Banca de QUALIFICAÇÃO: KALINE COELHO DANTAS MORAIS

DATA : 16/10/2023
LOCAL: https://meet.google.com/vat-yprf-vuf

TELESSAÚDE: ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Palavras-chave: Nutrição. Conhecimento. Autismo. Educação em Saúde. Terapia Nutricional.

Esse estudo tem foco na Educação Permanente em Saúde (EPS) para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, de temporalidade transversal e com proposta de pesquisa-ação. O presente estudo tem como objetivo elaborar recursos educacionais sobre a abordagem nutricional no Transtorno do Espectro Autista (TEA) para profissionais do SUS, por meio da Telessaúde. A pesquisa realizou-se em ambiente virtual, por meio da aplicação de um questionário digital seguindo as recomendações da Lei Geral de Proteção de Dados e circular nº 2/2021/CONEP/CNS/MS. O período de coleta de dados ocorreu no mês de maio de 2023, a amostra da população do estudo foi escolhida por conveniência e envolveu nutricionistas atuantes nas Equipes Multiprofissional da Atenção Primária à Saúde (eMulti), antigo Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção básica (NASF-AB), presente em um grupo de aplicativo de troca de mensagens instantâneas. Inicialmente foi realizada uma revisão da literatura e diagnóstico situacional por meio da aplicação de um questionário semiestruturado. Dentro do questionário foi enviado três questões abertas sobre os desafios e interesses dos nutricionistas sobre o TEA, estas respostas servirão de base para elaboração de um curso e uma webpalestra na plataforma de aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). As respostas abertas do questionário foram analisadas pelos softwares IRAMUTEQ, por meio da análise de conteúdo através das nuvens de palavras e análise de similitude. Já perguntas fechadas foram analisadas por meio do programa SPSS for Windows, versão 18.0 (SPSS Inc. Chicago, Estados Unidos) e Excel (2007), apenas para elaboração de resumos expandidos, no qual, foram extraídas estatística básica, apenas nesse momento optou-se por uma abordagem quanti-qualitativa. O estudo apontou que existe uma carência de interação entre as equipes multiprofissionais para compartilhar conhecimentos e uma demanda alta por cursos e capacitações a respeito dos conhecimentos que envolvem a nutrição no autismo. Tendo a seletividade alimentar como tema de maior interesse, seguido de suplementação, terapia nutricional e alergia alimentar. Posteriormente será produzido o curso e webpalestra na plataforma na AVASUS, e divulgado nos sites e redes sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), Secretaria de Educação a Distância da UFRN (SEDIS), Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP) parceiros deste estudo.

Interno - ***.446.184-** - ANTONIO HIGOR FREIRE DE MORAIS - IFRN
Externa ao Programa - 2865332 - DALINE FERNANDES DE SOUZA ARAUJO - UFRNPresidente - 3151534 - HELENI AIRES CLEMENTE
Interna - 2562782 - KARILANY DANTAS COUTINHO
Notícia cadastrada em: 05/10/2023 10:36