Banca de DEFESA: ROBERIA SILVA DA PENHA LOURENÇO

DISCENTE : ROBERIA SILVA DA PENHA LOURENÇO
DATA : 27/03/2024
LOCAL: IMD/CIVT - B206

A ABORDAGEM STEAM NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE GEOMETRIA NO ENSINO MÉDIO

Abordagem STEAM; Ensino de Matemática; Geometria; Habilidades.

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) mostram que o Brasil sempre ocupa as últimas posições entre os países participantes no que diz respeito à proficiência em Matemática. Enxergar abstrações prontas e finalizadas sem uma representação ou desconectadas do mundo real torna tudo mais difícil. Um campo da Matemática que poderia contribuir neste processo de visualização como defendido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a Geometria. Pesquisas mostram que os estudantes apresentam dificuldade em utilizar a Geometria em diferentes contextos e situações reais, consequência do histórico de um ensino compartimentado, baseado em técnicas de memorização de fórmulas e na resolução de questões padronizadas. A abordagem STEAM (acrônimo para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) é uma alternativa, pois considera além de conteúdos curriculares das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, também, as habilidades e competências desenvolvidas pelos discentes de forma interdisciplinar e transdisciplinar para a resolução de problemas do mundo real. Para isso, busca-se responder a seguinte questão: Como a abordagem STEAM pode resultar no desenvolvimento de habilidades orientadas pela BNCC no Ensino Médio em Geometria? O objetivo deste trabalho é: Analisar como ocorreu o desenvolvimento de distintas habilidades pelos discentes no ensino de Geometria com a abordagem STEAM no Ensino Médio. Já os objetivos específicos são: i) Analisar as competências e habilidades do ensino de Geometria da BNCC alinhadas à abordagem STEAM; ii) Desenvolver a prática pedagógica utilizando a abordagem STEAM no ensino de Geometria no segundo ano do Ensino Médio; iii) Avaliar as competências e habilidades de Geometria mobilizadas pelos estudantes; iv) Elaborar material didático para professores de Matemática. A metodologia consiste em pesquisa qualitativa de abordagem exploratória, seguindo o modelo de pesquisa-ação, e Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para a elaboração da sequência didática. Os instrumentos de coleta de dados: diário de bordo, questionários e aulas com gravações multimidiáticas. Além disso, foram utilizados o documento da BNCC e o modelo Van Hiele para avaliar o desempenho do pensamento geométrico dos alunos durante a pesquisa. Os participantes da pesquisa foram alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio de uma escola estadual da rede pública de Natal-RN. Os produtos educacionais oriundos da pesquisa foram dois materiais didáticos: i) Uma sequência didática de ensino de Geometria com o uso da abordagem STEAM no Ensino Médio; e ii) Um guia didático para professores de Matemática. Os resultados desta pesquisa demonstram que a abordagem STEAM oportunizou trabalhar com conteúdos de perímetro, área, vistas ortogonais e espaciais de figuras geométricas, teorema de Pitágoras, teorema de Tales, porcentagem, média, construção de gráficos, regra de três e transformações isométricas, e possibilitou a integração da Matemática com a área de Ciências da Natureza dentro de uma situação real. Os estudantes foram cientistas, criativos, inovadores, críticos e protagonistas na construção de conhecimentos, e aprimoraram as habilidades socioemocionais e cognitivas. Espera-se que este trabalho auxilie professores de Matemática da Educação Básica no uso de práticas pedagógicas mais ativas por meio de problemas reais e de interesse dos alunos.

Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 1362181 - ISMENIA BLAVATSKY DE MAGALHÃES
Externo à Instituição - GUILHERME MENDES TOMAZ DOS SANTOS - UNIR
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 09:42