Banca de DEFESA: CRISTIANE MONTEIRO DANTAS DOS SANTOS

DISCENTE : CRISTIANE MONTEIRO DANTAS DOS SANTOS
DATA : 27/04/2022
LOCAL: google meet

O VÍDEO COMO FERRAMENTA MOTIVACIONAL NAS AULAS DE ESPANHOL: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Motivação. Aprendizagem Colaborativa. Sequência Didática. Ensino Médio EJA. Produção de vídeo

As demandas do mundo contemporâneo nos impelem inevitavelmente para o uso das diversas tecnologias no ambiente escolar. Nessa perspectiva, ao inserirmos as TDIC em nossa prática docente, poderemos não só potencializar o ensino-aprendizagem, como também fazer com que os aprendizes tenham mais motivação e interesse pelas aulas. Esta pesquisa  teve como objetivo principal desenvolver uma atividade colaborativa entre professora e alunos, visando motivá-los a aprender espanhol. Nessa direção, resolvemos investigar de que maneira os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) percebem o uso da tecnologia nas aulas de espanhol; propor, sob a mediação de sequência didática, a produção de vídeo como ferramenta para promover a aprendizagem da língua; bem como avaliar se o produto realizado pelos discentes incidiu no aumento da motivação e interesse pela aprendizagem. Os fundamentos teóricos que norteiam esta pesquisa tiveram como base, notadamente, os trabalhos desenvolvidos por Moran (1995); Freire (1996); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Lima (2008); Valente (2012); Barrére (2014); Leffa (2016); Bacich e Moran (2017). A metodologia utilizada é de cunho qualitativo e caracteriza-se como pesquisa-ação. Ademais, possui um viés bibliográfico, uma vez que recorre a materiais já publicados, e embasa a proposta interventiva aplicada aos aprendizes da 1ª série EJA do ensino médio da rede pública de Natal. Como instrumentos de coleta de dados para esta pesquisa, utilizamos dois questionários e uma roda de conversa, que foram analisados de acordo com a técnica Análise de Conteúdo, tomando como base também o aporte teórico adotado. Os resultados apontam que a atividade de produção audiovisual realizada pelos estudantes promoveu o engajamento e a motivação para aprender a língua espanhola e deu oportunidade para  ser o principal ator de seu processo de aprendizagem. Por fim, Devido às especificidades do Mestrado Profissional,  apresentamos um produto final que consistiu na elaboração da sequência didática.

Presidente - 972.064.828-72 - SELMA ALAS MARTINS - UFRN
Interna - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES