Banca de DEFESA: DAVID OLIVEIRA LOPES

DISCENTE : DAVID OLIVEIRA LOPES
DATA : 26/06/2023
LOCAL: Google Meet

TECNOLOGIAS DE GESTÃO VISUAL EM HOSPITAIS: UTILIZANDO BUSINESS INTELLIGENCE PARA MONITORAMENTO DA CONTRATUALIZAÇÃO HOSPITALAR

Tecnologia em saúde. Gestão Hospitalar. Indicadores de Gestão

Introdução: Para melhorar a sustentabilidade econômica dos hospitais universitários, é necessário estabelecer metas financeiras quantitativas e qualitativas, pactuadas com o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) da região onde o hospital está inserido. Essas metas devem ser definidas de acordo com a estrutura do hospital e registradas em um documento vinculante chamado Contratualização Hospitalar. Por meio desse instrumento, busca-se o monitoramento efetivo dos indicadores estratégicos, essencial para garantir o equilíbrio financeiro do hospital. No entanto, a falta de definição dos processos e ferramentas de monitoramento apresenta desafios à gestão, dificultando a implementação da melhoria contínua dos serviços prestados à população brasileira. Além disso, os colaboradores envolvidos na produção hospitalar não possuem uma ferramenta para acompanhar em tempo real o desempenho de sua unidade de produção em relação às metas pactuadas no contrato. Diante desse cenário de indefinição das ferramentas de gestão visual (GV) para o monitoramento de indicadores estratégicos relacionados à produção hospitalar no âmbito da contratualização, surge esta proposta de tecnologia em saúde com o objetivo de desenvolver um painel eletrônico utilizando Business Intelligence, baseado na Contratualização Hospitalar. Método: Este estudo adotou uma abordagem metodológica e utilizou as diretrizes e metas do Plano Diretor Estratégico do Hospital Universitário Júlio Bandeira, uma filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), para coletar os indicadores quantitativos a serem monitorados. As metas quantitativas selecionadas para compor o painel de gestão à vista foram divididas em duas categorias: Média Complexidade Ambulatorial e Média Complexidade Hospitalar. Ao todo, foram identificados 23 indicadores a serem modelados e inseridos no painel de gestão à vista, utilizando as informações contidas no Aplicativo de Gestão de Hospitais Universitários. Para o desenvolvimento do painel de gestão, todo o processo de modelagem dos dados foi realizado por meio da funcionalidade Power Query do aplicativo Power BI Desktop, e o layout foi criado utilizando a ferramenta Microsoft PowerPoint. Resultados: Como resultado deste estudo, foi possível automatizar a coleta e apresentação dos 23 indicadores quantitativos, o que corresponde a 60% dos indicadores definidos no contrato. Após definir todos os visuais necessários para abranger os indicadores selecionados, a tecnologia em saúde, denominada painel GV, foi composta por 6 páginas e 30 dashboards interativos, disponibilizados em três TVs estrategicamente posicionadas no hospital para apresentar esses dados, com atualizações automáticas realizadas 8 vezes por dia. Conclusão: A tecnologia de painéis eletrônicos de gestão visual proporcionou o acompanhamento dos indicadores de desempenho em tempo real, fornecendo informações atualizadas e precisas para a tomada de decisões ágeis e eficazes por parte dos gestores hospitalares. Além disso, a análise desses indicadores pode auxiliar na identificação de áreas onde os recursos podem ser mais bem utilizados, otimizando a gestão dos recursos financeiros, humanos e materiais.

Presidente - ***.337.794-** - CLEYTON CÉZAR SOUTO SILVA - FAMENE
Externa ao Programa - 4665456 - DANIELE VIEIRA DANTAS - nullExterna à Instituição - RENATA PASCOAL FREIRE - UFSC
Externa à Instituição - YANA BALDUÍNO DE ARAÚJO - UFMT
Notícia cadastrada em: 13/06/2023 10:54