Banca de QUALIFICAÇÃO: MARESSA MARIA LEMOS DE SOUSA

DISCENTE : MARESSA MARIA LEMOS DE SOUSA
DATA : 28/09/2022
LOCAL: por videoconferencia

CULTURA MAKER: UMA PROPOSTA PARA ESTIMULAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Cultura Maker; Aprendizagem Significativa; Leitura e Escrita.

As habilidades da leitura e escrita constituem-se como um alicerce para o bom desempenho dos alunos em todas as atividades escolares, bem como, na construção dos diversos conhecimentos indispensáveis para o crescimento cognitivo, social e cultural. Contudo, o baixo índice na aprendizagem da leitura e escrita no Brasil pode ser observado nas avaliações nacionais e internacionais. Essa problemática intensificou-se no contexto da pandemia, em que muitos alunos das escolas públicas tiveram que lidar com a falta de infraestrutura e de internet para acesso às aulas. Nesse contexto, torna-se cada vez mais necessária uma abordagem que trabalhe as práticas de leitura e escrita de forma inovadora, significativa e lúdica na sala de aula, além de possibilitar a interação com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Sendo assim, a Cultura Maker mostra-se como alternativa para adoção de uma aprendizagem baseada em práticas que façam sentido ao aluno, buscando aumentar o seu engajamento nas aulas, participando da construção do seu conhecimento e utilizando tecnologias de forma crítica e reflexiva. A Cultura Maker é uma abordagem que surge como grande aliada ao aprendizado, onde utiliza-se de experiências práticas para encontrar a resolução de problemas, através da criação, construção ou modificação de objetos/produtos (tecnológicos ou não) de forma colaborativa. Isto é, o “aprender fazendo”. A presente pesquisa pretende investigar como a utilização da Cultura Maker no contexto educacional pode contribuir para estimular a aprendizagem significativa e as habilidades de leitura e escrita em alunos do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da aplicação de Sequências Didáticas que envolvem a criação de artefatos (brinquedos e histórias animadas) e produções textuais. Dessa forma, por intermédio de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos de pesquisa exploratória e descritiva, com procedimentos de uma pesquisa-ação, tem-se como objetivo geral deste trabalho: Desenvolver Sequências Didáticas a partir da Cultura Maker para estimular a aprendizagem significativa e as habilidades de leitura e escrita em alunos do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As discussões acerca dos conceitos da teoria construtivista, da abordagem construcionista, da aprendizagem significativa, da aprendizagem criativa, da Cultura Maker e da leitura e escrita, servirão para a fundamentação e a interpretação dos dados empíricos. Para o procedimento de coleta e construção de dados, visando a análise de conteúdo, serão utilizados como instrumentos metodológicos: questionários, atividades práticas, a observação e entrevistas. A proposta será aplicada em uma turma do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal de Natal. As Sequências Didáticas desenvolvidas nesse estudo, assim como as produções dos alunos auxiliarão na elaboração deum Guia Didático, voltado para professores do Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se que a pesquisa a médio prazo atinja uma colaboração para melhoria nas habilidades de leitura e escrita dos alunos, conquistando resultados que subsidiem novas práticas pedagógicas, buscando assim garantir uma aprendizagem mais significativa aos alunos contemplados.

Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA