Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA KAINARA MARCELINO DA FONSECA

DATA : 17/11/2023
LOCAL: Sala B206 no CIVT/IMD

Análise de Aplicativos Móveis para o Estudo de Biologia no Ensino Médio

Aprendizagem móvel; Aprendizagem significativa; Pensamento abstrato; Biologia.

Diante da evolução tecnológica e das transformações sociais recentes, faz-se necessário repensar o fazer pedagógico de forma a inserir nas práticas metodológicas os recursos tecnológicos digitais, uma vez que a comunidade escolar leva e utiliza os dispositivos digitais dentro desse ambiente. Documentos nacionais norteadores da educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros Nacionais Curriculares do Ensino Médio (PCN), recomendam explorar as conexões interdisciplinares entre os saberes dos componentes curriculares, e também o desenvolvimento de competências e habilidades para usar o mundo digital de forma crítica, reflexiva e responsável. Nesse contexto, a presença dos smartphones no ambiente escolar se configura como uma possibilidade para a estratégia educacional de mobile learning, em que o aprendizado pode acontecer na sala de aula e em qualquer outro lugar. Os aplicativos de smartphone podem fornecer recursos como imagens, multimídias, simulações interativas e tridimensionais que podem favorecer a aprendizagem. No estudo de Biologia no Ensino Médio, a Citologia é um conteúdo que se destaca pelas dificuldades de aprendizagem, principalmente envolvendo o pensamento abstrato dos estudantes em raciocínios complexos. Este trabalho propõe explorar o mobile learning fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Seu objetivo é analisar aspectos técnicos e pedagógicos de aplicativos de smartphones para o estudo interdisciplinar de Biologia no Ensino Médio. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva com análise de dados qualitativos e quantitativos organizada em quatro etapas. Na primeira etapa, foi realizada uma pesquisa documental em que foram analisados aspectos técnicos (idioma, número de downloads, funcionamento offline ou online, tamanho de armazenamento, datas de lançamento e de atualização) e pedagógicos (unidade temática, competência, habilidades, abordagem interdisciplinar, conteúdo geral, conteúdo específico, recursos pedagógicos e acessórios) de aplicativos para smartphone Android disponíveis na Play Store no segundo trimestre de 2022. Os 371 aplicativos selecionados apresentaram uma diversidade de aspectos abordados, mas a maioria se concentrou em poucos deles. Na segunda etapa, está sendo realizada uma análise do conteúdo e da interface dos 26 aplicativos em Português encontrados anteriormente, que podem auxiliar o estudo de Citologia no Ensino Médio. Esta análise está considerando características dos conteúdos didáticos, aspectos cognitivos e da usabilidade (facilidade de aprendizado de uso) dos aplicativos, visando identificar pontos positivos, oportunidades de melhoria e lacunas que poderão ser exploradas no desenvolvimento de um novo aplicativo. Na terceira etapa, será desenvolvido o protótipo de um aplicativo para o estudo de Citologia no Ensino Médio em uma proposta interdisciplinar com Química. Na quarta e última etapa, aspectos de conteúdo, cognição e de usabilidade do protótipo desenvolvido serão avaliados com a participação de professores. Espera-se que o aplicativo proposto neste trabalho proporcione melhores condições para que os estudantes tenham uma aprendizagem significativa.

Presidente - 1976579 - BRUNO SANTANA DA SILVA
Interna - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Externo à Instituição - AIRTON ARAÚJO DE SOUZA JÚNIOR - IFRN
Notícia cadastrada em: 30/10/2023 17:27