Banca de DEFESA: MICHELI GOMES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICHELI GOMES DA SILVA
DATA : 04/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: IMD sala B206
TÍTULO:

DESIGN INSTRUCIONAL CONTEXTUALIZADO NO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL: UM GUIA PARA O PLANEJAMENTO DE AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO


PALAVRAS-CHAVES:

Ações de desenvolvimento de servidores; Serviço público federal; Planejamento Educacional; Design instrucional contextualizado.


PÁGINAS: 165
RESUMO:

Esta pesquisa versa sobre o planejamento do Programa de capacitação e qualificação dos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Analisamos a realidade da Divisão de Capacitação e Educação Profissional (DCEP), responsável pelo gerenciamento deste programa. Considerando a necessidade crescente de aprendizagem contínua nas organizações, destacamos a importância de um planejamento eficiente para a oferta de ações formativas de qualidade que atendam as demandas institucionais e os interesses dos servidores. Desse modo, investigamos como questão de pesquisa: quais estratégias podem favorecer o planejamento de propostas formativas que atendam a complexidade do setor público e tornem esse processo mais produtivo e dinâmico? O objetivo geral desta pesquisa é elaborar e avaliar as contribuições de um modelo de planejamento, fundamentado no design instrucional contextualizado, para as ações de desenvolvimento de servidores federais. Na fundamentação teórica deste estudo, debatemos a capacitação no serviço público, o planejamento das ações de desenvolvimento, a inovação no planejamento e o Design instrucional contextualizado. Para essa investigação realizamos uma pesquisa participante, tendo em vista a integração da pesquisadora com o ambiente social do objeto de estudo. No tocante aos objetivos, se constituiu como exploratória por buscar aprofundar os conhecimentos relativos ao fenômeno analisado. Adotamos uma abordagem qualitativa, visando um estudo detalhado do objeto delimitado. Quanto a natureza está pesquisa se constituiu como aplicada por buscar intervir em problemática vivenciada na realidade social. Como resultados deste estudo, produzimos um modelo de planejamento fundamentado no design instrucional contextualizado, partindo do diagnóstico da realidade da DCEP. Na avaliação inicial deste modelo, observamos sua coerência com as necessidades da unidade e viabilidade para sua implementação. O modelo elaborado pode fomentar processos contínuos de avaliação e aperfeiçoamento das atividades formativas disponibilizadas aos servidores, bem como, propiciar a revisão constante do próprio fluxo de planejamento. Entre as contribuições desse modelo ressaltamos as possibilidades para promover a eficácia no planejamento das ações formativas por possibilitar uma visão mais completa do todo e permitir analisar melhor quais etapas ou procedimentos podem ser aperfeiçoadas para gerar os resultados desejados. Somado a isso, produzimos um guia de orientação, no formato e-book, sobre o modelo de planejamento para subsidiar o desenvolvimento das ações e novas reflexões sobre o tema. Por fim, entendemos que os elementos resultantes desta pesquisa são oportunidades importantes para refletirmos e investirmos na qualidade das ações de desenvolvimento ofertadas aos servidores. No entanto, indicamos a necessidade de mais estudos na área que foque, principalmente, na realidade prática das equipes que gerenciam esses projetos formativos e nas necessidades educacionais dos servidores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externo ao Programa - 3954381 - BRUNO LEONARDO BEZERRA DA SILVA - UFRNExterno à Instituição - BRUNNA CARVALHO ALMEIDA GRANJA - UFPE
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 09:55
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