Banca de DEFESA: IVONE MARIA DE OLIVEIRA

DISCENTE : IVONE MARIA DE OLIVEIRA
DATA : 27/12/2022
LOCAL: Instituto Metrópole Digital

O USO DO WHATSAPP COMO RECURSO METODOLÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESUMO

O estudo aborda o uso pedagógico da multiplataforma de mensagens, WhatsApp, uma ferramenta que ganhou enorme destaque dada as necessidades emergenciais impostas pelo isolamento social no período da pandemia da Covid 19. Seu uso possibilitou recuperar a comunicação entre a escola, professores, alunos e familiares. Nesse contexto, elegemos como problema de pesquisa a seguinte questão: quais conhecimentos e habilidades profissionais precisam ser apreendidos pelos professores para incorporarem o WhatsApp como ferramenta tecnológica digital em suas atividades pedagógicas? Para tanto, demarcou-se como objetivo geral: desenvolver um curso de Formação-ação em Serviço para professores de uma escola pública, (anos iniciais do Ensino Fundamental), para potencializar o uso didático-pedagógico do WhatsApp.  Definiu-se como objetivos específicos: descrever o perfil socioprofissional dos professores; identificar e caracterizar as suas demandas em relação ao uso pedagógico de tecnologias digitais (especialmente o WhatsApp); planejar e implementar, com os professores, atividades formativas (síncronas e assíncronas) acerca do uso didático-pedagógico do WhatsApp. Para tanto, algumas categorias teóricas foram priorizadas: formação em serviço de professores, conhecimento pedagógico com aporte tecnológico digital e o processo ensino-aprendizagem. Elegeu-se autores de referência como: Almeida e Valente (2010); Ramalho, Núñez, Gauthier (2004); Imbernón (2010), Sibilia (2012), Kenski (2012), Gómez (2015), Moran et al (2013), Bannel (2020), Porto et al (2017), além de documentos oficiais do país e da Escola (MEC, CNE, BNCC, Projeto Político Pedagógico da Escola), da UNESCO, da OCDE em razão do amplo protagonismo dessas Instituições na política educativa internacional. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, adotou procedimentos da Investigação-Ação defendida por Tripp (2005) e Filippo et al (2020). O estudo contribuiu para formalizar, junto aos professores, potencialidades do uso planejado das TDIC, especialmente do WhatsApp como recurso facilitador da interação professor-aluno, aluno-professor no tocante às atividades de ensino-aprendizagem. Constatou-se que os professores estão abertos para novas aprendizagens como o uso das TDIC. Nesse sentido, a formação desenvolvida e mediada com a participação dos professores foi uma estratégia que se apresentou como potencializadora de mudanças expressivas na prática pedagógica dos professores, no tocante ao uso de TDIC, notadamente o WhatsApp, um recurso exitoso e facilitador do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: WhatsApp como recurso pedagógico; Formação de Professores em Serviço; Uso pedagógico de TDIC, processo ensino-aprendizagem com aporte das TDICs.

Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES