Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANE LEOPOLDINA DE MEDEIROS GOMES

DISCENTE : LILIANE LEOPOLDINA DE MEDEIROS GOMES
DATA : 28/07/2022
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/fpu-uqhe-wxm >

USO DE FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E DE BUSINESS PROCESS MANAGEMENT NA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NOS ALMOXARIFADOS DOS CENTROS ACADÊMICOS DA UFRN

gestão da informação; gestão de processos; Business Intelligence ; Business Process Management.

A informação é um ativo intangível de grande valor para as organizações e sua gestão tornou- se indispensável para a geração de vantagem competitiva, tanto na esfera privada quanto na esfera pública. Porém, a quantidade excessiva de informações torna o seu gerenciamento complexo, principalmente para a criação do conhecimento e, consequentemente, para a inteligência. Gerenciar esse universo de informações é um desafio para as organizações atuais. Por estar presente em qualquer ação da empresa, a informação é inerente aos processos organizacionais. O alinhamento da gestão da informação e do conhecimento com a gestão de processos é uma prática cada vez mais comum. Nesse contexto, a integração das ferramentas de Business Intelligence (BI) e Business Process Management (BPM) podem contribuir para uma gestão organizacional eficiente. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo propor uma solução de Business Intelligence alinhada a uma padronização dos processos, por meio do Business Process Management, com o intuito de otimizar o uso dos materiais disponíveis nos almoxarifados dos centros acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O percurso metodológico a ser utilizado tem por base o método de abordagem indutivo e os métodos de procedimento monográfico e comparativo. A pesquisa caracteriza-se como mista, pois serão utilizados instrumentos de coleta quantitativos e qualitativos. Será feita uma pesquisa documental a partir de relatórios extraídos do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos da Universidade e de planilhas disponíveis em cada setor estudado. Serão utilizados, ainda, questionários do tipo misto, com questões abertas e fechadas, que serão aplicados aos coordenadores de cada almoxarifado. Entrevistas semiestruturadas também serão realizadas com esses atores e têm como objetivo obter informações para o mapeamento de processos por meio de fluxogramas. Na análise de dados, pretende-se fazer uso da estatística descritiva, tanto para a pesquisa documental quanto para as questões fechadas dos questionários, em que os resultados serão apresentados por meio de tabelas e gráficos. Já nas perguntas abertas e nas entrevistas semiestruturadas, pretende-se utilizar o processo de análise de dados qualitativos, bem como a triangulação de dados. Espera-se com os resultados da pesquisa padronizar os processos inerentes aos almoxarifados através da utilização do BPM, integrado ao BI, para otimizar a gestão dos materiais disponíveis na instituição e evitar o desperdício.

Externa à Instituição - KARLA SOUSA DA MOTTA - IFRN
Interna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI