Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVID OLIVEIRA LOPES

DISCENTE : DAVID OLIVEIRA LOPES
DATA : 07/06/2023
LOCAL: Google Meet (https://meet.google.com/pny-fnyx-uwz)

TECNOLOGIAS DE GESTÃO VISUAL EM HOSPITAIS: UTILIZANDO BUSINESS
INTELLIGENCE PARA MONITORAMENTO DA CONTRATUALIZAÇÃO HOSPITALAR

Tecnologia em saúde. Gestão Hospitalar. Indicadores de Gestão

Introdução: Para que os hospitais universitários alcancem uma melhora da sustentabilidade econômica é necessário que haja metas financeiras quantitativas e qualitativas, pactuadas com o gestor do SUS da região onde o hospital está inserido, definidas de acordo com a estrutura do hospital e por
meio de documento vinculante é denominado de Contratualização Hospitalar. Nele, busca-se o monitoramento efetivo dos indicadores estratégicos definidos neste instrumento essencial para o equilíbrio financeiro do hospital. A indefinição dos processos e ferramentas de monitoramento ocasiona diversos desafios à gestão, que dificultam a implementação da melhoria contínua dos serviços prestados à população brasileira. Além disto, os colaboradores envolvidos na produção hospitalar não possuem uma ferramenta para acompanhar em tempo real do desempenho da sua unidade de produção em relação as metas pactuadas em contrato. Diante deste cenário de indefinição das ferramentas de gestão visual (GV) para monitoramento de indicadores estratégicos relacionados à produção hospitalar no âmbito da contratualização, surgiu esta proposta da tecnologia em saúde com objetivo de desenvolver um painel eletrônico utilizando de business intelligence e baseado na
Contratualização Hospitalar. Método: estudo metodológico, utilizando-se das diretrizes e metas do Plano Diretor Estratégico do Hospital Universitário Júlio Bandeira, filial da EBSERH, para coleta dos indicadores quantitativos a serem monitorados. As metas quantitativas selecionadas para compor o painel de gestão a vista dividiram-se em duas categorias: Média Complexidade Ambulatorial Ações de Prevenção e Promoção à Saúde, Procedimentos com Finalidade Diagnóstica, Procedimentos Clínicos e Procedimentos Cirúrgicos; Média Complexidade Hospitalar: Internação por Especialidade. Ao todo resultou em 23 indicadores para serem modelados e inseridos no painel de gestão a vista através as informações contidas no Aplicativo de Gestão de Hospitais Universitários. Para o painel de gestão desenvolvido, todo o processo de modelagem dos dados foi realizado através da funcionalidade Power Query do aplicativo Power BI Desktop e layout criado utilizado a ferramenta Microsoft Power Point. Resultados: Como resultado deste estudo, foi possível automatizar a coleta e apresentação de todos os 23 indicadores quantitativos, isso corresponde a 60% dos indicadores do contrato. Após definição de todos os visuais, para abranger os indicadores selecionados, a tecnologia em saúde definida como painel GV foi composto por 6 páginas e 30 dashboards interativos disponibilizados em duas TVs em áreas estratégicas do hospital para apresentação destes dados, com atualizações automáticas 8 vezes por dia. Conclusão: A tecnologia de painéis eletrônicos de gestão visual proporcionou o acompanhamento dos indicadores de desempenho em tempo real, oferecendo informações atualizadas e precisas para a tomada de decisões ágeis e eficazes por parte de gestores hospitalares. Além disso, a análise destes indicadores pode auxiliar na identificação de áreas onde os recursos podem ser mais bem utilizados, otimizando a gestão dos recursos financeiros, humanos e materiais.

Externa à Instituição - YANA BALDUÍNO DE ARAÚJO - UFMT
Presidente - ***.337.794-** - CLEYTON CÉZAR SOUTO SILVA - FAMENE
Externo à Instituição - RENATA PASCOAL FREIRE - UFSC
Notícia cadastrada em: 23/05/2023 14:15