Disciplinas

GIS0001 - ÉTICA E BIOÉTICA - 45h
Ensino da ética e da bioética. Ensino Disciplinar e transversal: a importância da questão ética na prática médica. Papel dos docentes na formação ética do estudante de medicina. A importância do ambiente de ensino na formação ética. Avaliação. Respeito à diversidade e pluralidade. Argumentação em bioética. Pensamento crítico e métodos ativos no ensino da ética e da bioética. A questão dos conteúdos no ensino da bioética. Ética, moral, direito, códigos de ética e pensamento crítico.Noções básicas de bioética. Biopolítica na sociedade global. Princípios da autonomia e concepção de liberdade. Bioética Feminista e Vulnerabilidade. Questões de Gênero. Moralidade e bioética para estranhos. Assistência á saúde num mundo moralmente fragmentado. Direito à Informação. Violência. Aborto e novas tecnologias reprodutivas. Assistência ao idoso. Comitê de Ética em Pesquisa.

 

GIS0002 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE - 30h
Tecnologias de Informação em Saúde. Informatização hospitalar. Prontuário Eletrônico de Paciente (PEP). Padronização para Informações em Saúde: CID, SNOMED, IHT. Conceitos de segurança de dados em hospitais e clínicas médicas. Responsabilidades e Normas Éticas na Utilização de dados de pacientes. Ferramentas computacionais para consultórios e organizações de saúde.

 

GIS0003 - SEMINÁRIOS DE PESQUISA CIENTÍFICO TECNOLÓGICA - 45h
Disciplina de tópico alinhado com a AC, LACT e projetos do curso. Apresentação e discussão de temas específicos e voltados para os projetos, previamente escolhidos com os alunos de pós-graduação e docentes permanentes e convidados. Apresentação e discussão dos projetos de dissertação dos mestrandos com a participação de um professor convidado e dos orientadores.

 

GIS0004 - METODOLOGIA CIENTÍFICA - 45h
objetivo da disciplina é capacitar o aluno de pós-graduação a elaborar e conduzir um projeto que permita testar hipóteses formuladas com base em evidências científicas. Para cumprir tal objetivo será discutido métodos de investigação mais comuns aplicados à pesquisa científico tecnológica em gestão e inovação, os métodos avançados de informatização, armazenamento e análise de dados aplicados à pesquisa científico tecnológica e finalmente fornecer subsídios para a elaboração de textos visando a divulgação dos conhecimentos desenvolvidos com impacto social, politico e/ou econômico, em periódicos nacionais e internacionais. Análise do processo metodológico da investigação científica norteada para a AC e LACT da proposta. Apropriação do método científico aplicado aos projetos de intervenção em desenvolvimento pelos alunos. Tipos de estudos na interface gestão e inovacão em saúde. Questões metodológicas com abordagem quanti e/ou qualitativa: princípios gerais. Consonância com a pergunta, a hipótese e os objetivos propostos para a intervenção.

 

GIS0005 - EPIDEMIOLOGIA - 45h
Esta disciplina tem por objetivo introduzir os fundamentos e técnicas básicas de amostragem, capacitando o aluno de pós-graduação na aplicação dessas técnicas para selecionar amostras e realizar estimação de medidas descritivas em pesquisas por amostragem. Para isso serão abordados os seguintes tópicos: Introdução aos princípios teóricos da estimação por amostra; Técnicas de Amostragem Aleatória Simples, Estratificada e por Conglomerados; Abordagens para a estimação de médias e de proporções em uma população; e a determinação de tamanho de amostra ideal em estudos observacionais. A disciplina visa também apresentar e discutir casos/exemplos práticos do uso das técnicas de amostragem. Sistema de informação em saúde. Análise do processo metodológico da investigação científica norteada para a AC e LACT da proposta. Apropriação do método científico aplicado aos projetos de intervenção em desenvolvimento pelos alunos. Tipos de estudos na interface gestão e inovacão em saúde. Questões metodológicas com abordagem quanti e/ou qualitativa: princípios gerais. Consonância com a pergunta, a hipótese e os objetivos propostos para a intervenção

 

GIS0006 - BIOESTATÍSTICA BÁSICA - 45h
Introdução à bioestatística - histórico e conceitos básicos; o estudo das variáveis; apresentação gráfica e tabular de dados; bioestatística descritiva - medidas de tendência central, medidas de variabilidade e dispersão, noções de probabilidade e distribuição; principais aplicativos utilizados em Bioestatística; noções de amostragem. Noções de probabilidade e distribuição; introdução ao estudo das hipóteses; principais testes de hipóteses;intervalo de confiança; testes paramétricos (ANOVA, Teste t de Student, Tabelas de Contingência); testes não paramétricos (Kruskall Wallis, Mann-Whitney, Wilcoxon); testes de acurácia e reprodutibilidade.; delineamentos amostrais.

 

GIS0025 - EXAME DE QUALIFICAÇÃO I - 0h
Elaboração do texto do trabalho

 

GIS0026 - EXAME DE QUALIFICAÇÃO II - 0h
Elaboração do texto do trabalho II

 

GIS0027 - DEFESA DA DISSERTAÇÃO - 0h
Defesa da dissertação

 

GIS0028 - EXAME DE QUALIFICAÇÃO FINAL - 0h
EXAME DE QUALIFICAÇÃO FINAL

 

GIS0029 - EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA - 0h
EXAME DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

 

GIS0007 - TELEMEDICINA E TELESSAÚDE - 30h
Utilização de recursos de Informática e Telemática (redes de computadores conectados por meios de telecomunicação) para a transmissão remota de dados biomédicos e para o controle de equipamentos biomédicos à distância. Padrões de Intercâmbio de informações. Indicadores de avaliação dos serviços de Telemedicina e Telessáude. Formação de base de informação estratégica sobre implementação de Telemedicina e Telessaúde.

 

GIS0008 - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO ENSINO - CIRURGIA EXPERIMENTAL - 30h
Novas Tecnologias de Equipamentos e Instrumentos em Cirurgia. Modelos de Ensino Cirúrgico. Materiais no avanço da Cirurgia. Simulação como ferramenta de ensino. Cirurgias minimamente invasivas x tecnologias

 

GIS0009 - TECNOLOGIA DO PLASMA - 30h
Tratamentos de superfícies de biomaterias, molhabilidade da superfície, rugosidade superficial, caracterização superficial, estudo do plasma quente, estudo do plasma frio, aplicação do plasma na área biomédica, geração de plasma em laboratório, interação plasma/matéria, técnicas de tratamento superficial de implantes por plasma.

 

GIS0010 - SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) - 45h
Discute os conceitos de saúde, processo saúde-doença e os modelos de atenção à saúde no contexto nacional e internacional; a evolução das políticas públicas de saúde no Brasil até a implementação do Sistema Único de Saúde; os princípios organizativos e doutrinários do SUS, as leis que regem a sua organização e financiamento; os níveis de atenção em saúde, a importância da Atenção Primária (Unidades Básicas de Saúde - UBS e Estratégia de Saúde da Família - PSF); as políticas de saúde para alguns grupos específicos (saúde da mulher, recém-nascido, criança, adolescente, adulto, idoso, vigilância em saúde, saúde mental). A disciplina incluirá a abordagem sobre o processo de incorporação de tecnologias ao SUS.

 

GIS0011 - SEMINÁRIOS EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE - 45h
Inovação tecnológica: definição e perspectivas; Conceitos e propriedades da tecnologia; O processo de inovação tecnológica - conceito, fases e gerenciamento; Criação e disseminação de tecnologia na área da saúde; Adoção, implementação e disseminação da tecnologia, trabalho criativo, contexto da mudança, processos decisórios; Formulação de estratégias. Projetos de inovação. Sucesso e Fracasso. Relações entre empresa e ambiente. Previsão tecnológica.

 

GIS0012 - REGULAÇÃO E VIGILÂNCIA SANITÁRIA - 30h
Legislação Sanitária e aspectos jurídicos, Regularização de Empresa: Alvará sanitário, Regularização de Empresa: Autorização de Funcionamento de empresa, Certificação de Boas Práticas de Fabricação de Produtos Médicos, Regularização de Produtos, Registro de Equipamentos, Certificação de Eletromédicos no Âmbito do Sistema Brasileira de Avaliação da Conformidade – SBAC, Registro de Materiais, Registro de Implantes Ortopédicos, Registro de Produtos diagnósticos In Vitro. As transformações que ocorrem na área saúde como mudanças de regulamentação, a necessidade de investimentos para atualização tecnológica, a busca de eficiência pressionam os agentes envolvidos.

 

GIS0013 - PROCESSOS DE SOFTWARE E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMA DE SAÚDE - 30h
Introdução a Engenharia de Software. Modelos de processos de desenvolvimento de software. Gerência de projeto. Modelagem e especificação de requisitos de software. Análise de requisitos de software. Verificação e validação de requisitos de software. Noções de métodos formais para especificação e verificação de requisitos. Ferramentas para engenharia de requisitos. Métricas de requisitos de software. Requisitos e prototipagem de interfaces. Aspectos éticos relacionados ao desenvolvimento de software em saúde e certificação de sistemas de saúde.

 

GIS0014 - POLÍTICAS PÚBLICAS - 30h
A disciplina tem como objetivo geral caracterizar a construção da Saúde como campo de saber interdisciplinar. Como objetivos específicos busca: a) recuperar a construção inicial do campo, na década de 1970, caracterizando amarcada influência de autores como Gramsci, Foucault e Canguilhén na construção de seu objeto, em particular o debate em torno da articulação Medicina, Estado e Sociedade nos marcos do capitalismo e a crítica à racionalidade da Biomedicina.Sistema Único de Saúde. As políticas públicas. A rede de atenção integral à saúde da mulher. Regulamentação, Financiamento, Ambiente político Econômico, Políticas prioritárias do SUS, ANVISA.

 

GIS0015 - PATENTES - 30h
Conceitos de descoberta, invenção e inovação, com enfoque e discussões sobre a inovação no país. Do pedido de patente de invenção: procedimento e onsequências. Desdobramento de pedidos. Período de sigilo. Efeitos da publicação. Inventos não publicáveis: defesa nacional. O que se publica: o relatório descritivo. Publicação e tecnologias autoduplicativas. Invenções relativas a micro-organismos. Procedimento de obtenção de patentes. Anuência prévia. Quando a reivindicação se torna imutável. Concessão da patente.

 

GIS0016 - MÉTODOS QUANTITATIVOS DE PESQUISA NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE - 30h
Estudo avançado da lógica da pesquisa hipotética-dedutiva na construção do conhecimento em saúde. Bases neo-positivistas em sua relação com objetos de estudo em saúde. Causalidade, teórica de mensuração, delineamentos, escalas e instrumentos, métodos e ferramentas de análise, princípios de generalização, relatório.

 

GIS0017 - INFORMÁTICA MÉDICA - 30h
Conceitos de informatização hospitalar. Prontuário Eletrônico de Pacientes. Conceitos de segurança de dados em hospitais e clínicas médicas. Ética na manipulação digital de dados de pacientes. Telemedicina. Teleradiologia. Telepatologia. Sistemas de Arquivamento e Comunicação de Imagens - PACS. Padrões de Comunicação de Imagens Médicas - O Protocolo DICOM e HL7. Apresentar e discutir tendências e experiências da aplicação de técnicas de Informática Médica.

 

GIS0018 - IMPLANTES ODONTO-MÉDICOS - 30h
Histórico dos implantes odontológicos, Bases biológicas para implantes, Princípios da osseointegração, Densidade e disponibilidade óssea, Anatomia aplicada a implantes, Biomateriais para implantes, Base científica para o desenho do implante, Terminologia genérica dos implantes, Apresentação dos sistemas de implantes dentais, Indicações e contra indicações em implantes, Exames complementares para implantodontia, Imageologia em implantes, Planejamento para implantes dentais, Fundamentos da cirurgia para implantes dentais, Biomecânica para implantes dentais, Alternativas reabilitadoras com implantes, ortodontia / implantes, Implantes bucomaxilofaciais, Modificações de uperfície dos implantes, Reabilitação protética com carga imediata, Tópicos avançadas em implantes.

 

GIS0019 - GESTÃO DE PROCESSOS NA SAÚDE - 30h
Processos x Estratégia. Mapeamento, modelagem, documentação, registro e controle dos processos. Gestão estratégica x Gestão empresarial. Ações para controlar os processos na saúde. Gerenciamento: monitoramento dos processos, análise do desempenho dos processos, envolvimento das pessoas, processo de mudança, desenvolvimento de novos processos na saúde. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e de otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a sua longevidade. Os seguintes temas serão abordados: histórico, estrutura de propriedade, conflito de interesse ou de agência, definição de estruturas de poder, de responsabilidade e de alçadas, conciliação de demandas de partes interessadas e separação de papéis entre controladores, conselheiros e gestores, accountability (prestação rigorosa e confiável de contas), fairness (equidade no tratamento de partes envolvidas), compliance (conformidade em amplo sentido), transparência e sustentabilidade econômico financeira, ambiental e social.

 

GIS0020 - GESTÃO HOSPITALAR - 30h
Apresentar e discutir a influência das teorias da administração na gestão hospitalar e sua inserção no sistema de saúde brasileiro, como também o papel do administrador no funcionamento e organização de unidades de apoio e da ditas hospitalares. Gestão de redes de atenção à saúde. Governança. Segurança do paciente.

 

GIS0021 - EMPREENDEDORISMO NA SAÚDE - 30h
Desenvolvimento da capacidade empreendedora, com ênfase no desenvolvimento de produtos e/ou serviços inovadores na área da saúde. Transformações no ambiente econômico mundial e o avanço tecnológico em saúde. Crescente importância do conhecimento como recurso econômico e seu impacto sobre as organizações da área de saúde. Aspectos conceituais e estudo exploratório sobre as práticas de empresas brasileiras: Fomento, na comunidade regional, do espírito empreendedor, por meio do desenvolvimento de empresas de base tecnológica: como subsidiar o surgimento de novos negócios/empresas. Panorama entre as Instituições de Ensino Superior – IES e o setor empresarial: como formar uma nova geração de empreendedores. Promoção à inovação tecnológica em saúde, por meio do desenvolvimento de produtos / processos / serviços intensivos em conhecimento. Estudos de contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país. Redução dos riscos envolvidos nos processos de geração de novos empreendimentos de base tecnológica em saúde.

 

GIS0022 - DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ORIENTADA A OBJETOS APLICADOS A SAÚDE - 30h
Conceitos de Orientação a Objetos. Programação orientada a objetos: Implementação de classes, herança, polimorfismo, comunicação e associação. Conceito de reuso. Exemplos de implementação dos conceitos estudados em mais de uma linguagem orientada a objeto. Projeto de desenvolvimento de um sistema de saúde.

 

GIS0023 - BIOMATERIAIS APLICADAS NA SAÚDE - 30h
Introdução à Biomateriais, Conceitos básicos de biomateriais, Histórico, Desempenho, Classes de materiais usados na área biomédica, Metal, Cerâmica, Polímero, Compósito, Materiais naturais, Classificação dos biomateriais quanto à resposta biológica, Bioinerte, Bioativo, Bioreativo, Interação tecido – implante, Interação osso – implante, Histórico da osteointegração, Fisiologia do osso, Natureza da ligação osso-implante, Tratamentos superficiais, Temperatura, Radiação, Química, Técnicas de caracterização biológica, Teste em líquido corporal simulado, Cultura de células, Técnicas de recobrimento, Recobrimento em vidros bioativos, Recobrimento de fosfato de cálcio, Deposição por laser pulsado, Banho de metal em cerâmica fundida, Deposição por processos eletroquímicos, Deposição por pressão isostática a quente, Deposição por bombardeio iônico, Aspersão térmica, Aspectos práticos no uso de biomateriais, Considerações éticas e Normas técnicas.

 

 

 

 

 

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao