Banca de DEFESA: THIAGO MOURA BARBOSA

DISCENTE : THIAGO MOURA BARBOSA
DATA : 16/12/2022
LOCAL: Web conferência

CURSO ONLINE ABERTO E MASSIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS ALINHADOS À BNCC

Formação de professores; Jogos educacionais digitais; MOOC; BNCC.

Em meio ao crescente uso de diferentes recursos educacionais digitais na escola, os jogos educacionais digitais têm se destacado cada vez mais e mostrado potencial como uma importante estratégia pedagógica capaz de promover uma aprendizagem ativa. Simultaneamente a isso, têm-se evidenciado uma crescente demanda por formações continuadas direcionadas ao público-alvo de professores. No entanto é preciso que essas formações sejam capazes de preparar os profissionais docentes para além da mera utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, estimulando assim a participação ativa destes profissionais na construção de seus próprios recursos educacionais digitais, como os jogos por exemplo, já que são os professores os conhecedores da realidade da escola, dos estudantes, da sala de aula e dos conteúdos curriculares que precisam estar incluídos nestes recursos. Em vista disso, esta pesquisa objetivou a construção e oferta de um Massive Open Online Course (MOOC) com o propósito de trabalhar competências e habilidades relacionadas a construção de jogos educacionais digitais com professores. Dessa forma, o curso online aberto e massivo produto desta pesquisa, foi construído e direcionado à professores da educação básica com o objetivo de ofertar a estes profissionais, formação para a construção de jogos educacionais digitais com conteúdos curriculares alinhados à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para tanto, utilizou-se na construção do MOOC os princípios de design do modelo instrucional ADDIE –  Analysis, Design, Development, Implementation and Evaluation. Para validar o curso produto desta pesquisa, foi realizada uma oferta de formação à uma turma piloto composta por vinte professores da rede pública de educação do município de Santana do Matos no interior do estado do Rio Grande do Norte. Como resultado, tornou-se possível evidenciar a relevância dos cursos online abertos e massivos na promoção da formação docente continuada de qualidade, na medida em que o modelo MOOC quando bem planejado e estruturado, pode se figurar como uma alternativa eficiente, capaz promover formação continuada de forma clara, rápida, de qualidade, com baixo custo e que apresentam resultados eficazes.

Presidente - ***.287.084-** - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interno - ***.503.654-** - KLEBER TAVARES FERNANDES - UFERSA
Externo ao Programa - 1763991 - RUMMENIGGE RUDSON DANTAS - UFRNExterna à Instituição - MAYRA RODRIGUES FERNANDES RIBEIRO - UERN