Banca de DEFESA: CLARISSA BEZERRA DE MELO PEREIRA NUNES

DISCENTE : CLARISSA BEZERRA DE MELO PEREIRA NUNES
DATA : 03/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/bqm-oqej-ceu

A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ANÁLISE DE DADOS EDUCACIONAIS

Material Didático; Análise de Dados Educacionais; Formação Docente

A evolução dos processos de ensino e aprendizagem tem passado por mudanças físicas na sala de aula, nos materiais didáticos, na forma como os alunos e professores interagem entre si, e pelas relações de tempo e espaço. Nessa perspectiva, algumas instituições de ensino adotam um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para auxiliar discentes e docentes ao longo dos processos de ensino e aprendizagem, o que gera uma quantidade substancial de dados sobre como os alunos interagem com a ferramenta, formando trilhas de aprendizagem. Este trabalho, que segue a linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, se propôs a elaborar um material didático à luz do Design Instrucional Contextualizado (DIC) para promover a formação docente visando a análise de dados educacionais oriundos do uso de um AVA Moodle.A metodologia utilizada baseou-se em algumas fases da pesquisa-ação, com uma abordagem mista quanti-quali, iniciando-se da análise dos rendimentos escolares e dos registros de interação de alunos do 6º ano na disciplina de Língua Inglesa, em uma escola privada situada em Natal/RN, ao longo do primeiro semestre de 2020. Os dados coletados pelo Moodle serviram de base para a identificação de padrões de acesso e a análise de rendimento. Como produtos foram identificados os modelos de trilhas de aprendizagem e foi criado um material didático digital sobre a análise de dados educacionais, este último sendo disponibilizado em um site na web com tutoriais escritos e em vídeo. Adicionalmente, foi realizado um curso de formação docente onde os cursistas, a partir da análise de perfis de trilhas de aprendizagem elaborado com os materiais disponibilizados no site, sugeriram intervenções para auxiliar o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Como contribuição para a sociedade, os modelos de trilhas de aprendizagem e o material didático, que são produtos deste trabalho, podem basear a formação e capacitação de mais docentes, para que mais alunos possam ser auxiliados ao longo de seus processos de aprendizagem.

Presidente - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interna - 1362181 - ISMENIA BLAVATSKY DE MAGALHÃES