade global. Uma listagem de aspectos básicos da sustentabilidade global ( aspectos econômicos, sociais, eco-eficiência, saúde, segurança, bem estar, eficiência energética ) combina uma análise qualitativa dos impactos das Ações pró-Sustentabilidade(AS) propostas para o empreendimento. Para aplicação desta metodologia, são analisadas as características do projeto e sugeridas as ações( AS ) para a melhoria dos índices de sustentabilidade global do empreendimento. Na etapa seguinte, o impacto de cada ação( AS ) é avaliado qualitativamente para cada aspecto da sustentabilidade global. Finalmente, os itens críticos e relevantes são selecionados para uma análise de sustentabilidade mais detalhada. Estas análises permitem simular cenários, permitindo a escolha da alternativa mais viável e sustentável globalmente. Os resultados desta “APSE” podem então ser apresentados e concluídos em um relatório final de sustentabilidade. A APSE foi aplicada num pequeno projeto de uma plataforma offshore. Este estudo de caso mostra como a APSE pode identificar as “AS” que melhorariam os índices de sustentabilidade do empreendimento. Os resultados mostraram que os aspectos críticos contribuem decisivamente para a sustentabilidade global. O estudo de caso permite concluir que, para aumentar os índices de sustentabilidade global, as análises e métodos tradicionais devem ser complementados com a APSE.

Presidente - 1288120 - ADRIANO DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOÃO RUI BARBOSA DE ALENCAR - PETROBRAS