Banca de QUALIFICAÇÃO: AMAURI GOMES BESERRA JUNIOR

DISCENTE : AMAURI GOMES BESERRA JUNIOR
DATA : 28/09/2023
LOCAL: online

FERRAMENTAS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2

Ferramentas Digitais. Língua Inglesa. Metodologias ativas.

Essa pesquisa está sendo desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais do Instituto Metrópole Digital, sob a linha de Pesquisa Práticas com Tecnologias Educacionais cuja temática é: Ferramentas digitais nas aulas de língua inglesa: experiência no ensino fundamental 2.  A problemática em questão é a falta de interesse e engajamento dos alunos durante as aulas de língua inglesa. Dessa forma nós perguntamos quais seriam as implicações do uso de ferramentas digitais, mediadas por metodologias ativas, no ensino e aprendizagem de língua inglesa em turmas de 8°ano do EF2. Sendo assim, elaboramos o seguinte objetivo geral de pesquisa: compreender as implicações do uso de ferramentas digitais, mediadas por metodologias ativas, no ensino e aprendizagem de língua inglesa em turmas de 8°ano. Para o desenvolvimento da pesquisa estão sendo usados autores como Moran (2006; 2015; 2018), Almeida e Valente (2011; 2012), Bender (2015) Bergmann e Sams (2018), Freire (2015), Papert (2015) dentre outros. Por sua vez, o método usado é a da pesquisa-ação. Espera-se que a partir da coleta e análise dos dados, os resultados dessa pesquisa possam apontar direcionamentos no sentido de possibilitar aos alunos o protagonismo na construção do seu próprio conhecimento por meio do diálogo entre as metodologias ativas e as ferramentas digitais, apresentadas durante esse trabalho, a fim de potencializar o aprendizado em língua inglesa. Como produto final, teremos o site produzido pelo professor-pesquisador onde serão publicados os trabalhos finais, construídos colaborativamente pelos grupos de alunos.

Presidente - ***.064.828-** - SELMA ALAS MARTINS - UFRN
Interno - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO