Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERIA SILVA DA PENHA LOURENÇO

DISCENTE : ROBERIA SILVA DA PENHA LOURENÇO
DATA : 07/07/2023
LOCAL: IMD/CIVT - B206

O ENSINO DE GEOMETRIA COM FOCO NAS HABILIDADES ORIENTADAS PELA BNCC POR MEIO DA ABORDAGEM STEAM NO ENSINO MÉDIO

Abordagem STEAM; Geometria; Habilidades; Competências.

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) mostram que o Brasil sempre ocupa as últimas posições entre os países participantes no que diz respeito à proficiência em Matemática. Enxergar abstrações prontas e finalizadas sem uma representação no dia-a-dia ou sem experimentações e desconectadas do mundo real torna tudo mais difícil. Um campo da Matemática que poderia contribuir neste processo de visualização como defendido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a Geometria. Pesquisas mostram que os estudantes apresentam uma dificuldade em utilizar a Geometria em diferentes contextos e situações reais, consequência do histórico de um ensino compartimentado, baseado em técnicas de memorização de fórmulas e na resolução de questões padronizadas. Neste contexto, a Abordagem STEAM (acrônimo para Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) é um movimento educacional que considera além de conteúdos curriculares das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, as habilidades e competências desenvolvidas pelos discentes de forma interdisciplinar e transdisciplinar para a resolução de problemas do mundo real. Assim, o objeto de estudo desta pesquisa são as habilidades de Geometria para a segunda série do Ensino Médio orientadas pela BNCC usando a abordagem STEAM. Para isso, busca-se responder a seguinte questão: Como o ensino de Geometria por meio da Abordagem STEAM pode resultar no desenvolvimento de habilidades orientadas pela BNCC no Ensino Médio? O objetivo deste trabalho é: Analisar a influência do ensino de Geometria por meio da abordagem STEAM no desenvolvimento de habilidades orientadas pela BNCC no Ensino Médio. Já os objetivos específicos são: i) Analisar as possíveis habilidades do ensino de Geometria da BNCC alinhadas à abordagem STEAM; ii) Desenvolver a prática pedagógica utilizando a Abordagem STEAM no ensino de Geometria para discentes do segundo ano do Ensino Médio; iii) Avaliar as habilidades de Geometria mobilizadas pelos estudantes. A metodologia consiste em pesquisa qualitativa de abordagem exploratória, seguindo o modelo de pesquisa-ação e a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para a elaboração da sequência didática. Os instrumentos de pesquisa serão o diário de campo, os questionários e entrevistas com gravações multimidiáticas. Além disso, serão utilizados o documento da BNCC e o modelo Van Hiele para avaliar o desempenho do pensamento geométrico dos alunos durante a pesquisa. Os participantes da pesquisa serão alunos do segundo ano que fazem parte de uma trilha integrada de aprofundamento de Ciências da Natureza e Matemática de uma escola da rede pública do Rio Grande do Norte, na cidade do Natal. Os produtos técnicos oriundos da pesquisa serão: Material didático, sendo a produção de uma sequência didática de ensino de Geometria com o uso da Abordagem STEAM no Ensino Médio; e Bibliográfico, sendo a produção de artigo em jornal ou revista de divulgação. Os resultados esperados da pesquisa são: A análise da influência do ensino de Geometria por meio da abordagem STEAM no desenvolvimento de habilidades orientadas pela BNCC no Ensino Médio; Produção de artefatos; Rubricas de avaliação; Guia didático para o Ensino de Geometria.

Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 1362181 - ISMENIA BLAVATSKY DE MAGALHÃES