Banca de DEFESA: RICARDO WAGNER DA PURIFICAÇÃO OLIVEIRA

DISCENTE : RICARDO WAGNER DA PURIFICAÇÃO OLIVEIRA
DATA : 22/06/2023
LOCAL: SALA VIRTUAL https://meet.google.com/sye-cuqk-rze

PIRILAMPO: UMA PROPOSTA DE SOFTWARE EDUCACIONAL PARA A AVALIAÇÃO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO DE ALUNOS SURDOS

Letramento estatístico; Software educacional; Avaliação; Educação bilíngue; Surdos.

O ensino de Estatística, sob a ótica do Letramento Estatístico, para estudantes surdos é o objeto de estudo desse trabalho. O interesse em estudar o tema surgiu da prática profissional enquanto professor do Centro Estadual de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento ao Surdo (CAS Natal), local em que o pesquisador atua profissionalmente desde 2014 como professor de Matemática. Dessa forma, o objeto de estudo surgiu a partir de observações vivenciadas na prática docente no CAS Natal que revelaram a dificuldade na compreensão de gráficos estatísticos pelos estudantes surdos. Durante a avaliação diagnóstica apresentamos aos alunos alguns tipos de gráficos e dos 16 alunos da turma, 11 responderam que nunca haviam estudado esse conteúdo. Considerando que os gráficos permeiam nosso cotidiano em diversos ambientes, entendemos que a falta desse conhecimento pode interferir negativamente para a participação plena do surdo em sociedade. A partir desse contexto, buscamos uma ferramenta que ajudasse a responder o questionamento: A utilização de um software educativo pode auxiliar o professor no ensino de gráficos estatísticos para estudantes surdos? Diante disso, o presente estudo teve como objetivo principal desenvolver um software educativo inclusivo para surdos com foco na construção e interpretação de gráficos estatísticos (barras, setores e pictogramas), e de modo mais específico buscou-se investigar os softwares educativos utilizados para trabalhar gráficos e se contemplam estudantes surdos; sistematizar o software inclusivo, a partir das etapas de concepção, elaboração e finalização; estabelecer metodologia para o uso do software inclusivo desenvolvido, detalhando quais habilidades e competências dos estudantes serão avaliadas e, registrando acertos e erros; e validar a utilização do software desenvolvido em sua aplicabilidade e usabilidade por usuários surdos, conforme protocolos de testes de software como: usabilidade, caixa preta e teste de aceitação. A partir da pesquisa bibliográfica e documental, buscaram-se como fundamento teórico autores como: Quixaba, Cardoso e Perry (2019) e Stumpf (2010), para o desenvolvimento do software, Gal (2002), Nogueira (2013) e Arnoldo Junior, Geller e Fernandes (2013), para o conteúdo do software. De natureza qualitativa, o presente estudo teve o método Design Science Research (DSR). Para a validação do software utilizamos Rios e Moreira (2013) e Bastos et al (2007). Após a aplicação do software com duas turmas, com o total de 17 estudantes surdos, observamos que o software apresentou boa usabilidade e permitiu avaliar o nível de leitura de gráficos de forma simples e prática. O aspecto visual foi o fator que permitiu que os alunos conseguissem responder sem dificuldades, mesmo sem experiência anterior com gráficos. O software também permitiu percebermos a dificuldade na subtração com reserva. Dessa forma, entendemos que a utilização do software no ensino de gráficos pode contribuir para a formação do estudante surdo.

Presidente - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externa ao Programa - 2356376 - SIMONE LORENA DA SILVA PEREIRA - UFRNExterno à Instituição - ALINE DE MENEZES BREGONCI - UFES
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 19:47