Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE LORENA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELE LORENA GOMES
DATA : 08/11/2021
HORA: 09:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

JOGOS DIGITAIS E A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil, alfabetização matemática, jogos digitais. 



PÁGINAS: 50
RESUMO:

Na educação infantil são estabelecidos os primeiros contatos com a matemática no ambiente escolar e a partir dessas experiências, as hipóteses infantis acerca da matemática são ampliadas e novas serão construídas. Esses momentos são marcantes para o desenvolvimento das crianças e podem influenciar na construção de uma relação positiva com a matemática, por isso evidencia-se a necessidade de tais vivências serem permeadas por situações que despertam prazer e sejam motivadoras. Considerando o avanço tecnológico e a presença dos jogos digitais no cotidiano das crianças pequenas, eles podem ser percebidos como recursos para a construção dos conceitos  matemáticos na educação infantil, tendo em vista a ludicidade que propiciam, contribuindo para o estabelecimento de um rico espaço de aprendizagem, unindo aquilo que a criança precisa aprender com o que ela gosta de fazer - brincar. Com a  revisão da literatura, percebemos que apenas um trabalho recuperado relaciona-se ao uso dos jogos digitais no processo de construção dos conhecimentos matemáticos, o que ratifica a necessidade de investigações nesse âmbito. Diante do exposto, essa pesquisa propõe-se a refletir sobre as possibilidades de uso dos jogos digitais para a alfabetização matemática na educação infantil. Para isso, toma como norte a seguinte questão-problema: Como os jogos digitais podem ser utilizados na alfabetização matemática das crianças da educação infantil? Apresenta como objetivo geral analisar possibilidades de uso dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil. Além desse, integram a pesquisa os seguintes objetivos específicos: identificar os jogos digitais que podem ser utilizados na alfabetização matemática na educação infantil; construir sequências didáticas que utilizem os jogos digitais para a alfabetização matemática; desenvolver uma proposta de formação para os professores da educação infantil sobre possibilidades de uso jogos digitais no processo de alfabetização matemática; avaliar sequências didáticas, utilizando jogos digitais para a alfabetização matemática,  com a colaboração dos participantes do curso de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com nuances da pesquisa-ação, envolvendo os professores do CEI Rui Miranda, localizado no Município de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte. Para fundamentar as discussões serão tecidos diálogos com autores como Prensky (2012), Kenski (2008), Fittipaldi (2009), Alves (2008), entre outros. Tendo em vista as potencialidades dos jogos digitais, o desvelamento de como esses recursos podem ser utilizados na alfabetização matemática das crianças da educação infantil, torna-se um grande desafio, de maneira que seus resultados podem contribuir com a transformação da prática pedagógica de muitos docentes e tornar a alfabetização matemática mais prazerosa para as crianças dessa etapa da educação básica.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Externa ao Programa - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ
Notícia cadastrada em: 25/10/2021 16:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao