Banca de DEFESA: FERNANDO LUIZ PALHANO XAVIER CABRAL

DISCENTE : FERNANDO LUIZ PALHANO XAVIER CABRAL
DATA : 29/08/2023
LOCAL: Auditório SEDIS/UFRN

CONTRATHU: UMA SOLUÇÃO PARA GESTÃO DA CONTRATUALIZAÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANA BEZERRA COM O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Palavras-chave: Hospitais Universitários. Contratos. Tecnologia. Governança em Saúde.

Introdução: A vinculação do financiamento dos hospitais de ensino à formalização de instrumento de contrato, através do Documento Descritivo (DD) contendo as metas quali-quantitativas e físico-financeiras, com os gestores municipal e estadual de saúde tem um papel fundamental para a sustentabilidade dessas instituições. O monitoramento deste instrumento, entretanto, apresenta dificuldades que podem comprometer o cumprimento dessas metas. Objetivo: Especificar um sistema de informação em saúde (software/aplicativo) para gestão, monitoramento e avaliação da contratualização do Huab-UFRN/Ebserh com os gestores do SUS. Metodologia: Este sistema foi especificado a partir da avaliação realizada nos termos do contrato 01/2020, do Huab-UFRN com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz/RN, tendo o Governo do Estado do Rio Grande do Norte como interveniente, e pretende monitorar os quatro eixos que o regulam: Assistência, Gestão, Ensino e Pesquisa, e Avaliação. Para embasar a especificação do aplicativo, foi produzida uma revisão integrativa de literatura, com avaliação de textos publicados em quatro bases de dados de trabalhos científicos: Biblioteca Virtual em Saúde – BVS (BIREME), Scopus, Pubmed e Web of Science. Por se tratar de apresentação de produto tecnológico, também foi realizada uma pesquisa tecnológica e se chegou à produção das especificações em notação Behavior-Driven Development (BDD). Com a aplicação de formulários aos gestores hospitalares e das secretarias de saúde, foi possível estabelecer graduação das necessidades dos partícipes do contrato e propor a priorização para o desenvolvimento do sistema. Cumprida essa etapa, a ferramenta seguirá em fluxo contínuo de feedbacks para promover acréscimos e ajustes decorrentes do uso. Resultados: Ao final do trabalho, apresenta-se uma revisão integrativa de literatura e as especificações para a programação do sistema ContratHU. Conclusões: A adoção em notação BDD permitiu a especificação de todas as funcionalidades originalmente planejadas, incluindo os contratos internos de gestão, o que permitirá aplicar a solução também no acompanhamento das metas atribuídas aos funcionários do Hospital. A partir do desenvolvimento da ferramenta, será possível avaliar a sua expansão para outros hospitais da Rede Ebserh.

Presidente - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA
Interno - ***.446.184-** - ANTONIO HIGOR FREIRE DE MORAIS - IFRN
Externo à Instituição - Valério Gutemberg de Medeiros Júnior - IFRN
Notícia cadastrada em: 15/08/2023 10:57