Banca de QUALIFICAÇÃO: SIMONE CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE : SIMONE CRISTINA OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Videoconferência Google Meet (https://meet.google.com/uhj-xzey-upi)

Adoção de mini casos associados a Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como recurso didático em disciplina de Ciências

Mini casos. Recursos tecnológicos. Ensino de ciências

A presente dissertação tem por objetivo investigar a utilização de mini casos associados a Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como recurso didático visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem para a transformação e construção de conhecimentos em ciências. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa voltada para as turmas do 4º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública do município de Touros/RN. A coleta de informações ocorreu por meio de observações, aplicação de atividades, aplicação de formulários online. O estudo apresenta como proposta didática os mini casos de ensino que desenvolvem a percepção do aluno para o verdadeiro significado de estar em uma sala de aula, construindo espaços interativos de contato com objetos de ensino com os quais o indivíduo se identifique, sendo um dos caminhos para que o discente se relacione com o conhecimento. A perspectiva é o desenvolvimento, nos alunos, de atitudes de colaboração em grupo a partir das aulas com os mini casos de ensino associados às tecnologias como recurso ao ensino de ciências. Assim, permite-se que os alunos compreendam que existem diversas opiniões e que devemos lidar com as divergências, com pontos de vistas diferentes. Além disso, promove no espaço escolar a construção de ideias e a dialogicidade, pois, os alunos adquirirem habilidades na aquisição da oralidade, da leitura e da escrita, estimulando uma visão reflexiva do meio que está inserido, principalmente, nos conhecimentos de ciências.

Presidente - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externo à Instituição - ALEX PAUBEL JUNGER - UNICSUL
Notícia cadastrada em: 06/02/2023 10:38