Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA KAREN PRAXEDES MARIZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LORENA KAREN PRAXEDES MARIZ
DATA : 08/02/2024
HORA: 09:30
LOCAL: B206
TÍTULO:

Desenvolvimento de Tecnologia Educacional para Apoiar o Microlearning na Educação Permanente de Profissionais de Saúde


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Permanente em Saúde. Tecnologia educacional. Microlearning.


PÁGINAS: 48
RESUMO:

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é fundamental para que os cuidados com a saúde se mantenham atualizados com os avanços da ciência e da tecnologia. Apesar de tecnologias digitais propiciarem acesso a diferentes conteúdos referentes a esses cuidados, eles muitas vezes estão desestruturados e segregados em diversos sistemas de informação. Isso pode comprometer a atualização contínua da assistência à saúde de modo a acompanhar a evolução científica e tecnológica. Além disso, os profissionais de saúde geralmente possuem pouco tempo para se dedicar a capacitações ou programas de treinamento fora do ambiente de trabalho. Essas capacitações nem sempre estão diretamente relacionadas a demandas específicas de casos reais. O microlearning é uma abordagem pedagógica que poderia ser explorada na EPS, pois ela permite manter-se atualizado de forma eficiente. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivos(1) identificar oportunidades de melhoria na educação permanente de profissionais de saúde associadas ao atendimento cotidiano dos pacientes; para, então, (2) propor uma tecnologia educacional digital adequada à atualização destes profissionais neste contexto. Para isso, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: (1) Compreender o processo atual de formação continuada de profissionais de saúde, incluindo suas motivações, a busca por conteúdos relevantes e o estudo dos conteúdos encontrados; (2) Identificar oportunidades de melhoria nesse processo; (3) Projetar uma tecnologia educacional que possa contribuir para melhorar a Educação Permanente em Saúde desses profissionais de saúde; (4) Avaliar a tecnologia educacional digital projetada junto a profissionais. A fundamentação teórica utilizada abordou: Educação Permanente em Saúde; Tecnologias da Informação e Comunicações e Educação a Distância na EPS; Recursos educacionais digitais na EPS; Aprendizagem Significativa; e Microlearning. Nos trabalhos relacionados, os tópicos abordados envolveram aplicações de microlearning em sistemas digitais, em outras áreas e na saúde. Para alcançar os objetivos da pesquisa, será utilizada a metodologia do Design Science Research (DSR)que será conduzida em 6 etapas. Etapa 1: Identificação do Problema e Motivação, com questionários e entrevistas. Etapa 2: Definição de Objetivos para a Solução. Etapa 3: Design e Desenvolvimento, seguindo a abordagem de design de interação com atividades de definição de requisitos e de design de alternativas de solução. Etapa 4: Demonstração, com criação de um protótipo interativo da tecnologia educacional para posterior condução da avaliação com a participação de profissionais de saúde. Etapa 5: Avaliação com observação de uso do protótipo, para identificar problemas na interface do protótipo. Etapa 6: Comunicação, com a divulgação dos resultados na dissertação e na documentação do protótipo, como produto técnico. Espera-se alcançar ao final do trabalho os seguintes resultados: (1) Especificação de requisitos de uma tecnologia educacional com microlearning para educação permanente de profissionais de saúde que atuam na atenção básica; (2) Projeto de uma tecnologia educacional digital que atenda a tais requisitos; (3) Protótipo interativo desta tecnologia educacional; e (4) Resultados de avaliação deste protótipo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1976579 - BRUNO SANTANA DA SILVA
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Externo à Instituição - CARLOS JORDAO DE ASSIS SILVA
Notícia cadastrada em: 29/01/2024 11:01
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