Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO MATEUS LIMA RIBEIRO

DISCENTE : RODRIGO MATEUS LIMA RIBEIRO
DATA : 30/10/2023
LOCAL: Natal

Desenvolvimento de assessoria com guia multimídia para apoiar pesquisadores na tramitação ética de projetos de pesquisa desenvolvidos no Hospital Universitário Onofre Lopes

Guia informativo; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Ética em Pesquisa; Revisão Ética; Comitês de Ética em Pesquisa.

A submissão de projetos de pesquisa aos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) é o processo padrão e obrigatório no Brasil para pesquisadores responsáveis por projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), regulamenta a pesquisa no Brasil através de normativas, legislações e orientações pertinentes para uma boa padronização nos processos da pesquisa, a saber: as resoluções 466/2012 e 510/2016 para pesquisas com seres humanos e demais normas complementares. Entretanto, não é incomum que pesquisadores, em especial, os iniciantes, se deparem com dúvidas no momento de organizar o projeto de pesquisa para tal submissão, que atualmente ocorre, em âmbito nacional, na Plataforma Brasil, e, quando o projeto é realizado em quaisquer Hospitais Universitários da Rede Ebserh, também na Plataforma Rede Pesquisa. Considerando que a uniformização das orientações aos pesquisadores pode minimizar o retorno dos projetos com pendências dos tipos documentais e de óbices éticos, o presente estudo propõe-se a desenvolver como produto, um guia multimídia de boas práticas para o encaminhamento de projetos de pesquisa, considerando como universo de estudo, os pesquisadores de um Hospital Universitário da Rede Ebserh. Além disso, será realizada pesquisa com o desenvolvimento de uma assessoria permanente aos pesquisadores do referido hospital. Assim, trata-se de um estudo do tipo misto, com abordagem metodológica, para o desenvolvimento de produto e experimental, com grupos controle e experimental. Para avaliação do processo de assessoria será realizada a aplicação de questionários elaborados para compreender a percepção do pesquisador sobre os processos de submissão de projetos e sobre a ética em pesquisa. Espera-se como resultados, produzir conteúdo educativo, disponibilizado na página da gerência de ensino e pesquisa auxiliando os pesquisadores na submissão de projetos ao CEP e GEP a fim de aperfeiçoar os conhecimentos dos pesquisadores e cooperar para maior celeridade dos processos de pesquisa no referido hospital, com a possibilidade de escalabilidade do produto para outras filiais Ebserh.

Presidente - 1717611 - JOSELI SOARES BRAZOROTTO
Interna - 3151534 - HELENI AIRES CLEMENTE