Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ PARDUCCI SOARES DE LIMA

DATA : 07/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/gxd-gzsn-xzf

MISSÕES EM JOGOS DIGITAIS DE RPG PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA

Jogos Digitais; Geometria; Matemática.

Dados levantados acerca do nível de ensino e aprendizagem em relação aos conceitos de Matemática revelam um substancial déficit nos estudantes da Educação Básica. Isso demonstra que o método tradicionalmente utilizado não é eficaz para os alunos da geração atual, uma vez que a Matemática é apresentada de forma abstrata e repetitiva, dificultando o entendimento e tornando a disciplina complicada e entediante. Diante desse cenário, torna-se imperativo buscar alternativas para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Pensando nisso, vivemos em uma sociedade em que os alunos estão imersos em tecnologias digitais, utilizando cada vez mais smartphones e computadores de forma ativa. Posto isto, a aprendizagem baseada em jogos digitais se apresenta como uma metodologia ativa que permite integrar os conceitos de Matemática nos jogos, tornando as aulas de Matemática mais interessantes e relacionadas ao cotidiano dos alunos. Além disso, os conceitos da Geometria podem ser integrados de forma lúdica e visualmente atrativa no contexto dos jogos digitais, transformando o que é abstrato em algo concreto e significativo. Logo, esta pesquisa se propõe a desenvolver estratégias para a utilização de jogos digitais de maneira envolvente e instigante como ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem da geometria em sala de aula. Diante disso, a questão central desta pesquisa surge: é possível que um jogo educacional digital, focado em conteúdos de matemática e desenvolvido para ser imersivo e divertido, consiga manter os alunos engajados, promovendo tanto a continuidade do jogo quanto a aprendizagem, devido ao seu formato?.Com o objetivo de buscar mais informações sobre o assunto, foi feita uma revisão sistemática sobre o uso de jogos digitais em sala de aula, identificando-se que muitos jogos educacionais digitais têm sido planejados com foco “apenas” na transmissão de conteúdo, negligenciando aspectos de design e psicologia que são responsáveis por proporcionar experiências agradáveis para os jogadores. Buscando solucionar a questão de pesquisa, foi escolhido o Minecraft, um dos jogos mais populares atualmente, como plataforma para a criação de um jogo de RPG para atrair a atenção dos alunos e assim apresentar os conteúdos de geometria através do cenário por meio de missões no estilo RPG interessantes que prendem a atenção deles com elementos do seu dia a dia, além de demonstrar conceitos antes abstratos por meio de representações visuais e que possam aplicar os conceitos matemáticos. Ao término deste estudo, almejamos a criação de um jogo digital acessível em computadores e dispositivos móveis, abordando conceitos fundamentais da geometria, acompanhado pela avaliação da melhoria no aprendizado dos alunos em relação ao conteúdo abordado.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interno - ***.503.654-** - KLEBER TAVARES FERNANDES - UFERSA