Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA AGNA CAVALCANTE DE ANDRADE SILVA

DISCENTE : JESSICA AGNA CAVALCANTE DE ANDRADE SILVA
DATA : 05/10/2023
LOCAL: Online: https://meet.google.com/cvq-dhna-fcg

Competências Socioemocionais: Uma Proposta Pedagógica à Luz das Metodologias Ativas para uma Educação Integrativa na Disciplina de Matemática

Metodologias ativas, socioemocional, matemática.

A pesquisa tem como objetivo geral propor uma metodologia que utilize as metodologias ativas para desenvolver competências socioemocionais e o engajamento na disciplina de matemática. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa e quantitativa. Esta pesquisa será realizada em duas escolas da periferia da cidade do Natal/RN, uma escola da rede pública e outra da rede privada de ensino. Os participantes serão alunos dos anos finais do ensino fundamental que se encontram matriculados no 8° ano, assim como os respectivos professores de matemática que atuam nessas respectivas séries. Para a execução dessa pesquisa serão utilizados como ferramenta pedagógica o cinema assim como as metodologias ativas de ensino, inicialmente será aplicado um questionário com os alunos participantes com questões relacionadas a pesquisa, em seguida os alunos irão escolher um filme para ser exibido e realizar as atividades propostas com base nas metodologias ativas e nos conteúdos de matemática vistos em sala de aula, relacionando-os ao filme visto em sala. Ao término desses procedimentos será aplicado outro questionário sobre a metodologia utilizada, assim como, será realizada uma entrevista com os professores participantes desta pesquisa. Ao final desse estudo espera-se identificar os principais fatores que interferem no ensino e aprendizagem na disciplina de matemática, as correlações entre as metodologias ativas e o engajamento social e emocional na disciplina de matemática, assim como contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos participantes. Como produto final dessa pesquisa pretende-se elaborar um material didático para os professores de matemática para que sirva como suporte em suas aulas para que possam ampliar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos.

Presidente - 1362181 - ISMENIA BLAVATSKY DE MAGALHÃES
Interna - 1321136 - IZABEL AUGUSTA HAZIN PIRES
Externo à Instituição - FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GONÇALVES
Notícia cadastrada em: 25/09/2023 16:20