Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO ROBERTO ARAÚJO BARBOSA PINHEIRO

DISCENTE : PAULO ROBERTO ARAÚJO BARBOSA PINHEIRO
DATA : 27/05/2022
LOCAL: Auditório 1 - NEPSA 2

PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO DA UFRN: CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA MELHORIA DO FLUXO INFORMACIONAL E NA GERAÇÃO DE PRODUTOS INFORMACIONAIS

prestação de contas; produtos informacionais; Gestão da Informação; Relato Integrado; fluxos informacionais.

No contexto atual, em que ocorreu um processo de mudança da sociedade industrial para a sociedade da informação, sendo caracterizado pelo uso intenso da tecnologia da informação e por um período de excesso de informações, a informação é entendida como um recurso estratégico importante, tanto para tomada de decisão dos gestores como também para um processo de transparência aos órgãos fiscalizadores e à sociedade. Dessa forma, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte possui um processo anual de prestação de contas, tendo como peça principal o Relatório de Gestão no formato de Relato Integrado, que visa a comunicar as principais ações realizadas ao longo do ano em torno de vários temas estratégicos à Universidade. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral propor melhorias nos fluxos e produtos informacionais do processo de elaboração do Relatório de Gestão da UFRN, à luz da teoria da Gestão da Informação, tornando-o mais ágil, assertivo e difundido entre os stakeholders. Como objetivos específicos, tem-se: a) Mapear o processo de elaboração do RG da UFRN e identificar os fluxos informacionais; b) Identificar se as informações descritas no RG da UFRN são aderentes às necessidades de informação por parte do TCU para fins de prestação de contas e dos gestores na tomada de decisão a nível estratégico/institucional; c) Propor melhorias na coleta e tratamento de dados para elaboração do RG da UFRN; d) Identificar, avaliar e/ou propor novos produtos referentes ao processo de elaboração do RG da UFRN. Essa pesquisa é aplicada e descritiva e se classifica pela abordagem como uma pesquisa quali-quantitativa e pelo procedimento como histórico, comparativo e de estudo de caso único. Para cumprir os objetivos, serão utiliizados, como instrumentos pesquisa docuemntal, pesquisa bibliográfica, questionários e entrevistas semiestruturadas. Para a análise e a interpretação de dados, serão utilizadas as etapas de Creswell (2010), além da triangulação de dados. Espera-se que essa pesquisa sinalize melhorias no processo de elaboração do Relatório de Gestão à luz da Gestão da Informação, trazendo, assim, melhor comunicação e transparência das ações desenvolvidas pelas Universidade aos stakeholders.

Externo ao Programa - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
Interna - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Presidente - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES
Notícia cadastrada em: 18/05/2022 13:30