Banca de QUALIFICAÇÃO: RONILSON FERNANDES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RONILSON FERNANDES DA SILVA
DATA : 22/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

PLAYING THE GAME: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA EM GAMIFICAÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
DA REDE PÚBLICA NO ESTADO DA PARAÍBA


PALAVRAS-CHAVES:

Gamificação. Formação continuada. Design.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

A educação do século XXI tem sido foco de inúmeros debates, discussões, proposições e pesquisas no Brasil, e grande parte delas envolve o contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Entretanto, parece que tais discussões, debates e pesquisas têm se resumido ao âmbito da academia, dos jornais, revistas e livros que tratam de assuntos educacionais. Na prática, pouco tem se alterado na realidade das escolas da educação básica brasileiras. No entanto, diversas metodologias têm sido destacadas a partir desses debates com o intuito de colaborar para a mudança de patamar da educação básica no Brasil. Uma delas, a gamificação, ganhou destaque nos últimos anos como resultado do entendimento de que a motivação e o engajamento podem ser peças chave para que a escola passe a ser um local mais atraente para estudantes que são, cada vez mais, dinâmicos, inquietos e curiosos, realidade na qual o ensino unicamente tradicional não se encaixa mais tão bem. Na esteira dessa metodologia, caminha a possibilidade de se inserir no contexto das atividades pedagógicas as TDIC, uma vez que ao se falar de gamificação, naturalmente, pode-se trazer à tona o universo dos jogos, sobretudo digitais. Nesse sentido, este universo tem muito para oferecer à educação básica, pois, ao mesmo tempo que se insere no contexto digital do mundo contemporâneo, traz diversos elementos (dinâmicas, mecânicas e estéticas) que podem contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dentro do espaço escolar. Entretanto, para que essa metodologia possa se inserir na prática pedagógica dos professores da educação básica, faz-se necessário que estes estejam preparados para aplicá-la de forma eficiente e eficaz. Para isso, entende-se que é necessário haver formação inicial e continuada apropriada que prepare os profissionais para trabalhar com essas metodologias de modo consciente e efetivo. Pesquisas recentes no contexto da gamificação e das TDIC apontam que isso não acontece de forma ampla. No entanto, para planejar estratégias eficientes é necessário dispor de recursos teóricos e metodológicos, e isso passa por formação apropriada, seja ela inicial ou continuada. Porém, a formação inicial de professores no Brasil tem incorporado muito lentamente, e por vezes negligenciado, o uso de TDIC e de metodologias ativas, dentre elas a gamificação, como ferramentas pedagógicas. A formação continuada, por sua vez, é quem tende a suprir essas carências, pois ela representa para os professores a oportunidade de aprofundar-se em temas e áreas que foram pouco ou nada exploradas em sua formação inicial. Por esses motivos, se torna essencial entender de que modo a formação continuada de professores para a utilização de metodologias ativas, em especial a gamificação, pode contribuir para a integração das TDIC à prática pedagógica dos educadores, com vistas a promover inovação educacional e melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem para os alunos da educação básica, sobretudo no contexto da rede pública de ensino. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo geral: compreender como a formação continuada em gamificação para professores do Ensino Médio da rede pública do Estado da Paraíba pode promover práticas pedagógicas inovadoras, eficientes e eficazes no contexto da utilização de TDIC em sala de aula. Nesse sentido, busca-se i) averiguar junto aos professores de ensino médio da rede estadual que atuam na 9ª Gerência Regional de Ensino (GRE) o grau de interação com tecnologias digitais, inovação pedagógica e gamificação; ii) elaborar uma proposta de formação continuada em gamificação para professores do Ensino Médio da rede pública do estado da Paraíba que atuam na 9ª GRE; iii) promover uma formação continuada em gamificação com foco na potencialização de práticas pedagógicas inovadoras, eficientes e eficazes com o uso de TDIC; iv) avaliar a percepção dos professores acerca da metodologia, do conteúdo e da abordagem apresentadas na formação, bem como da replicabilidade das estratégias apresentadas durante o curso; e v) analisar a efetividade da formação a partir dos relatos apresentados pelos professores que aplicaram em suas aulas alguma das estratégias abordadas no curso. Quanto à sua abordagem, esta pesquisa se configura como qualitativa, quanto à sua natureza, como uma pesquisa aplicada. No tocante aos objetivos, a pesquisa tem caráter exploratório, pois busca investigar uma temática ainda pouco explorada que é a formação continuada de professores do Ensino Médio da rede pública. No que se refere aos procedimentos, se caracteriza como uma pesquisa-ação, pois busca investigar e intervir na realidade que se apresenta, junto aos professores do Ensino Médio que atuam na 9ª GRE, com intuito de promover alterações de cunho prático nas metodologias de trabalho dos sujeitos envolvidos. As etapas da pesquisa consistem em: i) revisão de literatura, na qual será feito o levantamento teórico necessário para o design do curso; ii) a aplicação de questionário, cujo propósito é fazer um diagnóstico do lócus e entender melhor as particularidades do público envolvido; iii) a elaboração do curso, tendo como base os frameworks propostos por Toda (2021) e Martins e Giraffa (2015; 2015b); iv) em seguida à aplicação do curso, haverá a avaliação das propostas por meio de questionário próprio para cada grupo. Cada uma dessas propostas contará com um público diferente, desse modo, haverá a possibilidade de analisar individualmente cada turma; v) e, por fim, entrevistas com grupos focais formados a partir do público atendido pelas formações, sendo um grupo focal da turma síncrona e outro da turma assíncrona. O produto técnico oriundo da pesquisa será a proposta de formação continuada, cuja aplicação e análise dos resultados permitirá entender de que forma a gamificação pode contribuir para o desenvolvimento metodologias inovadoras de ensino que sejam eficientes e eficazes no contexto da sala de aula. Entendendo melhor essa relação é possível, inclusive, dar suporte à criação de políticas de estado, sobretudo dentro da rede pública da Paraíba, que fomentem os investimentos por parte do poder público no sentido da elaboração de estratégias formativas para os professores. Desse modo, como perspectiva futura, espera-se que essa formação possa ser escalonável e replicável em variados contextos, no intuito de difundir ainda mais as metodologias e práticas associadas à gamificação na educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Externa ao Programa - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES - UFRNExterno à Instituição - ARMANDO MACIEL TODA - FMUSP
Notícia cadastrada em: 11/07/2022 17:16
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