Banca de DEFESA: ALINE PEROBA PITOMBEIRA

DISCENTE : ALINE PEROBA PITOMBEIRA
DATA : 16/07/2021
LOCAL: meet.google.com/hmm-tfvy-eap

INTEGRAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS AO PLANO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DE ESQUADRÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA.

Avaliação da aprendizagem; Metodologias ativas; Instrução Militar.

A Força Aérea Brasileira (FAB) vem buscando a modernização de seus processos pedagógicos fundamentando suas ações no uso de metodologias ativas de aprendizagem. Contudo, percebemos uma problemática envolvendo a sistemática de avaliação discente, principalmente os instrumentos de avaliação de caráter somativo.  Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral propor um modelo de avaliação discente apoiado nas metodologias ativas. Definimos como objetivos específicos: planejar estratégias avaliativas que estejam  alinhadas às metodologias ativas de aprendizagem; elaborar e aplicar o novo Plano de Avaliação; e analisar a opinião dos discentes e docentes sobre o processo de avaliação aplicado. A pesquisa ocorreu no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), escola operacional da FAB, com alunos e instrutores do Curso de Preparação de Oficiais de Esquadrão (CPROE). A metodologia do estudo se caracterizou como uma pesquisa qualitativa com finalidade aplicada. Quanto ao procedimento, este se caracterizou por um estudo de cunho bibliográfico e documental. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram as entrevistas e questionários com o relato da experiência dos discentes e docentes envolvidos na pesquisa. A análise dos dados foi realizada por intermédio de uma análise descritiva simples e, o resultado desta investigação, sucedeu na elaboração da nova sistemática avaliativa discente para o CPROE. Como produto final tivemos um eBook contemplando estratégias e instrumentos avaliativos integrados às metodologias ativas de aprendizagem. Considerando a avaliação como ferramenta do processo didático pedagógico, acreditamos que os produtos desta pesquisa contribuirão no planejamento da sistemática avaliativa dos cursos da FAB, bem como, poderão ser adaptados para diferentes contextos educacionais.

Presidente - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES