Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ITHALO DE ARAUJO

DISCENTE : JOSE ITHALO DE ARAUJO
DATA : 26/07/2022
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/yun-pxac-qwn >

GESTÃO DE COLEÇÕES: ANÁLISE E APERFEIÇOAMENTO DO PROCESSO DE AVALIÇÃO E DESASTAMENTO DO ACERVOS DA BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE

Desenvolvimento de Coleções. Avaliação de Acervo. Desbaste.

Aborda a temática de desenvolvimento de coleções com foco nos processos de avaliação e desbastamento. Problematiza destro desta temática a questão de como tornar o processo de avaliação do acervo do desbaste da Biblioteca Central Zila Mamede mais eficiente visando uma melhor gestão do acervo. Objetiva de forma geral aperfeiçoar o processo de avaliação e desbaste das coleções de materiais informacionais da Biblioteca Central Zila Mamede, onde para isso se faz necessário elucidar as políticas de formação e desenvolvimento de coleções das bibliotecas universitárias federais da região nordeste, a fim de conhecer seus processos de avaliação, de desbaste e de descarte; Analisar o processo de avaliação e desbaste da “Política de Formação e desenvolvimento de coleções” da Biblioteca Central Zila Mamede sob a perspectiva do panorama das Bibliotecas Universitárias do Nordeste; Propor um documento normativo que apresente todos os critérios pertinentes à avaliação, desbastamento e descarte, visando uma manutenção do acervo de desbaste mais efetiva. Discorre sobre as Bibliotecas Universitárias e sobre a Gestão da Informação no âmbito dessas instituições. Aborda a temática de formação e desenvolvimento de coleções, seus processos e aplicações. No que diz respeito ao percurso metodológico apresenta-se predominantemente uma abordagem qualitativa, podendo ser classificada como exploratória, utiliza o método indutivo. Ota como procedimentos metodológicos pela pesquisa bibliográfica, pesquisa documental. Faz um levantamento de todos os documentos normativos acerca do Desenvolvimento de Coleções disponíveis das bibliotecas das Universidades Federais do Brasil. Reflete a partir desses documentos sobre as maneiras viáveis de aperfeiçoar o processo de avaliação e desbaste da Biblioteca Central Zila Mamede.

Externa à Instituição - TELMA DE CARVALHO - UFS
Presidente - 1132649 - GABRIELLE FRANCINNE DE SOUZA CARVALHO TANUS