Dissertações/Teses

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2022
Dissertações
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  • LUCIANO ARAUJO DE MEDEIROS
  • FORTALECIMENTO DA CULTURA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: PROPOSTA DE UM PROJETO PILOTO DE AUTOTREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO DOS USUÁRIOS

     

  • Orientador : ELIANE FERREIRA DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
  • ELIANE FERREIRA DA SILVA
  • WAGNER JUNQUEIRA
  • Data: 18/02/2022

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  • É consenso de que a informação é o bem mais precioso das organizações. Assim sendo, medidas visando a sua proteção devem ser adotadas seja qual for o esforço ou o sacrifício necessário. Quanto mais diversificadas e abrangentes forem essas medidas, maior será o nível de segurança.  Entretanto, especialistas da área apontam que as organizações procuram resolver seus problemas informacionais com tecnologia, contrariando estudos recentes que sugerem a necessidade de educar e conscientizar as pessoas no que diz respeito a Segurança da Informação com o propósito de diminuir as vulnerabilidades humanas e fortalecer a cultura de segurança da organização. O objetivo geral desta pesquisa é propor um projeto que contribua para o fortalecimento da cultura organizacional em Segurança da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso com abordagem indutiva, e exploratória de natureza qualitativa. Com base no levantamento bibliográfico na literatura sobre segurança da informação e na pesquisa documental foi elaborado o instrumento das entrevistas, o formulário, o qual foi validado pelo Coordenador de Segurança da Informação, e utilizado o framework da EDUCAUSE, os quais permitiram conhecer e verificar, respectivamente, as práticas de segurança da informação dos servidores e o grau de maturidade em segurança da informação da instituição estudada que foram analisados em relação a conformidade com a Política de Segurança da Informação e as normativas vigentes. A partir disso, foi implementado o protótipo proposto que passou pela análise e revisão de um painel de especialistas. Realizado os ajustes recomendados pelo painel de especialistas, o protótipo foi aplicado com os participantes que ao final o avaliaram.


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  • It is consensus that information is the most precious asset of organizations. Thus, measures aiming its protection must be adopted whatever effort or sacrifice is necessary. The more diversified and broad these measures are, the higher will be the level of security. However, specialists in this area indicate that organizations aim to solve its informational problems with technology, contrary to recent studies that suggests the need to educate and conscientize people regarding Information Security with the purpose of reducing human vulnerabilities and strengthening the organization security culture. The general objective of this research is to propose a project that contributes to the strengthening of organizational culture in Information Security at Universidade Federal do Rio Grande do Norte. This research is characterized as a case study with inductive approach, and exploratory of qualitative nature. Based in the literature bibliographic survey about information security and documentary research, it was elaborated the instrument for interviews, the form, which was validated by the Information Security Coordinator, and used the EDUCAUSE framework, which allowed to know and verify, respectively, employees practices of information security and degree of maturity in information security of the studied institution that were analyzed regarding compliance to Information Security Policy and current regulations. From that, the proposed prototype was implemented, which passed through analysis and review by a group of specialists. Once adjusts recommended by the group of specialists were done, the prototype was applied to the participants, who by the end evaluated It.

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  • WAGNER NICACIO DE CASTRO BARBOSA
  • Fatores Promotores do Alinhamento Estratégico da Tecnologia da Informação no ambiente organizacional do Centro de Educação da UFRN

  • Orientador : DANIEL DE ARAUJO MARTINS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANIEL DE ARAUJO MARTINS
  • PEDRO ALVES BARBOSA NETO
  • ROOSEVELT BEZERRA DA SILVA FILHO
  • Data: 22/02/2022

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  • Considerando o ambiente organizacional cada vez mais dinâmico, é preciso que as organizações estejam aptas a tornar clara a sua visão e a sua missão, e traduzi-las em ações, enxergando oportunidades para estimular um melhor desempenho presente e futuro. Dessa forma, o alinhamento estratégico entre a Tecnologia da Informação e a estratégia de negócio é um norteador para alcançar metas e objetivos organizacionais. Quando os gestores compreendem as oportunidades que a Tecnologia da Informação proporciona, os obstáculos que dificultam a colaboração entre TI e negócio são mitigados. O alinhamento estratégico vem consolidar a sinergia entre esses dois domínios em um processo de melhoria contínua. Neste sentido, o objetivo principal desta pesquisa consistiu em evidenciar os fatores promotores do alinhamento estratégico entre a estratégia de gestão e estratégia de Tecnologia da Informação presentes no ambiente organizacional do Centro de Educação da UFRN, e a partir desse diagnóstico elaborar um plano de ação para contribuir com o alinhamento estratégico institucional. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa qualitativa básica, tendo como objeto de pesquisa o referido Centro. Quanto aos objetivos metodológicos, é caracterizada como uma pesquisa descritiva. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada conduzida por um roteiro de entrevista elaborado a partir dos fatores promotores do alinhamento estratégico encontrados na literatura, e evidenciados no modelo de Spósito (2017), além de utilização de análise documental. Foram entrevistados os gestores do Centro de Educação da UFRN, por serem responsáveis pelas decisões estratégicas do Centro, e a equipe da Superintendência de Tecnologia da Informação, esta responsável por elaborar a política de informática da Universidade, num quantitativo de dez entrevistados. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise qualitativa do tipo temática. Espera-se, através desta pesquisa descritiva, obter um diagnóstico preciso dos fatores promotores do alinhamento estratégico e, desse modo, recomendar melhorias que contribuam para promoção dos elementos positivos do alinhamento estratégico.


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  • Considering the increasingly dynamic organizational environment, organizations must be clear about what their vision and mission are, making sure to translate them into actions, as well as spotting opportunities to allow a better present and future performance. Thus, the strategic alignment between information technology and business strategy is a guide to achieve organizational goals and objectives. Once managers understand the opportunities that information technology provides, the obstacles that hinder collaboration between information technology and the business strategy are mitigated. The strategic alignment consolidates the synergy between these two areas in a continuously improving process. Considering that, the goal of this study is to identify the promoting factors of the good strategic alignment between the management strategy and the information technology strategy within the organizational environment of the UFRN Education Center, and in possession of this diagnosis, elaborate an action plan to contribute with the institutional strategic alignment. The study was carried out based on basic qualitative research, which had the referred Center as a research object. Regarding the objectives, it is characterized as descriptive research. The instrument for data collection will be a semi-structured interview, conducted by an interview script, which was elaborated from the elements that promote the strategic alignment found in the literature and highlighted in Spósito models (2017) alongside the use of document analysis. Because they are responsible for the decision making related to the Center, the managers of UFRN Education Centerand the team of the Superintendence of Informatics, responsible for drafting the University's IT policy, were interviewed, amounting to a total of 10 respondents. The data analysis was carried out through a themed-qualitative data analysis technique. The current descriptive research seeks to obtain an accurate diagnosis of the factors that promote and inhibit this strategic alignment and, thus, recommend means to enhance the promotion of the positive elements related to strategic alignment.

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  • ADLAREG AUREA DA COSTA DUTRA
  • AUDITORIA DE INTELIGÊNCIA: APLICAÇÃO NAS UNIDADES DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL

  • Orientador : ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
  • LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
  • RENATO TARCISO BARBOSA DE SOUZA
  • Data: 29/03/2022

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  • A gestão da informação tem sido cada vez mais utilizada no âmbito organizacional, especialmente diante das mudanças impostas pela atual era da informação. Na esfera pública isso também é percebido em virtude da necessidade de demonstrar a adequada e eficiente prestação do serviço público à sociedade. Nesse ambiente encontram-se as Unidades de Auditoria Interna Governamental, que atuam como unidades produtoras de informação, uma vez que por meio de seus relatórios e recomendações, fornecem às unidades auditadas análises que visam agregar valor às organizações. Essas organizações, por sua vez, atuam como receptoras ou usuárias da informação, e são responsáveis pela implementação das recomendações de auditoria. Apesar do potencial de agregação de valor das recomendações, estudos demonstram que, no âmbito das universidades federais do Brasil, elas não estão sendo devidamente observadas. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é auditar os aspectos informacionais das recomendações emitidas pelas Unidades de Auditoria Interna Governamental integrantes de universidades federais do Brasil. Este objetivo geral é operacionalizado por meio dos seguintes objetivos específicos: 1) analisar a literatura existente sobre auditoria de ativos de informação; 2) caracterizar as unidades de auditoria interna integrantes de universidades federais do Brasil; 3) analisar a percepção dos auditores e dos auditados buscando identificar variáveis que impactam no atendimento das recomendações; 4) identificar as variáveis mais significativas que impactam negativamente no atendimento das recomendações; e 5) propor recomendações de melhoria para as Unidades de Auditoria Interna Governamental. Para alcançá-los foi realizada pesquisa de natureza mista contemplando abordagens qualitativa e quantitativa, também caracterizada como descritiva e exploratória, no que se refere aos objetivos. Foi aplicado o método de auditoria de inteligência proposto por Carvalho (2010) e para a coleta dos dados foi utilizada a pesquisa bibliográfica, análise documental, questionário, entrevista e formulário. Para análise dos dados foi utilizado, além da estatística descritiva, a análise de conteúdo e a regressão linear múltipla. Com base nessas análises observou-se a existência de três componentes com doze variáveis principais que impactam negativamente o atendimento das recomendações emitidas pelas auditorias internas governamentais. Diante das constatações, foi realizada a triangulação metodológica em que foram propostas recomendações às Unidades de Auditoria Interna Governamental.


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  • Information management has been increasingly used in the organizational context, especially given the changes imposed by the current information age. In the public sphere this is also perceived due to the need to demonstrate the adequate and efficient provision of public service to society. In this environment are the Government Internal Audit Units, which act as information-producing units, since through their reports and recommendations, they provide the audited units with analyzes that aim to add value to organizations. These organizations, in turn, act as recipients or users of the information, and are responsible for implementing audit recommendations. Despite the value-adding potential of the recommendations, studies have shown that they are not being properly observed in Brazilian federal universities. Therefore, the general objective of this research is to audit the informational aspects of the recommendations issued by the Government Internal Audit Units that integrate Brazilian federal universities. This general objective is operationalized through the following specific objectives: 1) analyzing the existing literature on information asset auditing; 2) to characterizing the internal audit units that integrate federal universities in Brazil; 3) analyzing the perception of auditors and auditees seeking to identify variables that impact on compliance with the recommendations; 4) identifying the most significant variables that negatively impact compliance with the recommendations; and 5) proposing improvement recommendations for the Government Internal Audit Units. To achieve them, a mixed nature research was carried out, contemplating qualitative and quantitative approaches, also characterized as descriptive and exploratory, regarding the objectives. The intelligence audit method proposed by Carvalho (2010) was applied and for data collection, bibliographic research, document analysis, questionnaire, interview and form were used. For data analysis, in addition to descriptive statistics, content analysis and multiple linear regression were used. Based on these analyses, it was observed the existence of three components with twelve main variables that negatively impact compliance with the recommendations issued by government internal audits. In view of the findings, a methodological triangulation was carried out in which recommendations were proposed to the Government Internal Audit Units.

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  • FABIANA ANGELICA BRANDAO DE MOURA PAIVA ALBUQUERQUE
  • GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA COORDENADORIA DE CONCURSOS DA PRÓ- REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DA UFRN: AVALIAÇÃO DO MÓDULO DE CONCURSOS

  • Orientador : MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIANE BEZERRA PAIVA
  • LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
  • MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
  • Data: 29/04/2022

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  • A sobrevivência das organizações na sociedade perpassa pela forma como gerenciam seus recursos com vistas a atingir os objetivos propostos. As Instituições de Ensino Superior (IES) em específico as de âmbito federal, enquanto organizações civis sem fins de lucro, tem como objetivos o oferecimento de serviços educacionais de alto nível gerando inovação para a sociedade como um todo. Para a consecução destas ações contam com subunidades e recursos humanos que exercem um papel fundamental neste processo. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) um dos setores fundamentais que promovem a coordenação do sistema de gestão de pessoas é a da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Esta é composta por setores variados e dentre estes a Coordenadoria de Concursos que tem por competência o planejamento, coordenação e execução dos concursos públicos e processos seletivos para admissão de servidores técnico-administrativos e docentes, elaboração de editais seja de admissão de servidores técnico-administrativos ou docentes; além de orientar e prestar informações dos processos. Este trabalho tem como objetivo geral: analisar o módulo de concurso do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), da Coordenadoria de Concursos da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN, com vistas a propor melhorias em seus processos à luz da Gestão da Informação. Especificamente visa: identificar as demandas legais para a formalização dos processos em formato digital; descrever e caracterizar o fluxo de informações presentes no módulo de concurso do magistério federal do SIGRH da UFRN; apresentar o perfil do participante de banca de concursos neste âmbito, identificar e analisar os principais entraves no processo no módulo à luz do comportamento informacional por meio da aplicação do modelo proposto por Kuhlthau (1991). Como proposta de intervenção visa desenvolver um manual técnico neste contexto. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica considerando assuntos relativos a Gestão da Informação, Fluxo Informacional bem como a Gestão de Processos. A pesquisa foi de abordagem quanti-qualitativa; quanto à natureza foi aplicada, e em relação aos objetivos, e classificada como descritiva e exploratória. Adicionalmente, utilizou Pesquisa Documental pois considerou os documentos relativos aos aspectos legais tais como resoluções e Decretos. Verificou-se os registros de chamados dos últimos três concursos realizados antes de qualquer aprimoramento no sistema/módulo de concursos e dos três concursos realizados após algumas melhorias implantadas no sistema/módulo de concursos. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a Investigação Participativa. A partir dos resultados encontrados, constata-se que existe a necessidade de aprimoramento no sistema/módulo de concursos, com vistas a proporcionar maior eficiência nos processos. São propostas algumas recomendações e sugestões, quais sejam: curso de capacitação/formação, aprimoramento no sistema e criação/desenvolvimento do manual. Conclui que os objetivos da pesquisa foram alcançados, que os resultados do trabalho poderão contribuir para os novos concursos realizados na UFRN, como também, para outras instituições que desejem utilizar o sistema. Foi visto que no contexto da GI, o modelo de Kuhlthau (1991) foi relevante pois subsidiou a proposta de intervenção. Por fim, considera que pesquisas futuras são necessárias neste âmbito.


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  • The survival of organizations in society permeates the way they manage their resources in order to achieve their objectives. Higher Education Institutions, specifically those at the federal level, as non-profit civil organizations, aim to offer high-level educational services generating innovation for society as a whole. In order to achieve these actions, units and human resources that play a fundamental role in this process. At the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) one of the fundamental sectors that promote systems management system is Human Resources Management. At UFRN, it is composed of various sectors and among these the Tender Coordination, which is responsible for planning, coordinating and executing public tenders and selective processes for the admission of technical-administrative and professor staff, prepare public notices for the admission in addition to guiding and providing information on these processes. This work has the general objective: to analyze the tender module of the Integrated System of Human Resources Management of the Coordination of Personnel Management of UFRN, with a view to proposing improvements in its processes in the light of the Information management. Specifically, it aims to: identify the legal demands for the formalization of processes in digital format; describe and characterize information flow the module.; present the examination board participant profile; identify and analyze the main obstacles in the process in the module in the light of informational behavior through the application of the model proposed by Kuhlthau (1991). As an intervention proposal, it aims to develop a technical manual in this context. The methodology used was bibliographic research considering issues related to Information Management, Information Flow as well as Process Management. The research had a quantitative-qualitative approach; regarding the nature it was applied, and regarding the objectives, it was classified as descriptive and exploratory. Additionally, it used Documentary Research as it considered documents related to legal aspects such as resolutions and decrees. The call records of the last three contests carried out before any improvement in the contest system/module and of the three contests carried out after some improvements implemented in the contest system/module were verified. The research techniques used were Participatory Investigation. From the results found, it appears that there is a need for improvement in the system/module of contests, in order to provide greater efficiency in the processes. Some recommendations and suggestions are proposed, namely: training/training course, improvement of the system and creation/development of the manual. It concludes that the research objectives were achieved, that the results of the work may contribute to the new competitions held at UFRN, as well as to other institutions that wish to use the system. It was seen that in the context of GI, the model of Kuhlthau (1991) was relevant as it supported the intervention proposal. Finally, it considers that future research is necessary in this area.

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  • MONIQUE MACEDO FREIRE LIMA MOTA
  • Gestão Da Informação Orgânica no processo decisório orçamentário: proposta de um modelo para o Centro de ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

  • Orientador : MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
  • GEORGE ALBERTO DE FREITAS
  • MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
  • Data: 15/06/2022

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  • A sociedade da informação é identificada não somente pela intensificação do uso da informação e suas tecnologias, mas também pelo desafio de apresentar novas condições para o seu processamento. Nesse sentido, o ambiente no qual também é possível observar esse contexto voltado à gestão é nas organizações. A dinâmica atual do fluxo de processos e das ações no âmbito das organizações exige cada vez mais formas de aperfeiçoamento da gestão, especialmente por parte de Instituições Públicas. Nessa perspectiva, a área e ferramentas da gestão da informação têm sido intensamente utilizadas pelas organizações como recurso de aprimoramento da gestão organizacional, principalmente no que concerne subsidiar seus processos de tomada de decisão. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo a proposição de um modelo de gestão da informação orgânica com vistas a subsidiar os processos decisórios orçamentários no âmbito do Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Quanto à metodologia, esta pesquisa caracteriza-se quanto à natureza como pesquisa aplicada, referente aos objetivos como exploratória e referente à abordagem como qualitativa e quantitativa. O método utilizado é o monográfico. Em relação à coleta de dados, utiliza as técnicas bibliográfica, documental e questionários aplicados aos servidores da Direção do CCSA da UFRN, cujo conteúdo das perguntas abertas foi interpretado com base na técnica de análise do conteúdo e das perguntas fechadas por análise de gráficos estatísticos.


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  • The information society is identified not only by the intensification of the use of information and its technologies, but also by presenting new conditions for its processing. In this sense, the environment in which it is also possible to observe this context focused on management is in organizations. The current dynamics of the flow of processes and actions within organizations increasingly requires ways of improving management, especially on the part of Public Institutions. From this perspective, the area and tools of information management have been intensively used by organizations as a resource for improving organizational management, especially with regard to supporting their decision-making processes. In this context, this research aims to propose an organic information management model in order to support budget decision- making processes within the Center for Applied Social Sciences - CCSA of the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN. As for the methodology, this research is characterized in terms of nature as applied research, referring to the objectives as exploratory and referring to the approach as qualitative and quantitative. The method used is monographic. Regarding data collection, it uses bibliographic and documentary techniques and questionnaires applied to the servers of the CCSA Directory of UFRN, whose content of the open questions was interpreted based on the technique of content analysis and closed questions by analysis of statistical graphs.

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  • SAMYA MARIA QUEIROZ MAIA
  • O PAPEL SOCIAL DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARQUE DA CIDADE DENATAL/RN: UM ESTUDO DE USUÁRIOS

  • Orientador : GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
  • LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
  • MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
  • Data: 23/06/2022

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  • A Biblioteca pública deve ser um espaço de cultura, educação, lazer e promoção de desenvolvimento individual e social. Nessa perspectiva, diante da relevância desse ambiente, e com vistas a dialogar sobre essa temática, a pesquisa em foco objetiva compreender o papel social da Biblioteca Pública do Parque da Cidade do Município de Natal/RN, com vistas à proposição de melhorias dos serviços e produtos em prol do desenvolvimento local e regional. Como objetivos específicos estão: a. Discutir a história da Biblioteca pública brasileira, sua função, papel social e a importância das Bibliotecas verdes e sustentáveis; b. Realizar um estudo de usuário junto aos usuários reais e/ou potenciais da Biblioteca do Parque da Cidade de Natal/RN; e c. Propor ações, como a criação (e/ou melhoria) de serviços e produtos de informação a serem implantados pela Biblioteca do Parque da Cidade de Natal/RN. Como procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza mista (quali-quantitativa), com predominância na perspectiva quantitativa e com abordagem descritiva, nesse caso, com o fim de apresentar a realidade da Biblioteca Pública do Parque da Cidade do Natal/RN. Salienta-se a realização de levantamento bibliográfico para embasamento teórico da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados, foi desenvolvido um questionário, com 19 perguntas abertas e fechadas junto aos usuários reais e potenciais da biblioteca, no qual a amostra estudada foi composta por 190 usuários. Para análise de dados, foi realizada a análise estatística descritiva e utilizada a perspectiva de Bardin (2011) para análise de conteúdo em se tratando das questões abertas. A partir dos resultados da pesquisa e levantamento bibliográfico, foi elaborado um plano de ações com sugestões de produtos e serviços, bem como ações para melhorar a divulgação das atividades e eventos promovidos pela Biblioteca.


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  • The Public Library must be a space for culture, education, leisure and promotion of individual and social development. Nessa perspective, given the relevance of the environment, and with a view to dialogue on this theme, to research with an objective focus on understanding the social role of the Public Library of the Park of the City of Natal/RN, with a view to proposing improvements to services and produtos em prol do local and regional development. As specific objectives are: a. Discuss the history of the Brazilian Public Library, its function, social role and the importance of green and sustainable Libraries; b. Carry out a user study together with real and/or potential users of the Library of the Park of the City of Natal/RN; and c. Provide actions, such as the creation (and/or better) of services and information products to be implemented by the Library of the Park of the City of Natal/RN. As methodological procedures, it is a research of a mixed nature (quali-quantitative), with a predominance in a quantitative perspective and with a descriptive approach, in this case, in order to present the reality of the Public Library of the Park of the City of Natal/RN. It is expected to carry out a bibliographical survey for the theoretical basis of the research. As a data collection instrument, a questionnaire was developed, with 19 open and dated questions together with real and potential users of the library, not the same as the sample studied that was composed by 190 users. For data analysis, a descriptive statistical analysis was carried out and used from the perspective of Bardin (2011) for content analysis in dealing with open questions. Based on two results of the research and bibliographic survey, a plan of actions was prepared with suggestions of products and services, as well as actions to improve the dissemination of activities and events promoted by the Library.

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  • JUDSON DANIEL OLIVEIRA DA SILVA
  • COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE GESTORES NOS PROCESSOS DECISÓRIOS RELATIVOS À PANDEMIA DE SARS-COV-2 NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

  • Orientador : PEDRO ALVES BARBOSA NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANIEL DE ARAUJO MARTINS
  • MONICA ERICHSEN NASSIF
  • PEDRO ALVES BARBOSA NETO
  • Data: 07/07/2022

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  • Trata da gestão da informação e do conhecimento no âmbito dos processos decisórios empreendidos na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) relacionados à pandemia de SARS-CoV2, entre março de 2020 a janeiro de 2022. Busca responder à seguinte questão: como se deu o comportamento informacional dos gestores da UFRN no tocante aos processos decisórios referentes as questões que envolveram a pandemia de SARS-Cov2? Diante disso, tem como objetivo geral investigar o comportamento informacional de gestores da UFRN no tocante aos processos decisórios que envolveram as consequências da pandemia de SARS- CoV2 na instituição. Para tanto, estabeleceu-se quatro objetivos específicos: (1) identificar os processos decisórios relacionados à pandemia, as decisões tomadas e os documentos produzidos; (2) averiguar os aspectos afetivos, cognitivos e físicos do comportamento informacional dos gestores; (3) examinar a relação entre informação e decisão no tocante aos processos marcados pela incerteza fruto da pandemia; (4) produzir uma ferramenta pela qual se comunique recomendações que possam contribuir para os processos decisórios. Para o alcance desses objetivos, o percurso metodológico contou com a aplicação de uma abordagem indutiva, em estudo de caso baseado em técnicas documental, questionários e entrevistas. Os resultados alcançados apontam para um comportamento informacional que promove busca, mediação e uso de informação em distintas instâncias da UFRN e que fomenta a participação da comunidade acadêmica na construção de conhecimento em prol das decisões.


  • Mostrar Abstract
  • It deals with information and knowledge management within the scope of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) decision-making processes undertaken at related to the SARS-CoV2 pandemic, between March 2020 and January 2022. It seeks to answer the following question: how was the informational behavior of UFRN managers regarding the decision-making processes that cover the issues that involved the SARS-Cov2 pandemic? Therefore, its general objective is to investigate the informational behavior of UFRN managers regarding the decision- making processes that involved the consequences of the SARS-CoV2 pandemic in the institution. To this end, four specific objectives were established: (1) to identify the decision-making processes related to the pandemic, the decisions taken and the documents produced; (2) to investigate the affective, cognitive and physical aspects of the managers informational behavior; (3) examine the relationship between information and decision regarding processes marked by uncertainty resulting from the pandemic; (4) produce a tool through which to communicate good practices of informational behavior that can contribute to decision-making processes. In order to achieve these objectives, the methodological approach included the application of an inductive approach, in a case study based on documentary, questionnaires and interviews data techniques. The results achieved point to an informational behavior that promotes the search, mediation and use of information in different instances of UFRN and that encourages the participation of the academic community in the construction of knowledge in favor of decisions.

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  • ANA CLÁUDIA LOPES DE ALMEIDA
  • Conexões em Acesso Aberto: Comunidade de Prática em redes regionais de repositórios do Brasil

  • Orientador : NANCY SANCHEZ TARRAGO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BIANCA AMARO DE MELO
  • MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
  • NANCY SANCHEZ TARRAGO
  • Data: 18/07/2022

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  • As redes regionais de repositórios fazem parte da Rede Brasileira de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas em Acesso Aberto (RIAA), criada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Pretendem, através da colaboração de práticas e experiências em suas regiões, ampliar as vias de Acesso Aberto no Brasil, a partir dos repositórios implantados e gerenciados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e institutos de pesquisa. Esta pesquisa buscou, com o olhar para a Gestão do Conhecimento, propor estratégias para fomentar a consolidação de Comunidades de Prática entre as redes de repositórios com o intuito de promover o compartilhamento de conhecimentos e boas práticas para o desenvolvimento de repositórios no Brasil. Como objetivos específicos a pesquisa buscou: 1) Caracterizar como se compartilha o conhecimento em redes de repositórios internacionais e brasileiras; 2) identificar pessoas, grupos e instituições passiveis de formar Comunidades de Prática com as redes regionais de repositórios do Brasil; 3) detectar as ações, práticas, serviços e produtos possíveis de compartilhamento e integração; 4) identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para o cultivo da Comunidade de Prática entre redes regionais de repositórios no país; 5) Propor um modelo de fases e ações para embasar o cultivo da Comunidade de Prática nacional. A pesquisa se caracteriza por abordagens qualitativas. Desse modo, realizou-se pesquisa bibliográfica para conformação de referencial teórico, pesquisa documental em sítios web das redes de repositórios internacionais e brasileiras para identificar a existência de serviços e produtos, que permitam compartilhamento de conhecimento em Comunidades de Prática e um levantamento de dados por meio de entrevistas semiestruturadas a gestores das redes e a uma amostra de profissionais participantes. Foi realizada uma análise de conteúdo das entrevistas a partir de seis categorias definidas relacionadas fundamentalmente com as vias de compartilhamento de conhecimento dentro das redes e entre as redes. A partir destas análises foi elaborada uma matriz FOFA para identificar fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças para o cultivo da Comunidade de Prática. O modelo de cinco fases de Wenger, Macdermott e Snyder (2002) para o cultivo de Comunidades de Prática foi utilizado para embasar a proposta. Entre os principais resultados identificou-se que a comunicação entre as redes e o IBICT eram realizadas de forma pontual e considerada insuficiente; que dentre as cinco redes, somente uma possuía estrutura de construção coletiva junto aos seus membros em todas as fases de elaboração de ações até a tomada de decisões; a necessidade de fomentar comunicação e trocas mais efetivas entre redes, para atender efetivamente a definição de rede como elo constituídos por pontos que se conectam; que mesmo sendo relatado incômodo sobre necessidade de maior aproximação por parte do IBICT, há o reconhecimento que o IBICT lida com as mesmas dificuldades que os profissionais em suas instituições, com cortes em investimentos e falta de contrato de pessoal. A pesquisa propõe um modelo de cinco fases (Preparar, Lançar, Expandir, Consolidar e Transformar) com recomendações que incluem diagnóstico das redes regionais de repositórios; plano de ação para o cultivo da Comunidade de Prática; realizar eventos para compartilhar as experiências; criação de uma plataforma web para compartilhamento de informações das redes regionais de repositório; padronização de documentos (regimentos, políticas etc.) entre outras. Se conclui que a as redes de conhecimento constituem uma das expressões relevantes da Gestão do conhecimento e que as comunidades de prática, como manifestação de redes de conhecimento, podem contribuir de maneira efetiva com a produção, conversão e transferência de conhecimentos e boas práticas úteis para o contexto aqui estudado das redes de repositórios brasileiros.


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  • The regional networks of repositories are part of the Brazilian Network of Institutional Repositories of Open Access Scientific Publications (RIAA), created by the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT). Through the collaboration of practices and experiences in their regions, they intend to expand the Open Access pathways in Brazil, based on the repositories implemented and managed by Higher Education Institutions (IES) and research institutes. This research sought, with a view to Knowledge Management, to propose strategies to promote the consolidation of Communities of Practice among repositories networks in order to promote the sharing of knowledge and good practices for the development of repositories in Brazil. As specific objectives, the research sought: 1) to characterize how knowledge is shared in international and Brazilian repositories networks; 2) to identify people, groups and institutions likely to form Communities of Practice with the regional networks of repositories in Brazil; 3) to detect the possible actions, practices, services and products of sharing and integration; 4) to identify strengths, weaknesses, opportunities and threats for the cultivation of the Community of Practice among regional networks of repositories in the country; 5) to propose a model of phases and actions to support the cultivation of the national Community of Practice. The research is characterized by qualitative approaches. In this way, bibliographic research was carried out to conform a theoretical framework, documental research on websites of international and Brazilian networks of repositories to identify the existence of services and products that allow sharing of knowledge in Communities of Practice and a survey of data through semi-structured interviews with network managers and a sample of participating professionals. A content analysis of the interviews was carried out based on six defined categories fundamentally related to the ways of sharing knowledge within and between networks. From these analyzes a SWOT matrix was created to identify strengths, weaknesses opportunities, and threats for the cultivation of the Community of Practice. Wenger, McDermott and Snyder's (2002) five-phase model for cultivating Communities of Practice was used to support the proposal. Among the main results, it was identified that the communication between among the networks and the IBICT was carried out in a punctual way and considered insufficient; that among the five networks, only one had a structure of collective construction with its members in all phases of elaboration of actions until the decision making; the need to encourage more effective communication and exchanges between networks, to effectively meet the definition of a network as a link made up of points that connectto each other; that despite being reported discomfort about the need for greater approximation by IBICT, there is the recognition that IBICT deals with the same difficulties as professionals in their institutions, with cuts in investments and lack of personnel contracts. The research proposes a five-phase model (Prepare, Launch, Expand, Consolidate and Transform) with recommendations that include diagnosis of regional networks of repositories; action plan for cultivating the Community of Practice; holding events to share experiences; creation of a web platform for sharing information from regional networks of repository; standardization of documents (bylaws, policies, etc.) among others. It is concluded that knowledge networks are one of the relevant expressions of knowledge management and that communities of practice, as a manifestation of knowledge networks, can effectively contribute to the production, conversion and transfer of knowledge and good practices useful for the context studied here of Brazilian repositories networks.

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  • MALKENE WYTIZA FREIRE DE MEDEIROS NORONHA
  • PROPOSIÇÕES DE APERFEIÇOAMENTO NO SISTEMA ACERVUS DO NÚCLEO TEMÁTICO DA SECA E SEMI-ÁRIDO (NUT-SECA) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

  • Orientador : LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ISA MARIA FREIRE
  • LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
  • MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
  • Data: 19/07/2022

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  • Para analisar o grande volume de informações na contemporaneidade, faz-se necessário despertar para a relevância na organização das informações, como fator primordial na tomada de decisões em instituições diversas, seja de origem pública ou privada. Diante deste cenário, esta pesquisa tem como objetivo geral propor melhorias ao sistema Acervus do Núcleo Temático da Seca (NUT-Seca) da UFRN e como objetivos específicos: apresentar o Núcleo Temático da Seca e sua potencialidade para pesquisas; selecionar centros de documentação temáticos de relevância social e institucional; utilizar a técnica do benchmarking para identificar a partir das coleções dos centros escolhidos, campos que podem ser analisados, comparados, e aplicados/aperfeiçoados ao sistema Acervus do NUT-Seca; propor um produto com diretrizes específicas alinhado aos preceitos da gestão documental de melhorias a serem implementadas ao sistema Acervus. Utiliza como metodologia a pesquisa exploratória e documental de natureza descritiva, valendo-se do método de abordagem qualitativa, baseando-se em revisão de literatura e pesquisa documental, voltadas a Gestão da Informação, Gestão Documental, breve história do NUT-Seca e origem do sistema Acervus, além do uso da técnica do benchmarking na análise dos ambientes (on-line) dos centros de documentação selecionados para analisar a disposição dos campos de busca das informações. Como técnica de coleta de informações, fez-se entrevistas/questionários semiestruturados com amostragem da equipe que compõe o NUT-Seca. Foi observado a necessidade de um planejamento alicerçado em uma política de gestão documental a ser aplicada ao acervo do NUT-Seca para inserção no sistema Acervus. De modo geral foi identificado ausência de opções de busca importantes no sistema Acervus. Na percepção do pesquisador em relação ao sistema Acervus e ao NUT-Seca foi elaborada uma relação de sugestões com a finalidade de agregar melhorias aos processos e técnicas condizentes com o acesso ao acervo do NUT- Seca no Acervus.


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  • In order to analyze the large volume of information in contemporary times, it is necessary to awaken to the relevance in the organization of information, as a primary factor in decision-making in different institutions, whether of public or private origin. Given this scenario, this research has the general objective of proposing improvements to the Acervus system of the Drought Thematic Nucleus (NUT-Seca) at UFRN and as specific objectives: to present the Drought Thematic Nucleus and its potential for research; select thematic documentation centers of social and institutional relevance; use the benchmarking technique to identify, from the collections of the chosen centers, fields that can be analyzed, compared, and applied/improved to the Acervus system of NUT-Seca; propose a product with specific guidelines aligned with the precepts of document management of improvements to be implemented in the Acervus system. It uses exploratory and documentary research of a descriptive nature as a methodology, using the qualitative approach method, based on literature review and documental research, focused on Information Management, Document Management, brief history of NUT-Seca and origin of the Acervus system, in addition to the use of the benchmarking technique in the analysis of the (online) environments of the selected documentation centers to analyze the arrangement of the information search fields. As a technique for collecting information, semi-structured interviews/questionnaires were carried out with a sampling of the team that makes up the NUT-Seca. The need for planning based on a document management policy to be applied to the NUT-Seca collection for insertion in the Acervus system was observed. In general, the absence of important search options in the Acervus system was identified. In the researcher's perception in relation to the Acervus system and the NUT-Seca, a list of suggestions was prepared in order to add improvements to the processes and techniques consistent with access to the NUT-Seca collection on Acervus.

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  • VANIA JUCARA DA SILVA
  • GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFRN: UMA ANÁLISE A PARTIR DO REGIME DE INFORMAÇÃO.

  • Orientador : PEDRO ALVES BARBOSA NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
  • GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
  • PEDRO ALVES BARBOSA NETO
  • Data: 19/07/2022

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  • A informação configura-se na sociedade contemporânea como algo inerente aos fenômenos socioculturais exercidos pelos sujeitos, seja em âmbitos pessoais, seja em contextos organizacionais. Gerir recursos informacionais torna-se cada vez mais desafiador nessa sociedade, em virtude do crescente e acelerado movimento de produção e consumo de informação. O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - SISBI/UFRN configura-se como uma organização que produz e depende da informação e do conhecimento organizacional para realização de suas atividades. Esses insumos estão inseridos em um fluxo informacional, o qual, consideramos, delineia e é delineado pelo regime de informação, de modo que é nosso intuito, neste trabalho, evidenciar essa relação. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar as ações de gestão da informação organizacional desenvolvidas pelos bibliotecários do SISBI/UFRN a partir da identificação do Regime de Informação - RI. Desse modo apresenta como objetivos específicos: a) caracterizar os processos de gestão da informação organizacional realizada pelos bibliotecários do SISBI- UFRN, contextualizando-os no âmbito do RI; b) identificar relação entre o fluxo de produção e uso da informação organizacional pelos bibliotecários do SISBI-UFRN com o RI; c) identificar e caracterizar os elementos do regime de informação que delineiam os processos de produção e uso da informação pelos bibliotecários do SISBI-UFRN e d) apresentar recomendações de modo a otimizar as atividades de produção e uso das informações organizacionais no SISBI/UFRN. Quanto à metodologia, configura-se como uma pesquisa social, cuja fundamentação teórica apoia-se nos conceitos de regime de informação e gestão da informação. A abordagem utilizada é qualitativa, com objetivos exploratórios e descritivos. O método de procedimento é o estudo de caso, tendo como campo empírico o SISBI/UFRN. Os procedimentos para coleta de dados utilizados foram: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental (documentação indireta) e questionários fechados e entrevistas semiestruturadas (documentação direta). Para análise de dados utilizou-se estatística descritiva básica e a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011). Os resultados apresentam o mapeamento, a identificação e a caracterização do regime de informação do SISBI/UFRN, evidenciando as relações informativas estabelecidas entre os elementos do regime, que caracterizam o fluxo de produção e uso da informação organizacional no SISBI/UFRN, com os bibliotecários desse sistema. Conclui-se que esse regime de informação especifico, estrutura e é estruturado pelas ações de gestão da informação organizacional realizada pelos bibliotecários. Por fim, como resultado prático da pesquisa propomos um conjunto de recomendações, sistematizadas pela utilização da ferramenta 5W2H, de modo a otimizar as atividades de produção e uso das informações organizacionais realizadas pelos bibliotecários do SISBI/UFRN.


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  • Information is configured in contemporary society as something inherent to sociocultural phenomena exercised by subjects, whether in personal as well as organizational contexts. Managing information resources becomes increasingly challenging in this society, due to the growing and accelerated movement of production and consumption of information. The Library System of the Federal University of Rio Grande do Norte - SISBI/UFRN is configured as an organization that produces and depends on information and organizational knowledge to carry out its activities. These inputs are inserted in an informational flow which we consider that delineates and is delineated by the information regime, so it is our intention in this work to highlight this relationship. The main objective of this research was to analyze the organizational information management actions developed by SISBI/UFRN librarians from the identification of the Information Regime - RI. In this way, it presents as specific objectives: a) to characterize the organizational information management processes carried out by SISBI-UFRN librarians, contextualizing them within the scope of RI; b) identify the relationship between the flow of production and use of organizational information by SISBI-UFRN librarians and RI; c) identify and characterize the elements of the information system that outline the processes of production and use of information by SISBI-UFRN librarians and d) present some recommendations in order to optimize the activities of production and use of organizational information at SISBI/UFRN. Furthermore, it is configured as a social research, whose theoretical foundation is based on the concepts of information regime and information management. The approach used is qualitative, with exploratory and descriptive objectives. The procedure method is the case study, having the SISBI/UFRN as an empirical field. The procedures for data collection used were: bibliographic research and documentary research (indirect documentation) and closed questionnaires and semi-structured interviews (direct documentation). Descriptive statistics and Laurence Bardin's (2011) content analysis technique were used for data analysis. The results present the mapping, identification and characterization of the SISBI/UFRN information regime, highlighting the informative relationships established between the elements of the regime, which characterize the flow of production and use of organizational information in SISBI/UFRN, with librarians of that system. It is concluded that this specific information regime, structures and is structured by the actions of organizational information management carried out by librarians. Finally, as a practical result of the research, we propose a set of recommendations, systematized by the use of the 5W2H tool, in order to optimize the activities of production and use of organizational information carried out by SISBI/UFRN librarians.

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  • RICARDO ALEXANDRE BASTOS BARROS
  • AUDITORIA DE INTELIGÊNCIA: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA GOVERNAMENTAL PARA A TOMADA DE DECISÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

  • Orientador : ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
  • LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
  • ROGERIO HEERIQUE DE ARAÚJO JUNIOR
  • Data: 27/07/2022

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  • As transformações pelas quais têm passado as unidades de auditoria interna governamental nos últimos anos, em função da necessidade de convergência das normas brasileiras às boas práticas internacionais, acabaram por aproximá-las das auditorias de ativos informacionais que, em sua essência, são auditorias consultivas. Por consequência, as auditorias governamentais passaram a direcionar os seus esforços para a avaliação e a consultoria em relação a governança, a gestão de riscos e aos controles internos. Neste sentido, a abordagem ecológica da informação proposta por Davenport, que enfatiza o ambiente da informação em sua totalidade, com destaque para a cultura, o comportamento e a política informacional, apresenta as condições ideais para colaborar com essa mudança na medida em que destaca o comportamento pessoal e informacional, preocupando-se não apenas em oferecer a informação, mas também em facilitar seu uso efetivo, em ajudar os indivíduos a procurar, compartilhar, estruturar e dar sentido à informação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar, na perspectiva dos gestores, as contribuições da unidade de auditoria interna governamental da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para o processo de tomada de decisão. Para tanto, pretende-se: caracterizar a unidade de auditoria interna governamental da UFRN como produtora de informações estratégicas; elaborar um perfil da auditoria interna e de seus produtos informacionais na visão dos gestores da UFRN; identificar as necessidades informacionais dos membros da alta administração da UFRN no processo de tomada de decisão; verificar quais fatores influenciam a utilização dos produtos informacionais da auditoria no processo de tomada de decisão pela alta administração da UFRN; e propor produtos informacionais de auditoria para atender as necessidades informacionais relacionadas ao processo de tomada de decisão dos membros da alta administração da UFRN. Para alcançá-los foi realizada a verificação do grau de aderência dos procedimentos e produtos da Unidade de Auditoria Interna Governamental ao método clássico proposto por Platt (1974), os princípios de produção de informações estratégicas; entrevistas com os gestores da alta administração da Universidade; e elaborada uma proposta de intervenção contendo recomendações de produtos informacionais de auditoria visando melhorar a qualidade dos produtos da Unidade de Auditoria Interna Governamental, atender às necessidades informacionais dos gestores e, consequentemente, a prestação de serviços a sociedade.


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  • The transformations through which government internal audit units have gone through in recent years have approximated them to information asset audits that, in their essence, are consultative audits, due to the need for convergence of good Brazilian standards to international practices. As a result, governmental audits began to focus their efforts on assessment and consultancy in terms of governance, risk management and internal controls. In this sense, the ecological approach to information proposed by Davenport, which emphasizes the information environment in its entirety, with emphasis on culture, behavior and information policy, presents the ideal conditions to collaborate with this change since it emphasizes personal and informational behavior, being concerned not only with providing information, but also facilitating its effective use, helping individuals to search, share, structure and make sense of information. The general objective of this research is to analyze, from the managers' perspective, the contributions of the government internal audit unit of the Federal University of Rio Grande do Norte to the decision-making process. For that, it is intended to characterize the UFRN internal audit unit as a producer of strategic information; to prepare a profile of internal audit and its informational products in the view of UFRN managers; to identify the informational needs of UFRN's senior management members in the decision-making process; verify which elements influence the use or not of audit reports in the decision-making process by UFRN's senior management; and, finally, to identify ways to expand the information needs related to decision-making by the members of UFRN's senior management. To achieve them, a verification of the degree of adherence to procedures and products of the governmental internal audit unit to the classic method proposed by Platt (1974), the principles of production of strategic information, was carried out; interviews with the University's senior management members; and an intervention proposal was elaborated containing recommendations for informational audit products aimed at improving the quality of the products of the governmental internal audit unit, meeting the informational needs of managers and, consequently, the provision of services to society.

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  • GEILSON DE MACEDO BIBIANO
  • Gestão da informação para suporte à tomada de decisão em um órgão público com aplicação de uma
    ferramenta de business intelligence.

  • Orientador : WATTSON JOSE SAENZ PERALES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • WATTSON JOSE SAENZ PERALES
  • PEDRO ALVES BARBOSA NETO
  • WAGNER JUNQUEIRA
  • Data: 02/08/2022

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  • A gestão da informação mostra-se necessária para o aperfeiçoamento de processos decisórios e para o alcance de objetivos e metas nas organizações. Neste cenário, torna-se imprescindível gerir o excesso de informações produzidas e entregar aquelas que são úteis para os tomadores de decisão. Assim, esta pesquisa busca desenvolver um produto de Business Intelligence, sob a ótica da gestão de informação, para dar suporte à tomada de decisão gerencial no processo de gerenciamento das reformulações de projetos acadêmicos na Diretoria de Projetos Acadêmicos - DPA/UFRNPara tanto, o estudo atua de forma específica por meio de quatro objetivos: 1. Identificar as necessidades informacionais dos atores da tomada de decisão no processo investigado; 2. Modelar um ambiente de BI para gerenciar as informações produzidas durante o gerenciamento das reformulações em projetos acadêmicos no âmbito da DPA; 3. Elaborar um painel de indicadores de desempenho para suporte à tomada de decisão; 4. Validar a solução desenvolvida frente às necessidades informacionais dos atores envolvidos. Os objetivos foram alcançados por meio de uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, adotando-se os procedimentos metodológicos da obra “DRM, A Design Research Methodology”, dos autores Blessing e Chakrabarti (2009). A coleta de dados do estudo foi realizada por meio de pesquisa documental, pesquisas bibliográficas, observações e grupos focais, realizando-se a análise de conteúdo baseado na obra de Bardin (2016). O resultado obtido foi um produto - painel de informações – desenvolvido por meio da ferramenta Microsoft Power BI com base em modelos de GI e metodologia de BI. O produto atendeu as necessidades informacionais dos usuários, que o aplicam tanto no acompanhamento de desempenho do processo estudado quanto nas tomadas de decisões inicialmente voltadas para ações de melhoria contínua.


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  • The information management is necessary for the improvement of decision-making processes and for the achievement of objectives and goals in organizations. In this scenario, it becomes essential to manage the excess of produced information and to deliver those that are useful to decision makers. Thus, this research seeks to develop a Business Intelligence product from the perspective of information management, to support decision-making in the reformulations of academic projects management process in Diretoria de Projetos Acadêmicos - DPA/UFRN. Therefore, the study works specifically through four objectives: 1. Identify the informational needs of the decision-making actors in the investigated process; 2. Model a BI environment to manage the information produced during the reformulations management in academic projects in DPA; 3. Develop an indicator performance panel to support decision making; 4. Validate the developed solution from informational needs of the involved actors. The objectives were achieved through an applied, qualitative and descriptive research, adopting the methodological procedures of the work “DRM, A Design Research Methodology”, by authors Blessing and Chakrabarti (2009). The data collection was carried out through documentary research, bibliographic research, observations and focus groups. The content analysis was based on the work of Bardin (2016). As result, it was obtained a product - an information panel – that was developed using the Microsoft Power BI tool based on GI models and BI methodology. The product fulfilled the information needs of the users, who apply it monitoring the process performance and making decisions aimed to continuous improvement actions, initially.

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  • LEILANE CLARISSE FERNANDES OLIVEIRA DOS SANTOS
  • LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE CAPACITAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: AVALIAÇÃO E CONSULTORIA POR MEIO DA AUDITORIA DE INTELIGÊNCIA

  • Orientador : ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
  • DANIEL DE ARAUJO MARTINS
  • MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
  • Data: 24/08/2022

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  • A gestão da informação e do conhecimento possui um valor imensurável para as organizações, pois transforma o ambiente, quando é aplicada de forma estratégica no aperfeiçoamento de processos, nos controles organizacionais, no reconhecimento de capitais intelectuais, e, sobretudo nas tomadas de decisões. Nos processos de desenvolvimento de pessoas, as ações de capacitação são fontes propulsoras para a elevação do conhecimento bem como para a evolução contínua do capital intelectual, promovendo crescimento pessoal, profissional e institucional. A UFRN realiza anualmente seu Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC), processo fundamental na identificação das lacunas de conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores para gerar as competências necessárias ao melhor desempenho das unidades e à consecução dos objetivos estratégicos da UFRN. No âmbito dessa etapa de coleta de informações, originou-se o seguinte problema de pesquisa: como aperfeiçoar o processo LNC da UFRN? Assim, objetiva-se, de modo geral, propor um guia de recomendações para aperfeiçoar o processo do LNC da UFRN e como objetivos específicos mapear fluxo informacional do processo do LNC; analisar a percepção dos profissionais que atuam no gerenciamento do processo LNC acerca das dificuldades e pontos a serem melhorados; analisar a utilidade dos relatórios informativos resultantes do LNC; e identificar se há barreiras para participação dos servidores da UFRN no questionário on-line do LNC. Para se alcançar tais objetivos foi utilizado o método de auditoria de inteligência, recorrendo-se para a coleta de dados à pesquisa bibliográfica, grupo focal, entrevistas, pesquisa documental e ao questionário. Os dados qualitativos foram analisados mediante a análise de conteúdo, enquanto que os dados quantitativos analisados utilizando-se da estatística descritiva básica. Assim, esta pesquisa se caracteriza, como exploratória, descritiva, bibliográfica e levantamento (Survey). E quanto às abordagens do problema, de cunho qualitativo e quantitativo. A partir dos trabalhos realizados e dos achados de auditoria observou-se que apesar da grande relevância do processo do LNC e dos esforços despendidos pela equipe para o alcance dos resultados esperados no processo foram identificadas necessidades de melhorias. No que se refere ao mapeamento do fluxo informacional do processo do LNC, foi realizada representação do fluxo de informações utilizando-se do modelo de McGee e Prusak (1994) e a representação do processo LNC utilizando-se da notação BPMN. Quanto às análises da percepção dos profissionais que fazem parte do processo LNC acerca das dificuldades e pontos a serem melhorados e a utilidade dos relatórios informativos resultantes do LNC, constatou-se necessidades de adequações e aperfeiçoamentos para facilitar e melhorar as rotinas de trabalho da equipe. Além disso, identificou-se barreiras na participação dos servidores da UFRN no questionário on-line do LNC. Dessa maneira, com base nos resultados foram apresentadas as constatações e as respectivas recomendações, elaborado o guia de recomendações no formato 5w2h, com a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento do processo do LNC da UFRN.


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  • A gestão da informação e do conhecimento possui um valor imensurável para as organizações, pois transforma o ambiente, quando é aplicada de forma estratégica no aperfeiçoamento de processos, nos controles organizacionais, no reconhecimento de capitais intelectuais, e, sobretudo nas tomadas de decisões. Nos processos de desenvolvimento de pessoas, as ações de capacitação são fontes propulsoras para a elevação do conhecimento bem como para a evolução contínua do capital intelectual, promovendo crescimento pessoal, profissional e institucional. A UFRN realiza anualmente seu Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC), processo fundamental na identificação das lacunas de conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores para gerar as competências necessárias ao melhor desempenho das unidades e à consecução dos objetivos estratégicos da UFRN. No entanto, apesar da sua notória relevância, percebe-se que em sua etapa de coleta de dados, via formulário on-line no portal SIGRH, há um baixo índice de respostas, aspecto que demanda aperfeiçoamento. Nesse contexto, originou-se o problema que norteia essa pesquisa: Como aperfeiçoar o fluxo informacional do processo de Levantamento das Necessidades de Capacitação (LNC) da UFRN tendo em vista ampliar o índice de participação dos servidores? Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral propor medidas para o aperfeiçoamento do fluxo informacional do processo de Levantamento das Necessidades de Capacitação (LNC) da UFRN a fim de ampliar o índice de participação dos servidores e como objetivos específicos mapear o processo o LNC; analisar a percepção dos profissionais que fazem parte do processo LNC acerca das dificuldades e pontos a serem melhorados no processo; analisar a utilidade dos relatórios informativos resultantes do LNC; averiguar entre as Universidades Federais como estão realizando o LNC; e verificar as causas da baixa taxa de respostas pelos servidores da UFRN ao LNC. Para se alcançar os objetivos será utilizado o método de auditoria de inteligência para obter um diagnóstico completo e criterioso do processo do LNC, identificar possíveis gargalos e propor as melhorias cabíveis. Para tanto, recorre-se à pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e questionário. Os dados coletados serão analisados mediante estatística descritiva básica e análise de conteúdo. Assim, esta pesquisa se caracteriza, quanto aos objetivos, como exploratória visto que inicialmente foi necessário para proporcionar maior familiaridade com a problemática, com vistas a torná-la explícita. Após a compreensão do problema, utiliza-se a pesquisa descritiva, pois pretende-se descrever as características do gerenciamento do processo do LNC, evidenciando o acesso e uso dessas informações, mediante o contato direto com os fenômenos de estudo. Quanto aos procedimentos, bibliográfica e levantamento (Survey). E quanto às abordagens do problema, de cunho qualitativo e quantitativo.

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  • LIZIANNE JULINE DO NASCIMENTO E SILVA MARTINS
  • ACEITAÇÃO E USO DE FERRAMENTAS DE COMPUTAÇÃO EM NUVEM: UM ESTUDO SOBRE O CONTEXTO INFORMACIONAL DE SECRETÁRIOS DE PÓS GRADUAÇÃO

  • Orientador : DANIEL DE ARAUJO MARTINS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANIEL DE ARAUJO MARTINS
  • GABRIELA FIGUEIREDO DIAS
  • PEDRO ALVES BARBOSA NETO
  • Data: 26/08/2022

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  • Entre as Tecnologias da Informação (TI) que possibilitam melhorias no desempenho das atividades informacionais, destacam-se as ferramentas de computação em nuvem. Pilares da chamada quarta revolução industrial, essas ferramentas proporcionam vantagens como o armazenamento de dados online, trabalho colaborativo, facilidade de acesso e compartilhamento de informações. Porém, mesmo diante dos benefícios potenciais e demais possibilidades advindas do uso dessa tecnologia, ainda não está completamente elucidado como se dão a aceitação e uso dessas ferramentas pelos indivíduos. Tal lacuna também está presente no contexto laboral das instituições de ensino, fazendo com que esforços e recursos organizacionais sejam desperdiçados e tecnologias promissoras para a melhoria de serviços sejam inutilizadas. Em vista disso, a presente pesquisa teve como objetivo descrever a aceitação e o uso da computação em nuvem no desempenho das atividades informacionais e de conhecimento entre servidores técnicos-administrativos de secretarias de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O percurso metodológico utilizado teve por base uma abordagem quantitativa e descritiva. Como estratégia de pesquisa foi realizado um levantamento, por meio da aplicação de um questionário baseado no Modelo de Aceitação e Uso de Tecnologia Integrado, TAM 3, além de questões sociodemográficas, aplicado aos secretários de Pós-Graduação da UFRN, para captar as suas percepções no que diz respeito ao uso e aceitação das ferramentas de computação em nuvem. A população foi dividida em dois grupos, que responderam à pesquisa a respeito de ferramentas de armazenamento e editores de documentos em nuvem, respectivamente. A análise dos dados foi feita utilizando estatística descritiva, por meio de medidas de tendência central e dispersão, além de distribuição de frequências, e uma escala likert de sete pontos para avaliar os constructos do TAM3. Como resultado, foi possível verificar, quanto à avaliação da aceitação da computação em nuvem pelos usuários na organização, uma alta incidência e frequência de uso. As tipologias de ferramentas mais utilizadas foram o e-mail, seguido do armazenamento e finalmente dos editores de documentos em nuvem, onde a grande maioria faz uso principalmente dos produtos Google. Com relação aos dois modelos pesquisados, armazenamento e editores de documentos, foi visto que as finalidades de utilização vão desde geral até mais específica. Ambos tipos de ferramentas obtiveram resultados bastante semelhantes com níveis de aceitação idênticos ou muito próximos. Dos 50 questionamentos feitos com base no TAM3, apenas 8 obtiveram leves diferenças quantitativas, com distinção do grau de aceitação, porém, a análise comparativa constatou que não houve uma diferença significativa. Por fim, ficou evidente que as tecnologias em nuvem aqui avaliadas se apresentam com uso apropriado, mostrando que as aplicações são verdadeiras aliadas à Gestão da Informação e do Conhecimento praticadas pelos secretários em seus locais de trabalho. Também foi desenvolvido um plano de fortalecimento do uso e aceitação das ferramentas de computação em nuvem, com o auxílio da ferramenta Project Model Canvas, visando aperfeiçoar o uso das tipologias de computação em nuvem estudados e, consequentemente, a estruturação de excelência dos programas de Pós-Graduação.


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  • Among the Information Technologies (IT) that enable improvements in the performance of informational activities, cloud computing tools stand out. Pillars of the so-called fourth industrial revolution, these tools provide advantages such as online data storage, collaborative work, ease of access and information sharing. However, even in the face of the potential benefits and other possibilities arising from the use of such technology, it is not yet fully understood how these tools are accepted and used by individuals. This gap is also present in the work context of educational institutions, causing organizational efforts and resources to be wasted and promising technologies for improving services to be unusable. In view of this, the present research aimed to describe the acceptance and use of cloud computing in the performance of informational and knowledge activities among technical-administrative officers of Postgraduate secretariats of the Federal University of Rio Grande do Norte. The methodological approach used was based on a quantitative and descriptive approach. As a research strategy, a survey was carried out, through the application of a questionnaire based on the Model of Acceptance and Use of Integrated Technology, TAM 3, in addition to sociodemographic questions, applied to UFRN Postgraduate secretaries, to capture their perceptions with regard to the use and acceptance of cloud computing tools. The population was divided into two groups, who responded to the survey regarding cloud storage tools and document editors, respectively. Data analysis was performed using descriptive statistics, using measures of central tendency and dispersion, in addition to frequency distribution, and a seven-point likert scale to assess the TAM3 constructs. As a result, it was possible to verify, regarding the evaluation of the acceptance of cloud computing by users in the organization, a high incidence and frequency of use. The most used tool typologies were e-mail, followed by storage and finally by cloud document editors, in which the vast majority make use mainly of Google products. Regarding the two models researched, storage and document editors, it was seen that the purposes of use range from general to more specific. Both types of tools reached very similar results with identical or very close acceptance levels. Of the 50 inquiries made based on the TAM3, only 8 obtained slight quantitative differences, with distinction of the degree of acceptance, however, the comparative analysis found that there was no significant difference. Finally, it became evident that the cloud technologies evaluated here are presented with appropriate use and showing that the applications are true allies to the Information and Knowledge Management practiced by the secretaries in their workplaces. Finally, it became evident that the cloud technologies evaluated here are presented with appropriate use, showing that the applications are true allies to the Information and Knowledge Management practiced by the secretaries in their workplaces. A plan was also developed to strengthen the use and acceptance of cloud computing tools, with the help of the Project Model Canvas tool, aiming to improve the use of the cloud computing typologies studied and, consequently, the structuring of excellence of the Postgraduate programs.

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  • FRANCISCO TONY ERICK GERMANO
  • A Gestão da Informação no processo de contratação pública da Universidade Federal Rural do Semi-Árido: um estudo de caso nos contratos de serviços terceirizados

  • Orientador : WATTSON JOSE SAENZ PERALES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO ERIVANDO XAVIER JÚNIOR
  • LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
  • WATTSON JOSE SAENZ PERALES
  • Data: 01/09/2022

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  • As contratações públicas tem sido pauta de discussões cada vez mais aprofundadas por parte do governo, órgãos controladores e sociedade civil. A importância dessa temática está relacionada ao grande volume de recursos financeiros que são empregados todos os anos para aquisição de bens e serviços pelos órgãos públicos, impactando diretamente nas contas públicas. Além disso, esses processos se caracterizam por ter uma forte burocracia e complexidade, com uma grande quantidade de informações geridas, provenientes tanto do ambiente interno como externo da organização. Isso ocasiona, por muitas vezes, a realização de contratações ineficazes e que não atingem os objetivos propostos. Na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, os processos de contratações de serviços correspondem a quase 30% das despesas empenhadas pelo órgão nos anos de 2019 e 2020, evidenciando a sua relevância no âmbito da instituição. Dessa forma, esta pesquisa visa contribuir com a melhoria do processo de contratação pública de serviços terceirizados da instituição tendo como base a gestão da informação. A gestão da informação tem o potencial de proporcionar melhorias na eficiência dos processos de aquisições de materiais e serviços e auxiliar o tomador decisão na observância dos limites legais impostos pela legislação. O percurso metodológico da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, exploratória e o método de procedimento escolhido foi o estudo de caso. Dessa forma, para que os objetivos propostos sejam atingidos, a coleta de dados partiu da pesquisa bibliográfica, em que se revisou publicações que compreendem as temáticas de gestão da informação e do processo de contratação púbica no Brasil. Foram também aplicadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelo processo de contratação da instituição e os fiscais dos contratos firmados após a contratação, além de pesquisa documental. Após a coleta de dados, eles foram analisados e categorizados conforme as etapas do processo de gestão da informação, além da triangulação dos dados obtidos na pesquisa bibliográfica, entrevistas e pesquisa documental. Ao final do estudo, foi possível caracterizar e mapear os processos e subprocessos da contratação de serviços na instituição, identificando como ocorre o processo de Gestão da Informação nas fases interna e externa de contratação pública, subsidiando a proposição de produtos e serviços informacionais que contribuam para a melhoria da eficiência dos contratos firmados.


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  • As contratações públicas tem sido pauta de discussões cada vez mais aprofundadas por parte do governo, órgãos controladores e sociedade civil. A importância dessa temática está relacionada ao grande volume de recursos financeiros que são empregados todos os anos para aquisição de bens e serviços pelos órgãos públicos, impactando diretamente nas contas públicas. Além disso, esses processos se caracterizam por ter uma forte burocracia e complexidade, com uma grande quantidade de informações geridas, provenientes tanto do ambiente interno como externo da organização. Isso ocasiona, por muitas vezes, a realização de contratações ineficazes e que não atingem os objetivos propostos. Na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, os processos de contratações de serviços correspondem a quase 30% das despesas empenhadas pelo órgão nos anos de 2019 e 2020, evidenciando a sua relevância no âmbito da instituição. Dessa forma, esta pesquisa visa contribuir com a melhoria do processo de contratação pública de serviços terceirizados da instituição tendo como base a gestão da informação. A gestão da informação tem o potencial de proporcionar melhorias na eficiência dos processos de aquisições de materiais e serviços e auxiliar o tomador decisão na observância dos limites legais impostos pela legislação. O percurso metodológico da pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, exploratória e o método de procedimento escolhido foi o estudo de caso. Dessa forma, para que os objetivos propostos sejam atingidos, a coleta de dados partiu da pesquisa bibliográfica, em que se revisou publicações que compreendem as temáticas de gestão da informação e do processo de contratação púbica no Brasil. Foram também aplicadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelo processo de contratação da instituição e os fiscais dos contratos firmados após a contratação, além de pesquisa documental. Após a coleta de dados, eles foram analisados e categorizados conforme as etapas do processo de gestão da informação, além da triangulação dos dados obtidos na pesquisa bibliográfica, entrevistas e pesquisa documental. Ao final do estudo, foi possível caracterizar e mapear os processos e subprocessos da contratação de serviços na instituição, identificando como ocorre o processo de Gestão da Informação nas fases interna e externa de contratação pública, subsidiando a proposição de produtos e serviços informacionais que contribuam para a melhoria da eficiência dos contratos firmados.

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  • PAULO BRUNO MEDEIROS NEPOMUCENO
  • GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DE INSTITUIÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DA CAMPANHA DA UFRN NO INSTAGRAM.

  • Orientador : KENIA BEATRIZ FERREIRA MAIA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • KENIA BEATRIZ FERREIRA MAIA
  • GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
  • ILEMAR CHRISTINA LANSONI WEY BERTI
  • Data: 10/10/2022

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  • Com o passar dos anos, a sociedade foi modificando a sua maneira de interação e isso não seria diferente no que se refere à formação das suas redes sociais como um todo, incluindo as institucionais. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a importância da gestão da informação no combate à desinformação na rede social institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Instagram). Para o desenvolvimento da pesquisa, o trabalho foi dividido em três partes. Inicialmente, discorreu-se sobre Gestão da Informação e Conhecimento - GIC, depois foi abordada a noção de desinformação e, na última seção, foi desenvolvida uma discussão com base em autores que abordam o tema das redes sociais, com ênfase nos meios institucionais. A realização deste trabalho se justifica devido à necessidade de analisar se existe realmente a importância e relevância da GIC no combate à desinformação na rede social da UFRN (Instagram). A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa descritivo-exploratória. Um estudo que observa, relaciona e registra fatos ou fenômenos sem a utilização de manipulação e com aplicação de entrevista com o gestor da campanha “A universidade não pode parar”. Na análise dos resultados foi verificado que a Gestão da Informação é importante no combate à desinformação e, com isso, gerou uma série de proposta futuras como ter uma campanha permanente utilizando as multiplataformas e dar a possibilidade de criar manuais/cartilhas para auxiliar no combate da desinformação. Com o término da pesquisa, é visto que a temática abordada ainda pode ser aprofundada e trazer novos estudos para a área. Ficou evidente por meio da análise e entrevista que a gestão da informação ajuda e permeia na divulgação de notícias mais factíveis. 


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  • Over the years, society has changed its way of interacting, and this would be no different when it comes to the formation of its social networks as a whole, including institutional ones. Thus, the main objective of this research is to analyze the importance of information and knowledge management in the fight against disinformation in the institutional social network (Instagram) of UFRN. For the development of the research, the article will be divided into three parts. Initially, it will be described on Information and Knowledge Management – IKM, will then be chosen and the definition of selection will begin, a discussion based on social authors will be developed, which will discuss with emphasis on institutional means. The realization of this justifies the need to analyze if there is really the importance and the work of the IKM in the fight against the social network (Instagram) of UFRN. The research will be carried out through descriptiveexploratory research, this as a study of facts that observes, relates, and or phenomena without the use of management and with the application of an interview with the manager of the campaign “A universidade não pode parar” (The university cannot stop). In the analysis of the results, it was verified that Information Management is important in the fight against disinformation and with this it generated a series of future proposals such as having a permanent campaign using multiplatforms and with all this giving the possibility to create manuals / booklets to assist in the fight of misinformation. With the end of the research, it is seen that the theme addressed can still be deepened and bring new studies to the area, it was evident through the analysis and interview that information management helps and permeates the dissemination of more feasible news. 

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  • FELIPE ARAUJO PEREIRA DE BRITO
  • ESTRATÉGIA INFORMACIONAL: UMA PROPOSTA DE PLANO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO APLICADA À ÁREA DE MARKETING

  • Orientador : LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JORGE MOISÉS KROLL DO PRADO
  • LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
  • MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
  • Data: 11/10/2022

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  • Na chamada “Era do Conhecimento”, a informação tornou-se um dos principais insumos das instituições que buscam o sucesso. Nesse contexto, a Gestão da Informação (GI) e a Comunicação Estratégica são práticas importantes para o atingimento de objetivos institucionais de qualquer empresa ou organização. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral identificar como GI pode otimizar o uso do Marketing nos contextos organizacionais. Sob o aspecto metodológico, a caracterização deste trabalho é do tipo exploratória, cujo método de abordagem é o indutivo, com Revisão Sistemática de Literatura. Este trabalho também realizou pesquisa bibliográfica acerca de GI e Marketing; selecionou trabalhos científicos que aproximem ambas as áreas; sintetizou e apresentou achados de pesquisa; traçou inferências acerca dos resultados da pesquisa e, por fim, elaborou uma proposta de plano de GI direcionado ao Marketing. O trabalho também lança mão de modelos de GI validados por autores da área e considera particularidades do Marketing, sobretudo do Marketing da Informação. Assim, o presente trabalho resultou na criação de uma proposta de modelo de GI para Marketing. Ao final do trabalho, também foram feitas conclusões acerca dos principais pontos aqui discutidos, bem como possíveis desdobramentos desta pesquisa.


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  • In the so-called “Age of Knowledge”, information has become one of the main inputs for institutions that seek success. In this context, Information Management (IM) and Strategic Communication are important practices for achieving institutional objectives of any company or organization. Therefore, this research has the general objective of identifying how IM can optimize the use of Marketing in organizational contexts. From the methodological point of view, the characterization of this work is exploratory, whose approach is the inductive method, with Systematic Literature Review. This work also carried out a bibliographic research about IM and Marketing; selected scientific works that approach both areas; synthesized and presented research findings; drew inferences about the research results and, finally, prepared a proposal for an IM plan aimed at Marketing. The work also makes use of IM models validated by authors in the area and considers particularities of Marketing, especially Information Marketing. Thus, the present work resulted in the creation of a proposal for an IM model for Marketing. At the end of the work, conclusions were also made about the main points discussed here, as well as possible developments of this research.

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  • JOAO HENRIQUE KOERIG
  • O COMBATE À DESINFORMAÇÃO NO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL SOB A ÓTICA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO

  • Orientador : PEDRO ALVES BARBOSA NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS
  • PEDRO ALVES BARBOSA NETO
  • RODRIGO MORENO MARQUES
  • Data: 29/11/2022

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  • Para que o processo eleitoral se desenvolva de forma transparente, segura e eficaz, alguns pilares da democracia precisam ser preservados, como a liberdade de expressão, concebida como direito fundamental, que garante aos cidadãos a livre manifestação do pensamento. Com o advento da urna eletrônica verificou-se um aumento expressivo da segurança do processo eleitoral, se comparado com o modelo anterior, baseado no voto em papel. Por outro lado, observa-se, atualmente, no contexto das eleições um aumento também expressivo de informações falsas, tendenciosas, imprecisas, popularmente conhecidas como Fake News, colocando em xeque não apenas os avanços tecnológicos no âmbito da justiça eleitoral, mas a democracia brasileira. Nessa perspectiva, diante da relevância sobre essa temática, a pesquisa tem como objetivo geral “mapear práticas de combate à desinformação da Justiça Eleitoral, apontando procedimentos a serem adotados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, com foco na construção e comunicação do conhecimento voltados ao enfrentamento à desinformação.” Para atingir o objetivo geral, foram traçados os seguintes objetivos específicos: a) caracterizar a desinformação como ferramenta de desestabilização democrática; b) identificar as ações de mediação da informação praticadas pelos TRE's brasileiros, no combate a desinformação, a partir do Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE; c) analisar os níveis de conhecimento e confiabilidade dos servidores do TRE/RN com relação às urnas eletrônicas e ao processo eleitoral brasileiro, traçando um diagnóstico do seu perfil informacional, objetivando desenvolver canais para a criação e comunicação de conhecimento e d) propor ações educacionais de combate à desinformação voltadas aos servidores do TRE/RN, com foco na criação de conhecimento e na mediação da informação para o fortalecimento do processo eleitoral. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, com objetivos exploratórios. Foram utilizadas como técnicas de pesquisas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental para a construção do referencial teórico, e levantamento de dados nos sites dos TRE's, para análise de documentos de diferentes órgãos da JE. Como instrumentos de coleta de dados, foi desenvolvido questionário com perguntas abertas e fechadas junto aos servidores do TRE/RN. Os resultados demonstram haver uma necessidade de investir em capacitação para os servidores sobre o tema, bem como potencializar a criação de conteúdo informacional de qualidade, que contribua para o combate à desinformação e o fortalecimento não apenas do processo eleitoral, mas da democracia brasileira. Quanto aos Tribunais Regionais, percebeu-se que estes atuam como mediadores da informação, priorizando a realização de eventos com a participação da sociedade. Tal característica é levada em consideração quando da proposta de intervenção no TRE/RN. A partir dos resultados da pesquisa e levantamento bibliográfico, foram elaborados indicadores para orientação de ações de combate à desinformação no âmbito do TRE/RN.


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  • For the electoral process to develop in a transparent, safe and effective way, some pillars of democracy need to be preserved, such as freedom of expression, conceived as a fundamental right, which guarantees citizens the free expression of thought. With the advent of the electronic ballot box, there was a significant increase in the security of the electoral process, compared to the previous model. On the other hand, in the context of elections, there is also a significant increase in false, biased, imprecise information, popularly known as Fake News, putting into question not only technological advances in the field of electoral justice, but also Brazilian democracy. As for the objective, the research will be exploratory in nature, as the intention here will be to explore the problem of disinformation in the electoral process for a better understanding, as well as serving as a subsidy for future investigations. With a view to dialoguing on this theme, the research in focus has as general objective "to map practices to combat disinformation in the Electoral Court, pointing out, from the perspective of information and knowledge management, procedures to be adopted by the Regional Electoral Court of Rio Grande do Norte, to make its actions more efficient in combating disinformation.” As methodological procedures, the research is characterized in terms of the approach to the problem, as a qualitative study, since the analysis of the theme of disinformation in the electoral process will seek the essence of its phenomenon, investigating its nature and scope, and not restricted to mere counting or description. Bibliographic and documentary research will be used to build the theoretical framework, and data collection on the TREs websites, to analyze documents from different electoral justice bodies, as well as foreign organizations. As data collection instruments, questionnaires with open and closed questions will be developed with the civil servants of TRE/RN and voters of the state of Rio Grande do Norte.

2021
Dissertações
1
  • ALESSANDRA STEFANE CÂNDIDO ELIAS DA TRINDADE
  • Criatividade e serendipidade na inovação de produtos e serviços em bibliotecas universitárias

  • Orientador : FERNANDO LUIZ VECHIATO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA CLARA CÂNDIDO
  • ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
  • FERNANDO LUIZ VECHIATO
  • Data: 16/12/2021

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  • As mudanças sociais e tecnológicas influenciam as necessidades dos usuários (sujeitos
    informacionais) das bibliotecas universitárias, com isso essas organizações precisam
    inovar (adaptar e criar) os seus produtos e serviços para que consigam atender essas
    necessidades e , por conseguinte, manter a sua clientela, atrair novos usuários e cumprir
    o seu papel. Frente ao exposto, nosso estudo tem como objetivo geral: Elaborar uma
    cartilha que apresente recomendações que considere aspectos da criatividade e da
    serendipidade no processo de inovação de produtos e serviços em bibliotecas
    universitárias. Quanto ao percurso metodológico, neste estudo temos como universo de
    pesquisa os bibliotecários, que atuam nas bibliotecas das universidades federais dos
    nordeste do Brasil, para amostra selecionamos uma, universidade de cada estado, como
    método de abordagem utilizamos o indutivo, método de procedimento estudo de campo
    e três métodos de coleta de dados, a saber: bibliográfico, questionário e diário de
    registro de experiências de serendipidade. Os resultados indicam que a serendipidade é
    um fenômeno que favorece à concepção de ideias criativas, e, por conseguinte, contribui
    para o processo de inovação. Existem ferramentas e práticas favorecem o processo
    criativo/inovativo e a ocorrência de experiências de serendipidade. Conclui-se que a
    serendipidade e a criatividade devem ser observadas no processo de inovação de
    produtos e serviços de bibliotecas universitárias. E os fatores que favorecem a
    serendipidade, a criatividade e a inovação no contexto organizacional devem ser
    observados e gerenciados.


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  • Social and technological changes influence the usars (informational subjects) needs in
    university libraries. With this, these organizations need to innovate (adapt and create)
    their products and services to meet these needs and, therefore, maintain their clientele,
    attract new users and fulfill their role. In the light of the above, our study has as a
    general objective: To develop a booklet that presents recommendations that considers
    aspects of creativity and serendipity in the process of university libraries products and
    services innovation. Regarding the methodological path, in this study we have as
    universe of research the librarians, who work in northeastern Brazilian federal
    universities libraries, for sample we selected one university of each state, as an approach
    method, we used the inductive method of procedure field study and three methods of
    data collection, i.e.: bibliographic, questionnaire and daily record of serendipity
    experiences. The results indicate that serendipity is a phenomenon that favors the
    conception of creative ideas, and therefore contributes to the innovation process. There
    are tools and practices that favor the creative/innovative process and the occurrence of
    serendipity experiences. It is concluded that serendipity and creativity must be
    observed in the process of innovation of products and services of university libraries.
    And the factors that favor serendipity, creativity and innovation in the organizational
    context must be observed and managed.

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