Banca de QUALIFICAÇÃO: TÁLISON SADRAK DE OLIVEIRA

DISCENTE : TÁLISON SADRAK DE OLIVEIRA
DATA : 05/10/2023
LOCAL: online - https://meet.google.com/snf-nvxx-ibp

A EFETIVIDADE DOS JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE IDIOMAS: O USO DO JOGO FREE FIRE PARA A COMUNICAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA

Jogos Digitais; Free Fire; Ensino e aprendizagem; Língua Espanhola; Comunicação.

No ensino de idiomas, ainda nos deparamos com o uso frequente de métodos tradicionais que não facilitam a comunicação, como materiais didáticos para o ensino da língua espanhola, que priorizam a abordagem de tópicos gramaticais. Considerando ainda a presença dos jogos digitais, particularmente do jogo Free Fire, como alvo de interesse dos estudantes, este estudo tem como objeto a comunicação em língua espanhola por meio do jogo em foco. Assim, a questão da pesquisa gira em torno de responder como utilizar o jogo Free Fire para a comunicação em língua espanhola. Com o crescente emprego das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) como suporte educativo, em potencial os jogos digitais, temos como objetivo geral conhecer quais os efeitos da utilização do jogo digital on-line Free Fire na aprendizagem das práticas de linguagem para a comunicação oral no idioma espanhol. Já como objetivos específicos, temos: i) Analisar o potencial linguístico do jogo digital Free Fire, por meio da observação dos chats on-line; ii) Planejar sequências didáticas que visam a prática da linguagem para comunicação oral no idioma espanhol, com base no jogo digital em foco; iii) Identificar as aprendizagens da comunicação oral em língua espanhola dos estudantes de um 1º ano de ensino médio que estará se comunicando no idioma em chats on-line de jogos digitais. Na fundamentação teórica, buscamos a aprendizagem significativa, a partir da interação social, contando com Vygotsky (1991), Ausubel (2003) e Freire (1987; 2011). Quanto ao uso de jogos digitais na educação, buscamos Prensky (2012), Petry (2010), Bahia (2010), e ainda, sobre o ensino de espanhol e sua relação com as TDIC, temos Lobato (2018), Rojo (2013), Almeida (2009) e bases documentais que regem o sistema educativo brasileiro. A metodologia deste trabalho tem o aporte de Sampieri, Collado e Lucio (2013), Prodanov e Freitas (2013) e Gil (2002). Os dados da pesquisa serão registrados em formulários de reconhecimento dos perfis dos estudantes, fichas de observação do comportamento e prática oral dos participantes durante as partidas, além de diários de bordo dos alunos e rodas de comunicação em sala. O produto técnico final desta investigação é um guia didático contendo sequências didáticas (SD) e um texto que descreve de forma breve o contexto do estudo, assim como suas bases teórico-metodológicas.

Presidente - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Interna - 1362181 - ISMENIA BLAVATSKY DE MAGALHÃES
Interno - ***.503.654-** - KLEBER TAVARES FERNANDES - UFERSA
Externa ao Programa - 1285507 - IZABEL SOUZA DO NASCIMENTO - UFRN