Banca de DEFESA: LIDIANE BEATRIZ RIBEIRO SOUSA DA SILVA

DISCENTE : LIDIANE BEATRIZ RIBEIRO SOUSA DA SILVA
DATA : 17/08/2023
LOCAL: Online

DESEMPENHO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESTUDO COM INTERVENÇÃO DE ATIVIDADE DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL DESPLUGADA

pensamento computacional; atividades desplugadas; funções executivas; ensino fundamental I

A dissertação apresentada debate acerca da importância de estimular, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas, essenciais aos cidadãos do século XXI.Tais habilidades ajudam no desenvolvimento de Funções Executivas importantes para esse público, principalmente em um mundo cada vez mais voltado para a tecnologia. As crianças, que são os novos usuários e futuros desenvolvedores, devem aprender, desde muito cedo, habilidades de trabalho em equipe, liderança, tomada de decisão, pensamento crítico, capacidade de adaptação e a lidar com suas próprias emoções através das tecnologias disponíveis na escola, explorando as possibilidades e experimentando a autodescoberta em prol do desenvolvimento do raciocínio lógico. Assim, deve-se pensar em estratégias de facilitar e otimizar os processos e de resolver problemas. Posto isto, o objetivo geral deste estudo é analisar se o Pensamento Computacional desplugado pode contribuir para o desempenho das Funções Executivas. Para atingir este objetivo foram elencados objetivos específicos para a pesquisa, sendo eles: a) Elaborar treino cognitivo e sessões de atividades de pensamento computacional que apontem o desenvolvimento das Funções Executivas; b) Comparare avaliar o desempenho, pré e pós teste, das funções executivas do controle inibitório e flexibilidade cognitiva em crianças submetidos à atividade de Pensamento Computacional desplugada e c) Produzir um e-book com a sistematização de atividades PC relacionando seus pilares às funções executivas e suas habilidades como método para o desenvolvimento cognitivo das crianças. A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem qualiquantitativa, com base nos princípios da pesquisa-ação é orientada pelas etapas apontadas na obra de Gil (2017). Em um primeiro momento, foi realizado um estudo de obras sobre Pensamento Computacional (BRACKMANN, 2017;WING, 2006), Computação Desplugada (BRACKMANN, 2017 e BELL;WITTEN; FELLOWS, 2015) e Funções Executivas(DIAMOND, 2013; DIAS; SEABRA, 2013).A partir dos estudos realizados houve uma aplicação de pré e pós testes para analisar o desempenho das Funções Executivas em alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I (crianças com idades entre 8-9 anos) de uma escola pública municipal situada em Parnamirim-RN, a partir da aplicação de atividades de treino cognitivo e pensamento computacional desplugado. A sistematização do processo resultou na produção de um e-book que reúne atividades do livro“Computer Science Unplugged” (BELL;WITTEN; FELLOWS, 2015). Assim, este trabalho aponta para a importância do desenvolvimento de estratégias para o ensino de pensamento computacional diante da diversidade de realidades educacionais no Brasil e para desenvolver o raciocínio lógico e resolução de problemas em crianças.

Presidente - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI