Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁBIO THIERRY DOMINGUES DA SILVA

DISCENTE : FÁBIO THIERRY DOMINGUES DA SILVA
DATA : 05/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/pst-pfue-gdj

ESTRATÉGIAS ADAPTADAS AOS JOGOS DIGITAIS DE RPG PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM CARTOGRÁFICA

Ensino de Geografia; Cartografia; Jogos Educacionais Digitais.

O ensino de cartografia, inserido no contexto da disciplina de Geografia, enfrenta significativas deficiências devido a uma série de desafios que geram déficits que se alastram ao longo da vida das pessoas. A escassez de recursos, formação e atualização dos professores, falta de interesse dos estudantes, metodologia de ensino defasada e entre outros, são alguns desses fatores. Uma alternativa de mudança é sua articulação com a realidade dos estudantes, estabelecendo conexões entre os conteúdos, incentivando o protagonismo na construção do conhecimento geográfico com inovações nas tecnologias educacionais, especialmente jogos educacionais digitais, valorizando as experiências, conhecimentos e identidades dos estudantes. No entanto, para que os jogos digitais atinjam todo seu potencial é necessário que sejam contextualizados por meio de desafios envolventes, estimulando a reflexão, análise crítica e engajamento, um caminho são as modificações em jogos, a exemplo do Minecraft, como um ambiente de experimentação e a criação de quests/missões. Dessa forma, este estudo visa desenvolver Quests cartográficas em um recurso didático no formato de jogo educacional digital, voltado ao ensino de Geografia, capaz de possibilitar a prática cartográfica de forma imersiva e divertida. Assim, esta pesquisa é classificada como um estudo de caso que envolve uma análise aprofundada e abrangente de estratégias adaptadas para o ensino e aprendizagem cartográfica, visando obter um conhecimento minucioso e detalhado sobre os jogos educacionais digitais, contando com um Mapeamento Sistemático da Literatura realizado com a finalidade de procurar trabalhos que possuem o mesmo perfil de desenvolvimento de jogos educacionais digitais para a temática de Cartografia. Por fim, há expectativa de, com o resultado desse trabalho, contribuir com modificações no Minecraft que possibilitem o aprendizado cartográfico de modo significativo para o ensino de Geografia. A fim de demonstrar que um professor pode atuar como participante do processo de concepção de um jogo educacional digital, superando os desafios de trabalhar com uma série de novas tecnologias digitais.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY