Banca de DEFESA: DELANNE PAULINO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DELANNE PAULINO DA SILVA
DATA : 17/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DA METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GRAMÁTICA DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologias Ativas; Sala de Aula Invertida; Formação de Professores; Gramática da Língua Inglesa.


PÁGINAS: 165
RESUMO:

O ensino de língua inglesa tem demandado a utilização de metodologias e estratégias que possibilitem uma aprendizagem significativa para os estudantes. Assim, compreendendo a formação continuada como um elemento fundamental para proporcionar aos professores a possibilidade de atualizarem e aprofundarem seus conhecimentos, adquirindo novas habilidade e competências, propomos capacitá-los a utilizarem a metodologia da Sala de Aula Invertida (SAI) para a promoção do ensino-aprendizagem da gramática da língua inglesa, uma vez que esta metodologia propõe ampliar os espaços de aprendizagem para além da sala de aula física, além de otimizar e personalizar o ensino (BERGMANN; SAMS, 2020; TALBERT, 2019; VALENTE, 2014, entre outros). Assim, a presente pesquisa tem como objetivo compreender as percepções dos professores com relação a um curso de formação voltado para a implementação da sala de aula invertida no ensino-aprendizagem da gramática da língua inglesa com alunos do Ensino Fundamental II. Para tanto, adotamos uma abordagem qualitativa (LUDKE, 1986; MINAYO, 2002; SOUZA; KERBAUY, 2017) e quantitativa (SCHNEIDER, FUJII & CORAZZA, 2017), com base em uma pesquisa-ação (FILLIPO; ROQUE; PEDROSA, 2021), idealizada conforme as etapas de planejamento, implementação e avaliação de um curso formativo de extensão que utilizou a metaformação como proposta metodológica. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários, observação participante e análise de materiais produzidos pelos professores ao longo do curso. Os resultados obtidos revelaram uma avaliação positiva no que concerne aos benefícios trazidos pela SAI, mostrando, entre outros fatores, que os professores se sentiram confiantes e preparados para implementar a metodologia nos seus contextos reais de ensino. Concluiu-se, também, que um planejamento cuidadoso e a atenção a alguns detalhes importantes como a seleção dos tópicos gramaticais que serão trabalhados com a SAI, a definição dos objetivos de aprendizagem e a escolha das estratégias de aprendizagem são necessários para implementar essa metodologia com sucesso.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 1362181 - ISMENIA BLAVATSKY DE MAGALHÃES
Externo à Instituição - DIÊGO CESAR LEANDRO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 04/08/2023 17:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao