Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIO KLAUBER MAIA

DISCENTE : MARCIO KLAUBER MAIA
DATA : 15/02/2023
LOCAL: Videoconferência Google Meet (https://meet.google.com/uhj-xzey-upi)

Utilização de mini casos no Ensino Religioso

Metodologias ativas, mini casos, ensino religioso.

O Ensino Religioso foi inserido na BNCC com o objetivo de orientar os alunos na construção de sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e de cidadania. É uma disciplina de oferta obrigatória, mas de matrícula facultativa. Assim sendo, o professor pode utilizar metodologias que tornem a aula mais atrativa e dinâmica, que proporcionem a reflexão e participação dos alunos, tanto para atração dos alunos como para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem por objetivo analisar a formação de professores para utilização de mini casos na prática pedagógica de ensino confessional. A metodologia utilizada é qualitativa, consistindo na confecção de uma sequência de mini casos aplicada em um curso de formação de professores, bem como aplicação de questionário com perguntas abertas sobre o curso de formação e a utilização de mini casos e, por fim, construção do guia de produção de conteúdos educacionais baseado no uso de mini casos. Com o estudo se espera a confecção de um guia de produção de conteúdos educacionais que auxilie docentes de Ensino Religioso no desenvolvimento e aplicação de mini casos, para dinamização de aulas e aumento do engajamento dos alunos.

Presidente - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externo à Instituição - RICARDO LUIZ PEREZ TEIXEIRA - UNIFEI
Notícia cadastrada em: 30/01/2023 19:41