PROCESSO SELETIVO 2021 - Perguntas e Dúvidas Frequentes

A coordenação do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), a partir da Comissão de Seleção relativa ao Edital No 006/2021-PPgITE, esclarece sobre algumas dúvidas que chegaram, por meio dos canais de comunicação do PPgITE, sobre o Processo Seletivo 2021 – Turma 2022. Diante disso, como forma de esclarecer a todos, apresenta perguntas frequentes realizadas e suas respostas:

Preciso enviar a Proposta de Trabalho já na solicitação de inscrição?
R: Sim. Toda e qualquer documentação relativa a qualquer etapa do Processo Seletivo deve ser enviada no ato da solicitação de inscrição, entre eles, a Proposta de Trabalho conforme item 6.4.3e do Edital.

Reconheço-me com perfil das vagas de ações afirmativas, entretanto pretendo concorrer na ampla concorrência. É possível?
R: Sim. A escolha pelas vagas de ações afirmativas é uma opção do candidato que, inclusive, deve declarar no formulário de solicitação de inscrição, conforme item 4.1 do Edital.

Sou servidor efetivo e ativo da UFRN, entretanto pretendo concorrer na ampla concorrência. É possível?
R: Sim. A escolha pelas vagas destinadas a servidores ativos e efetivos da UFRN é uma opção do candidato que, inclusive, deve declarar no formulário de solicitação de inscrição, conforme item 5.10 do Edital.

Não tenho comprovação no item 16 do formulário de solicitação de inscrição – Produção técnica ou tecnológica – e o campo está como obrigatório. Como proceder?
R: O candidato deve anexar um documento PDF em branco informando que não há comprovação para este item.

Nos Anexos VII, VIII e IX é solicitado o número de inscrição, que só é disponibilizado após a finalização da solicitação de inscrição. Sendo assim, o que preencher nesse campo?
R: Esse campo será usado apenas para controle interno da Comissão de Seleção, durante a avaliação da etapa em que será utilizado. Em razão disso, é facultado ao candidato: deixar sem preenchimento, digitar seu nome ou número de documento de identificação (RG, CPF….).

A capa conta para o limite de páginas da Proposta de Trabalho?
R: Não. Conforme indicado no item 9.3 do Edital, apenas os itens sugeridos na Estrutura da Proposta, de acordo com a formatação indicada, contam para o limite das 5 páginas.

É obrigatório indicar os possíveis professores-orientadores na Proposta de Trabalho?
R: Não. Conforme indicado no Anexo VI do Edital, esta é apenas uma sugestão feita pela Comissão de Seleção, portanto, facultada a indicação pelo candidato.

Como faço para comprovar as produções acadêmicas como artigos publicados em Anais de eventos?
R: Basta anexar a primeira e a última páginas do artigo, desde que seja possível identificar a participação do candidato entre os autores e o evento. Adicionalmente, pode-se anexar o certificado de apresentação do trabalho em evento.

Como faço para comprovar as produções acadêmicas como artigos publicados em Periódicos?
R: Basta anexar a primeira e a última páginas do artigo, desde que seja possível identificar a participação do candidato entre os autores e o periódico (revista). Adicionalmente, pode-se anexar a carta de aceite, caso seja uma publicação (no prelo).

Como faço para comprovar as produções acadêmicas como livros e capítulos de livros?
R: Basta anexar a capa e contra-capa, folha de rosto (ficha catalográfica), sumário (com o capítulo do candidato) e a primeira e a última páginas do capítulo, em que seja possível identificar a participação do candidato entre os autores da produção.

O curso será ofertado na modalidade de Educação a Distância ou mesmo a partir de Ensino Remoto?
R: Não. O curso de Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais foi aprovado como curso presencial. Apenas em razão de condições excepcionais e emergenciais, como as causadas pela Pandemia de Covid-19, as atividades estão ocorrendo de forma remota, com aulas virtuais. Cessando o contexto de excepcionalidade, e a partir da definição da Administração Central da UFRN, as atividades presenciais retornarão e serão desenvolvidas no Instituto Metrópole Digital (IMD), localizado no Campus Central da UFRN, em Natal/RN.

Qual é o tempo de duração do curso de Mestrado e quando acontecem as aulas?
R: Como os demais cursos de Mestrado no Brasil, o curso do PPgITE tem prazo máximo de 24 meses para conclusão. Quanto às aulas, elas se concentram nos primeiros 12 meses, e ocorrem sempre às sextas-feiras, nos turnos tarde e noite, e sábados, nos turnos manhã e tarde.

Comissão de Seleção do PPgITE

Notícia cadastrada em: 04/11/2021 11:07