Banca de DEFESA: FABIANA ANGELICA BRANDAO DE MOURA PAIVA ALBUQUERQUE

DISCENTE : FABIANA ANGELICA BRANDAO DE MOURA PAIVA ALBUQUERQUE
DATA : 29/04/2022
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/rdo-ndbp-ymj >

GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA COORDENADORIA DE CONCURSOS DA PRÓ- REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DA UFRN: AVALIAÇÃO DO MÓDULO DE CONCURSOS

Gestão da Informação. Fluxo Informacional. Gestão de Processos. Coordenadoria de Concursos-UFRN.

A sobrevivência das organizações na sociedade perpassa pela forma como gerenciam seus recursos com vistas a atingir os objetivos propostos. As Instituições de Ensino Superior (IES) em específico as de âmbito federal, enquanto organizações civis sem fins de lucro, tem como objetivos o oferecimento de serviços educacionais de alto nível gerando inovação para a sociedade como um todo. Para a consecução destas ações contam com subunidades e recursos humanos que exercem um papel fundamental neste processo. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) um dos setores fundamentais que promovem a coordenação do sistema de gestão de pessoas é a da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Esta é composta por setores variados e dentre estes a Coordenadoria de Concursos que tem por competência o planejamento, coordenação e execução dos concursos públicos e processos seletivos para admissão de servidores técnico-administrativos e docentes, elaboração de editais seja de admissão de servidores técnico-administrativos ou docentes; além de orientar e prestar informações dos processos. Este trabalho tem como objetivo geral: analisar o módulo de concurso do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), da Coordenadoria de Concursos da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN, com vistas a propor melhorias em seus processos à luz da Gestão da Informação. Especificamente visa: identificar as demandas legais para a formalização dos processos em formato digital; descrever e caracterizar o fluxo de informações presentes no módulo de concurso do magistério federal do SIGRH da UFRN; apresentar o perfil do participante de banca de concursos neste âmbito, identificar e analisar os principais entraves no processo no módulo à luz do comportamento informacional por meio da aplicação do modelo proposto por Kuhlthau (1991). Como proposta de intervenção visa desenvolver um manual técnico neste contexto. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica considerando assuntos relativos a Gestão da Informação, Fluxo Informacional bem como a Gestão de Processos. A pesquisa foi de abordagem quanti-qualitativa; quanto à natureza foi aplicada, e em relação aos objetivos, e classificada como descritiva e exploratória. Adicionalmente, utilizou Pesquisa Documental pois considerou os documentos relativos aos aspectos legais tais como resoluções e Decretos. Verificou-se os registros de chamados dos últimos três concursos realizados antes de qualquer aprimoramento no sistema/módulo de concursos e dos três concursos realizados após algumas melhorias implantadas no sistema/módulo de concursos. As técnicas de pesquisa utilizadas foram a Investigação Participativa. A partir dos resultados encontrados, constata-se que existe a necessidade de aprimoramento no sistema/módulo de concursos, com vistas a proporcionar maior eficiência nos processos. São propostas algumas recomendações e sugestões, quais sejam: curso de capacitação/formação, aprimoramento no sistema e criação/desenvolvimento do manual. Conclui que os objetivos da pesquisa foram alcançados, que os resultados do trabalho poderão contribuir para os novos concursos realizados na UFRN, como também, para outras instituições que desejem utilizar o sistema. Foi visto que no contexto da GI, o modelo de Kuhlthau (1991) foi relevante pois subsidiou a proposta de intervenção. Por fim, considera que pesquisas futuras são necessárias neste âmbito.

Externa à Instituição - ELIANE BEZERRA PAIVA - UFPB
Interna - 1225081 - LUCIANA DE ALBUQUERQUE MOREIRA
Presidente - 1225695 - MONICA MARQUES CARVALHO GALLOTTI
Notícia cadastrada em: 19/04/2022 13:03