Banca de QUALIFICAÇÃO: IANY RENATA ARRAIS

DISCENTE : IANY RENATA ARRAIS
DATA : 24/10/2023
LOCAL: Sala virtual

TRILHAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM BILÍNGUE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS POR ALUNOS SURDOS

Tecnologias Educacionais. Trilha digital de aprendizagem. Matemática. Estruturas aditivas. Estudantes surdos.

A educação brasileira enfrenta, há décadas, o desafio da inclusão das pessoas público-alvo da modalidade de “Educação Especial”, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), nas escolas. Constantemente, busca-se um modelo educacional capaz de oferecer o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem de todos os alunos, independente das suas especificidades, com a finalidade de construir uma sociedade justa e igualitária. Conforme o Censo Escolar 2021, há 21.841 surdos e 38.990 Deficientes Auditivos, totalizando 60.831 estudantes surdos ou Deficientes Auditivos matriculados no Brasil, o que confere uma expressiva necessidade de adaptações na escola, demandando que os professores reconheçam-o como sujeito visual, pois é a partir dos sentidos visuais que o surdo podem vir a compreender o meio. Entretanto, devido às particularidades inerentes à perspectiva sócio-antropológica da condição de ser surdo, é comum que alguns educadores enfrentem dificuldades ao lecionar para esse público, especialmente, no ensino da matemática. Estudos demonstram que os métodos predominantes para este ensino em sala de aula incluem exposições orais, memorização e repetição de algoritmos, o que, por consequência, limita o acesso aos conteúdos apresentados e não atende às necessidades específicas dos alunos surdos. Soma-se a esse fato, a carência de materiais didáticos direcionados para esse público, bem como a falta de adaptações de materiais já existentes. Assim, o objeto de estudo desta pesquisa são as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) para auxiliar nas habilidades do Campo Conceitual das Estruturas Aditivas para alunos do segundo ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através de Trilhas Digitais de Aprendizagem Matemática Bilíngue. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva, de maneira geral, desenvolver Trilhas Digitais de Aprendizagem matemática, acessíveis, para a apropriação das Estruturas Aditivas por estudantes surdos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. De maneira mais específica, pretende-se: analisar os aspectos que devem ser levados em consideração ao planejar o ensino de Estruturas Aditivas para alunos surdos; investigar as estratégias necessárias para o desenvolvimento das Trilhas Digitais de Aprendizagem matemática acessíveis para surdos; e validar a usabilidade das trilhas através de análise de atividades diagnósticas e avaliativas com os professores surdos e professores ouvintes que ensinam matemática para surdos. A pesquisa, de paradigma interpretativo e abordagem qualitativa, seguirá o modelo de pesquisa-intervenção, inserida em uma abordagem de pesquisa participativa. O desenvolvimento das Trilhas Digitais de Aprendizagem Bilíngue estará ancorado na metodologia do Design Instrucional. Serão utilizados questionários, entrevistas com gravações multimidiáticas, diário de bordo e pesquisa documental como método de coleta de dados. O lócus da pesquisa será o Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento às Pessoas com Surdez - CAS, localizado na cidade de Natal (RN) e os participantes serão professores surdos ou ouvintes proficientes em Libras que ensinam matemática e possuam estudantes surdos. O produto técnico oriundo da pesquisa será um material didático, as Trilhas Digitais de Aprendizagem Matemática Bilíngue. Dessa forma, esta pesquisa pretende contribuir com diferentes estratégias e/ou recursos para se ensinar matemática levando em consideração as necessidades educacionais dos surdos. Além disso, há o desafio de ressignificar as práticas docentes, contribuindo para os professores que desconhecem e/ou carecem de materiais para lecionar com alunos surdos, podendo assim, cooperar, significativamente, para a inclusão das pessoas surdas e para a construção do campo científico estudado.

Presidente - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externa ao Programa - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ - UFRNExterno à Instituição - ALINE DE MENEZES BREGONCI - UFES
Notícia cadastrada em: 25/09/2023 16:21