Banca de DEFESA: WILKER INVENÇÃO AZEVEDO DE OLIVEIRA

DISCENTE : WILKER INVENÇÃO AZEVEDO DE OLIVEIRA
DATA : 29/08/2023

Gestão de contratos de mão de obra exclusiva: proposta de um modelo de gestão de riscos e controles internos em um Hospital Universitário da Rede Ebserh

Terceirização; Administração pública; Gestão contratual; Contratos administrativos; Gestão e fiscalização

A gestão de risco e controles internos na execução de contratos de mão de obra exclusiva deve ser uma preocupação central na administração hospitalar. O delineamento metodológico deste estudo constitui-se de método de abordagem hipotético-dedutivo; o método de procedimento é a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica; o nível da pesquisa é descritivo e será utilizado como amostra o contrato de higienização, que é um dos contratos de mão de obra exclusiva do HU, escolhido pelos critérios de maior valor global do contrato, sua relevância e sua essencialidade para o funcionamento do hospital. Os dados coletados serão catalogados e classificados em: documentos normativos do processo de contratação, documentos normativos do processo de gestão e fiscalização de contratos, documentos operacionais da gestão e fiscalização de contratos e documentos de gestão de riscos e controles do contrato. A análise dos documentos possibilitará a identificação de possível gestão dos riscos e implementação de controles adotados pelo HU. As considerações serão feitas a partir das análises dos resultados e da proposta de modelo de gestão de riscos e controles internos. Esta pesquisa tem como objetivo propor um modelo de implementação de gestão de riscos e controles internos em contratos de mão de obra exclusiva em um HU da rede Ebserh. Quais mecanismos de gestão de riscos e controles internos são utilizados nos processos de gestão e fiscalização dos contratos de mão de obra exclusiva do HU? Os objetivos específicos são: identificar os modelos e legislação existentes em gestão de mão de obra exclusiva disponíveis; descrever de que forma ocorre a gestão de contratos de mão de obra exclusiva no HU, e; analisar os principais controles e riscos envolvidos na gestão de contratos de mão de obra exclusiva no HU. Espera-se ao final do estudo, a elaboração de um manual operacional contendo um modelo de gestão de risco e controle interno para contratos de mão de obra exclusiva.

Externo à Instituição - SAMIR ELIAS KALIL LION - UFBA
Interna - 2200719 - MARIA CLAUDIA MEDEIROS DANTAS DE RUBIM COSTA