Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZZA SIMOES DA SILVA

DISCENTE : ANDREZZA SIMOES DA SILVA
DATA : 23/09/2022
LOCAL: Web conferência

O USO DE MÍDIAS AUDIOVISUAIS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE DOS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Oralidade; Recursos Audiovisuais; Aprendizagem.

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar uma investigação acerca das interações sociais orais de crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental e o uso dos recursos audiovisuais no ambiente escolar. A sua metodologia será fundamentada na abordagem qualitativa de natureza aplicada, com uma intervenção metodológica por meio de uma sequência didática. Essa pesquisa terá como lócus a Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado, Natal/RN. O público será 30 alunos matriculados no 3° ano e 2 professores deste ano de ensino do turno vespertino desta instituição escolar. Assim, optamos pela pesquisa descritiva  e exploratória. Diante o contexto em que a pesquisa será desenvolvida, o procedimento escolhido se aproxima de uma pesquisa-ação, pois esse procedimento tem nuances que dialogam com a situação a ser investigada, buscando contribuir para uma modificação do contexto escolhido. Dessa forma, pretendemos entender como o uso dos recursos audiovisuais podem favorecer o estímulo a aprendizagem da linguagem oral, para isso, usaremos instrumentos como a observação participante e registros através do diário de campo, como também, por meio de entrevistas  destinadas aos professores do 3° ano do turno vespertino da instituição escolhida. Para realização das análises, serão consideradas as falas dos indivíduos inseridos na pesquisa a serem analisadas, como também a compreensão dos fatos pela pesquisadora. Busca-se alcançar ao final desta pesquisa, subsídios que embasem sobre como o uso de recursos audiovisuais podem auxiliar o desenvolvimento da oralidade dos estudantes do terceiro ano. É importante destacar que esta pesquisa não deve ser entendida como realidade de todas as instituições de ensino da rede municipal de Natal RN. Mas apenas mostra um recorte subjetivo de uma realidade escolar.

Presidente - ***.287.084-** - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interno - 1802327 - SANDRO DA SILVA CORDEIRO
Externa ao Programa - 1503769 - MILENE DOS SANTOS FIGUEIREDO - UFRNExterna à Instituição - ELAINE LUCIANA SOBRAL DANTAS - UFERSA