Aula Inaugural da Turma 2023 com a Prof. José Pacheco (Escola da Ponte - Portugal)

O Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), do Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em aula de inaugural do período letivo de 2023, promoverá, no dia 10 de março (sexta-feira), às 14h, a palestra “Novas construções sociais de aprendizagem e Educação”. A exposição será feita pelo professor e idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, que estará presente de forma virtual.

O evento acontecerá no auditório do IMD (B205) e recepcionará os novos estudantes do Mestrado Profissional do PPgITE. Também deverão estar presentes o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, o pró-reitor de pós-graduação, Rubens Maribondo do Nascimento e o diretor-geral do IMD, José Ivonildo do Rêgo, além de professores que compõem o corpo-docente do PPgITE, estudantes veteranos e egressos. A aula inaugural será aberta a todo o público interessado e haverá emissão de declaração para os participantes.

O Prof. José Pacheco possui Mestrado em Ciencias da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e recebeu a Ordem da Instrução Pública, maior premiação que o governo português concede a profissionais da área de educação. O professor possui vasta experiência na área de inovação educacional, com diversas produções acadêmicas sobre o tema. Foi idealizador da Escola da Ponte em Portugal que inspirou vários outros projetos no mundo, inclusive brasileiros, como o Projeto Âncora, em Coita/SP.

No Brasil, o professor coordenou a pesquisa sobre indicadores de boa qualidade da educação no Distrito Federal, implementada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). Atualmente é o Coordenador Pedagógico da EcoHabitare Projetos, empresa social que que visa promover uma educação conectada com necessidades sociais do Século XXI.

Notícia cadastrada em: 16/02/2023 10:42