Banca de DEFESA: LUCILEIDE CASTRO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCILEIDE CASTRO DE OLIVEIRA
DATA: 27/06/2012
HORA: 09:00
LOCAL: DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA
TÍTULO:

Estudo imuno-histoquímico da expressão do GLUT-1 e mensuração do índice angiogênico (CD-34) em adenomas pleomórficos, carcinomas adenóides císticos e carcinomas mucoepidermóides de glândulas salivares.


PALAVRAS-CHAVES:

Adenoma pleomórfico, carcinoma adenoide cístico, carcinoma mecoepidermóide, proteína facilitadora do transporte de glicose (GLUT-1), índice angiogênico, CD34. 


PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO:

A expressão da proteína facilitadora do transporte de glicose tipo 1 (GLUT-1), bem como a angiogênese, tem sido relacionada ao comportamento clinico e agressividade em neoplasias de origem diversas. Acredita-se que a expressão desta proteína denote a demanda metabólica das células tumorais e, assim, a sua influencia na formação de novos vasos sanguineos. O adenoma pleomórfico (AP) e os tumores carcinoma adenoide cístico (CAC) e carcinoma mucoepidermóide (CME) representam, respectivamente, as neoplasias benignas e malignas mais frequentes das glândulas salivares. O propósito deste estudo foi comparar a expressão imuno-histoquímica da GLUT-1, bem como sua correlação com a angiogênese em casos de APs, CACs e CMEs levando em consideração suas gradações histológicas. A amostra foi composta por 20 APs, 20 CACs e 10 CMEs. Os casos foram analisados e classificados pelos seus graus histológicos. A expressão da GLUT-1 foi avaliada no parênquima das lesões, estabelecendo-se o percentual de células imunopositivas, de acordo com os escores: 0 (coloração ausente), 1 (até 25% das células tumorais imunomarcadas), 2 (de 25-50% das células tumorais imunomarcadas) e 3 (mais de 50% das células tumorais imunomarcadas).  O índice angiogênico foi analisado por meio da contagem de microvasos imunomarcados pelo anticorpo anti-CD34, em 5 campos (200x). A análise da expressão da GLUT-1 nos parênquimas tumorais revelou diferenças estatisticamente significativas entre os grupos benignos e malignos (p = 0,022). O número médio de microvasos foi de 40,4 em APs, 21,2 em CACs e 66,5 em CMEs, com diferenças significativas entre os grupos (p < 0,001). Infelizmente, não foi possível fazer uma análise comparativa entre os graus histológicos dos tumores dentro de cada grupo, pelo fato de existirem poucos casos de alguns subtipos histológicos. Quando analisados a expressão da GLUT-1 e índice angiogênico em conjunto, não houve correlação significativa entre a quantidade de microvasos e a expressão da GLUT-1 (r = 0,211; p = 0,141). Em conclusão, os resultados do presente estudo sugerem que as diferenças no comportamento biológico entre APs, CACs e CMEs podem estar relacionadas à expressão da GLUT-1. Tumores benignos e malignos de glândulas salivares exibem diferenças no número médio de microvasos, com maiores índices nos tumores considerados mais agressivos. O número de microvasos neoformados pode ser independente da demanda metabólica das células tumorais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CASSIANO FRANCISCO W. NONAKA - UEPB
Presidente - 346077 - LELIA BATISTA DE SOUZA
Interno - 1258693 - LELIA MARIA GUEDES QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 12/06/2012 15:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao