Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIELE OLIVEIRA DE SOUZA

DISCENTE : MARCIELE OLIVEIRA DE SOUZA
DATA : 24/05/2024
LOCAL: https://meet.google.com/qfa-xgxo-zcw

TRANSFORMANDO COMUNIDADES: O PAPEL DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA NA PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E LEITURA ATRAVÉS DA GAMIFICAÇÃO

biblioteca comunitária; protagonismo social; competência em informação; gamificação; promoção da leitura.

Este estudo propõe uma abordagem inovadora no contexto das bibliotecas comunitárias, com foco no desenvolvimento da competência em informação e da promoção da leitura, além de introduzir a gamificação como um elemento relevante. A pesquisa tem como lócus a Biblioteca Comunitária Fé, Alegria e Esperança, da Fundação Fé e Alegria do Brasil equipamento de referência para a comunidade local, que realiza diversas atividades de promoção de leitura e desenvolvimento de competências informacionais focadas nos educandos/as que participam dos projetos da instituição tendo como base um documento institucional com uma matriz de temas ao redor da convivência social e os direitos da infância e juventude. Nesta conjuntura, a gamificação, como uso de elementos de jogos em contextos não lúdicos, surge como uma estratégia para elevar a motivação e o engajamento dos usuários da biblioteca. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo geral propor um guia prático de atividades gamificadas para desenvolver competências em informação e promoção de leitura em usuários/as da biblioteca. Como objetivos específicos foram traçados: Definir o modelo de gamificação para desenvolver as atividades gamificadas e seus elementos; Desenvolver um conjunto de atividades gamificadas que sejam adequadas para o contexto da biblioteca comunitária; Testar as atividades gamificadas com um grupo piloto de usuários da biblioteca para avaliar sua eficácia e usabilidade; Elaborar o guia, incluindo descrição das atividades gamificadas, instruções e materiais de apoio. Serão usados procedimentos metodológicos atinentes com pesquisa exploratória, descritiva, aplicada com abordagem de pesquisa-ação. O estudo inclui como técnicas a pesquisa bibliográfica, documental e a observação participante com aplicação de testes de atividades gamificadas com um grupo piloto de usuários/as da biblioteca, utilizando como base a modelagem criada por Ivanio Dickmann. Como resultados parciais se apresentam as modelagens de cinco atividades gamificadas. A relevância científica em pesquisar pode servir de referência para outras instituições interessadas em promover o desenvolvimento integral de seus usuários por meio de estratégias inovadoras e socialmente engajadas.

Externa à Instituição - GABRIELA BELMONT DE FARIAS
Interna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Presidente - 3061498 - NANCY SANCHEZ TARRAGO
Notícia cadastrada em: 30/04/2024 09:53