Banca de DEFESA: GLICE ROCHA PIRES

DATA : 25/02/2022
LOCAL: https://meet.google.com/huo-uapp-jho

Realidade Aumentada como Apoio à Aprendizagem de Vetores na Educação Superior

Vetores. Geometria Analítica. Realidade Aumentada. Aprendizagem Significativa.

Alunos da Educação Superior vêm enfrentando desafios na aprendizagem de Vetores, que são elementos matemáticos adotados pela Geometria Analítica para unir os ramos da Álgebra e da Geometria em prol da resolução de problemas. O estudo da Álgebra Vetorial apresenta forte aplicabilidade em diversos campos do conhecimento, como a Física, Engenharias, Computação, Economia, etc., sendo imprescindível que os alunos da Área Tecnológica e das Ciências Exatas sejam bem formados nesse quesito. Apesar disso, são evidentes as dificuldades de aprendizagem relacionadas a operações e conceitos básicos de Vetores. As disciplinas que abordam esse assunto na Educação Superior exigem um alto nível de abstração do aluno, e geralmente adotam um material didático pouco contextualizado, desfavorecendo uma aprendizagem que faça sentido ao aluno e leve em conta as suas necessidades educacionais. Muitas tecnologias atuais auxiliam aprendizes em contextos educacionais problemáticos, como é o caso da realidade aumentada. Nesse contexto, a presente pesquisa teve o objetivo de desenvolver uma solução de realidade aumentada para tornar o processo de ensino e aprendizagem de Vetores mais significativo, com uma abordagem matemática visual e contextualizada. Para isso, passou por procedimentos metodológicos baseados no Design Thinking, por ser um modelo de pensamento que busca soluções inovadoras centralizadas nas necessidades dos usuários finais. O público alvo da pesquisa foi composto por estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que estavam cursando a disciplina de Vetores e Geometria Analítica (VGA). A pesquisa teve como produto um protótipo de aplicativo de realidade aumentada que estimula a aprendizagem de conceitos e operações vetoriais. O produto da pesquisa foi avaliado de duas maneiras. Primeiramente, foi verificado se o aplicativo dotava de recursos que contemplavam necessidades identificadas ao longo das etapas iniciais da pesquisa. Em seguida, o aplicativo foi experimentado em aulas de VGA no formato de ensino remoto, devido às restrições impostas pela UFRN por causa da pandemia da covid-19. Com a experimentação, foi possível avaliar o potencial educacional do aplicativo, ao se analisar os impactos que ele gerou na experiência de aprendizagem dos alunos. A pesquisa permitiu fazer diversas constatações a partir da experimentação realizada com a ferramenta educacional desenvolvida: adequação ao ensino matemático; viabilização de uma abordagem de ensino de vetores visual; promoção da visualização e compreensão de conceitos, operações e aplicações de vetores; exploração de conceitos vetoriais de maneira interativa, dinâmica e em um contexto que faz sentido ao aluno. Espera-se, assim, que o presente trabalho possa fomentar novas pesquisas na mesma temática e que o protótipo construído seja levado adiante em prol de uma experiência de aprendizagem mais enriquecedora.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Externo ao Programa - 1671962 - EDUARDO HENRIQUE DA SILVA ARANHA
Externo ao Programa - 2042579 - SAMYR SILVA BEZERRA JACOME