Banca de QUALIFICAÇÃO: GILUIZA CATARINA CARDOSO ALVES BORGES

DISCENTE : GILUIZA CATARINA CARDOSO ALVES BORGES
DATA : 14/07/2023
LOCAL: IMD/CIVT - A305

O PROTAGONISMO DISCENTE DURANTE UMA PRÁTICA COM O CICLO INVESTIGATIVO PPDAC EM UMA TURMA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Protagonismo discente; Letramento estatístico; Ciclo investigativo.

Práticas pedagógicas com letramento estatístico mobilizam no discente habilidades e competências necessárias para o seu cotidiano. É relevante que experiências de aprendizagem que promovam o pensamento investigativo e o letramento estatístico sejam desenvolvidas com os alunos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, promovendo o protagonismo tanto na aprendizagem, quanto na atuação em sociedade. O uso do Ciclo Investigativo PPDAC (acrônimo para Problema, Planejamento, coleta de Dados, Análises e Conclusões), além de promover o pensamento investigativo, favorece o letramento estatístico discente proporcionando aprendizagem significativa e ativa. Neste sentido, com o propósito de estimular o envolvimento e engajamento discente, por meio de uma prática investigativa e criativa que influencie no desenvolvimento do letramento estatístico, a questão central desta pesquisa é: Como o protagonismo discente pode ser desenvolvido em todas as fases do PPDAC para a promoção do letramento estatístico nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Assim, o objetivo geral desta pesquisa é: Analisar o desenvolvimento do protagonismo discente em todas as fases do PPDAC para a promoção do letramento estatístico em turma do 5o ano. Para tanto, delinearam-re os seguintes objetivos específicos: Investigar o protagonismo discente nas habilidades estatísticas e científicas nos documentos orientadores curriculares nacional e potiguar; Identificar as habilidades do letramento estatístico no 5º ano; Implementar uma prática investigativa e criativa por meio do ciclo investigativo PPDAC com discentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como suporte teórico, tem-se: no campo do letramento estatístico - Cazorla e Santana (2010), Gal (2002), Cazorla (2017) e Campos, Wodewotzki, Jacobini (2011); sobre protagonismo discente utilizaram-se Pagano (2017), Santos, Felicetti (2013) e Costa (1999); e para o Ciclo Investigativo PPDAC, Wild e Pfannkuch (1999). A pesquisa será realizada com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública estadual de ensino na cidade do Natal/RN. A metodologia desta pesquisa é qualitativa, visando estudar o objeto de estudo em seu contexto social, sendo assim de caráter exploratório, utilizando-se para a coleta de dados de filmagens e registros fotográficos, além das produções discentes. Para mapear o protagonismo discente nos documentos curriculares realizou-se uma pesquisa documental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular do Rio Grande do Norte para o Ensino Fundamental, buscando habilidades descritas para o 5º ano, prioritariamente, nos componentes de Ciências e Matemática. O método de pesquisa será a Pesquisa-ação, devido ao envolvimento da pesquisadora na intervenção com os participantes. A prática de aprendizagem investigativa e criativa implementada será realizada por meio de uma pesquisa que partirá de uma problemática evidenciada pelos próprios estudantes. Como resultado, espera-se que os alunos atuem como protagonistas em todas as etapas do Ciclo Investigativo PPDAC. Até o momento evidenciamos o protagonismo discente nas habilidades estatísticas e científicas nos documentos orientadores curriculares nacional e potiguar.

Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externo à Instituição - MARIA ELIZABETE SOUZA COUTO - UESC
Notícia cadastrada em: 26/06/2023 16:26