Banca de DEFESA: MARCIO KLAUBER MAIA

DISCENTE : MARCIO KLAUBER MAIA
DATA : 12/04/2023
LOCAL: Videoconferência Google Meet (https://meet.google.com/uhj-xzey-upi)

Utilização de mini casos no Ensino Religioso

Metodologias ativas, mini casos, ensino religioso.

A pesquisa tem como objetivo geral discutir a formação de professores para utilização de mini casos na prática pedagógica de ensino confessional. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. O estudo foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - HUOL/UFRN. Foram incluídos na pesquisa docentes de ensino religioso que lecionem, tenham interesse em lecionar ou tenham lecionado no Centro Educacional Agnus Dei. Como resultados, o estudo evidencia que a utilização de casos para ensino por docentes demanda um processo reflexivo inicial para a posterior utilização em sala de aula. Trata-se de uma metodologia que é aperfeiçoada pela prática diária e pelo aprofundamento individual de cada docente. Como produto, foi desenvolvido um guia de produção de conteúdos educacionais para auxílio dos docentes de Ensino Religioso no desenvolvimento e aplicação de mini casos, visando o aumento do engajamento dos alunos. O guia orienta o passo a passo do planejamento, construção e aplicação dos mini casos em sala de aula. Por fim, o estudo conclui que o uso dos mini casos para o Ensino Religioso pode colaborar com a formação dos professores de Ensino Religioso, sendo uma ferramenta para dinamizar as aulas, mas exige desses professores empenho e dedicação, tanto na elaboração dos mini casos quanto na utilização.

Presidente - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA