Banca de DEFESA: ADRIANO JOSE DO AMARAL MELLO BONATO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANO JOSE DO AMARAL MELLO BONATO
DATA: 04/10/2013
HORA: 08:30
LOCAL: A definir
TÍTULO:

Análise da Modelagem Experimental da Perda de Injetividade


PALAVRAS-CHAVES:

Transporte de suspensões, retenção de partículas, dano à formação, filtração profunda, reboco externo, perda de injetividade.


PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
RESUMO:

A perda de injetividade, que pode ser causada pela retenção de partículas, ocorre geralmente durante a injeção ou reinjeção de água em campos de petróleo. Vários mecanismos, incluindo a exclusão pelo tamanho (straining), são responsáveis pela retenção de partículas e bloqueio dos poros da formação, causando dano e o declínio da injetividade. A previsão para o dano à formação e a queda da injetividade é essencial para o gerenciamento de projetos de injeção de água. O modelo clássico (MC), que incorpora os coeficientes de filtração e de dano à formação, tem sido amplamente utilizado na previsão da perda de injetividade. Esse modelo apresenta bons resultados quando apenas um mecanismo de retenção é atuante. Entretanto, vários autores relataram discrepâncias significativas entre o modelo clássico e os dados experimentais, motivando o desenvolvimento de modelos que consideram múltiplos mecanismos de retenção de partículas, como o modelo de Santos e Barros (MSB, 2010). Neste trabalho, foram estudadas a solução do problema inverso para diferentes modelos. A partir deste estudo, foi desenvolvido um software para o tratamento dos dados experimentais. Finalmente, os dados experimentais foram ajustados usando tanto o MC quanto o MSB. Os resultados demonstraram que, dependendo da função dano à formação utilizada, as previsões dos modelos MC e MSB para a perda de injetividade podem ser significativamente diferentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1288120 - ADRIANO DOS SANTOS
Externo à Instituição - ALEXANDRE SÉRVULO LIMA VAZ JUNIOR - UENF
Externo ao Programa - 1566922 - LINDEMBERG DE JESUS NOGUEIRA DUARTE
Interno - 1149372 - TARCILIO VIANA DUTRA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 20/09/2013 10:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao